CONCENTRAÇÃO DE POEIRAS EM PORTUGAL CONTINENTAL
2021-03-30 (IPMA)
Concentração de Poeiras – Portugal Continental
Dias 29 a 31 de março de 2021
Nos últimos dias tem sido verificado o transporte de poeiras sobre o território continental, quer seja detetadas em imagens de satélite ou em observações de superfície, ou ainda em fotografias amplamente divulgadas nas redes sociais ou em outros meios de comunicação social.
Este transporte de poeiras tem implicações na degradação da qualidade do ar e no agravamento de problemas de saúde, como por exemplo do foro respiratório e ainda uma redução de visibilidade na atmosfera.
Esta situação deve-se a um fluxo de sul induzido por um núcleo depressionário à superfície, com o reforço de um vale em altitude, que se encontra centrado entre o arquipélago da Madeira e a região do estreito de Gibraltar. Nesta circulação, uma massa de ar quente com características tropicais tem afetado o território continental com a subida gradual das temperaturas, em especial da máxima, no entanto, a nebulosidade média e alta que se tem verificado, poderá fazer com que a previsão das temperaturas máximas esteja sobrestimada para os dias 30 e 31. Para o dia de hoje, 30 de março, estima-se que o valor da temperatura máxima tenha sido sobrestimado entre 2 a 5°C.
Com a aproximação de uma nova depressão no final do dia de 31 de março e prevendo-se a ocorrência de precipitação a partir do dia 1 de abril, a concentração de poeiras tenderá a diminuir. Nos dias 29 e 30 de março ter-se-ão verificado os valores mais elevados de concentração de poeiras. Ainda durante o dia 31 deverão verificar-se elevadas concentrações de poeiras, diminuindo gradualmente ao longo do dia.
Podemos observar na figura 1 uma imagem de satélite, produto Dust RGB, com a localização dos máximos de concentração de poeira nas zonas identificadas pela cor rosa/magenta bastante acentuada, ou seja mais evidente na região sul do território continental. As zonas a vermelho escuro representam nebulosidade média e alta também sobre Portugal.
Veja-se também o vídeo (link abaixo) da sequência de imagens do produto Dust RGB, que evidencia, também em cor magenta, uma nuvem de poeiras oriundas do norte de África, a atingir o território continental. O produto Dust RGB resulta da combinação de dados de canais na banda espectral do infravermelho, centrados em 8.7µm, 10.8µm e 12.0µm. Nesta animação as imagens que compõem o Dust RGB são obtidas pelo sensor SEVIRI a bordo do satélite geostacionário Europeu MSG (www.eumetsat.int) e cobrem o período de 29/03/2021 às 13:00 UTC a 30/03/2021 às 10:00 UTC, com frequência horária.
Sem comentários:
Enviar um comentário