Exmo. Senhor
Henrique de Almeida Cayolla,
Em relação ao pedido de esclarecimento que remeteu ao Gabinete de Sua Excelência o Secretário de Estado da Cultura relativamente ao vídeo alojado em http://vimeo.com/62237213#at=0, cumpre-nos transmitir:
O vídeo em causa regista uma performance, intitulada “Art piss (on money and politics)” (2012), da autoria da dupla de artistas Ana Borralho & João Galante.
Teve lugar no dia 8 de dezembro de 2012, no antigo Convento da Trindade, em Lisboa, no âmbito do evento Criativa-mente, com os performers Ana Borralho, André Uerba, Antonia Buresi, Cátia Leitão (akaAlface), Filipe Pereira, Francisca Santos, João Galante, Matthieu Erlacher, Teresa Silva e Tiago Gandra. O trabalho foi produzido pela CasaBranca Ass. Cultural e coproduzido pelo coletivo a –mente.
Com duração de 8 minutos, a performance consiste na ação de um grupo de pessoas que espalha no chão fotocópias de imagens de dinheiro e de políticos e sobre as quais urina.
A CasaBranca é uma associação cultural com direção artística de Ana Borralho e João Galante e cuja atividade é comparticipada pela Direção-Geral das Artes.
Atualmente, a entidade é beneficiária de um Acordo Tripartido (juntamente com a Câmara Municipal de Lagos e o LAC - Laboratório de Atividades Criativas) para o biénio 2013-2014.
Porém, a performance em causa - Art-Piss (on money and politics) – trata-se de uma iniciativa totalmente independente e não se inclui em nenhum programa contratualizado com a Direção-Geral das Artes.
Em 2012, ano em que apresentaram a performance “Art piss (on money and politics)”, a CasaBranca beneficiou de financiamento (apoio direto bienal) da DGArtes para a execução do seguinte plano de atividades:
- uma nova criação, a instalação sonora Linha do Horizonte apresentado em Lisboa e em Lagos;
- um projeto de formação e criação de longa duração iniciado em 2011 (Projeto ROSA), que se inscreve no programa de pedagogia, e que compreendeu em 2012 a criação do trabalho Uma Cadeira na Montanha - leituras encenadas realizadas por crianças e disco;
- a 3ª edição do Festival Verão Azul em Lagos, realizada online e que contemplou a apresentação de performances de 10 artistas e a realização de um ciclo de conversas;
- circulação do trabalho de repertório de Ana Borralho & João Galante (criações World of Interiors,Untitled, Still Life, Atlas e Mistermissmissmister) nas cidades de Torres Novas e Viseu e, internacionalmente, em Espanha, Alemanha, Itália, Finlândia, Eslovénia e Brasil.
Esperando ter esclarecido V. Exas.,
Cordiais cumprimentos,
A Direção-Geral das Artes


Em 9 de Outubro 2013 publiquei um artigo, aqui no Blog, com o título " "Mentalize-se que vai ficar chocado. De facto isto é um nojo! ".
ResponderEliminarVEJAM AQUI A RESPOSTA : UMA NO CRAVO, OUTRA NA FERRADURA.
E assim vai a arte em Portugal.
Propõe-se que a Ana Borralho e o João Galante vão mij .... assim para um país maometano!