sexta-feira, 31 de maio de 2019

PERIGOS NO PRATO - IPMA

“PERIGOS NO PRATO”
teste2019-05-30 (IPMA)


No dia 23 de maio, a RTP1 emitiu uma reportagem no programa “Linha da Frente”, intitulada “Perigos no Prato” abordando vários contaminantes, aditivos e corantes existentes em diversos alimentos, consumidos pelos portugueses.

O “Linha da Frente” analisou dezenas de rótulos e avaliou os contaminantes presentes em vários alimentos (carnes, peixes, bivalves entre outros).

Na reportagem "Perigos no Prato", o Sistema Nacional de Monitorização de Moluscos Bivalves (SNMB) do IPMA IP., foi abordado como plano nacional de monitorização de moluscos bivalves. A equipa de reportagem da RTP1 acompanhou os técnicos do SNMB do IPMA IP., no trabalho de campo (recolha de amostras) e no trabalho nos vários laboratórios do SNMB (Laboratório de Microbiologia, Biotoxinas Marinhas e Fitoplâncton), fazendo referência às diversas análises efetuadas no âmbito da monitorização, que permitem à população, consumir moluscos bivalves em segurança. O Investigador António Marques da Divisão de Aquacultura, Valorização e Bioprospecção do IPMA, foi entrevistado, para falar sobre contaminantes emergentes em pescado, onde aflorou a problemática da presença de retardadores de chama em algum pescado selvagem consumido em diferentes países Europeus, e cujos teores podem representar um risco acrescido para a saúde dos consumidores.

A reportagem reflete uma visão catastrofista da alimentação. No entanto, para o pescado, esta visão é desadequada e não espelha a elevada qualidade nutricional da generalidade do pescado existente no mercado. Além disso, não reflete todos os esforços que têm sido desenvolvidos pela indústria em colaboração com o Sistema Científico Nacional na implementação de soluções inovadoras e sustentáveis para proporcionar aos consumidores pescado mais seguro e com qualidade nutricional acrescida. O programa não reflete de todo a realidade da vasta maioria do pescado existente no mercado e coloca os produtos de aquacultura num patamar desajustado à qualidade que realmente apresentam.



Reveja o programa no link abaixo.

Programa: https://www.rtp.pt/play/p5280/linha-da-frente

Facebook SNMB: https://www.facebook.com/snmb.ipma/

Sem comentários:

Publicar um comentário