sábado, 25 de fevereiro de 2017

EXAME INFORMÁTICA SEMANAL

Pedro Miguel Oliveira
Pedro Miguel Oliveira
24 Fevereiro 2017
Já há um cluster de robótica em Lisboa, os sete exoplanetas parecidos com a Terra e o portátil convertível com muita autonomia
Bom dia! Lisboa já tem uma estratégia para a robótica. O anúncio foi feito na sexta-feira com a assinatura de um memorando de entendimento entre a Câmara Municipal de Lisboa e algumas universidades e empresas que são atores no setor. O ecossistema da robótica na capital portuguesa vai contar com uma incubadora, hotspots e de um Living Lab. A iniciativa chama-se “Lisboa Robotics”
Esta foi a semana em que um grupo de cientistas da Universidade de Liège anunciou a descoberta de um novo sistema solar composto por 7 planetas de dimensão semelhante à da Terra. O artigo foi publicado na Nature e há uma investigadora portuguesa no grupo que fez a descoberta. Falámos com ela e com um físico português que já esteve envolvido na descoberta de outros exoplanetas. Ambos concordam que a descoberta de água em estado líquido neste sistema é uma possibilidade, mas a comprovação ainda vai demorar.
O KuantoKusta tem uma história muito original. O maior comparador de preços em Portugal tem mais de 27 milhões de visitas anuais e mostra preços de 900 mil produtos. Esta semana, falámos com Paulo Pimenta, o atual líder do negócio e um dos três irmãos que, em 2004, trocaram Paris pelo Porto para fundar o KuantoKusta.
Bill Gates veio a público alertar para a necessidade de colocar os robôs a pagar impostos e a descontar para a Segurança Social. Só assim, diz ele, será possível manter a sustentabilidade desses sistemas devido à futura substituição da força de trabalho humana por sistemas robóticos.
Em Portugal, uma startup quer produzir drones e balões que voam dias, ou meses, sem parar. O projeto já despertou o interesse da Agência Espacial Europeia.
Esta foi a semana em que viajámos até Londres para visitar, em exclusivo, o Centro de Inovação da Visa. Experimentámos o futuro das compras eletrónicas e até usámos um anel como cartão de pagamento.
Tivemos tempo para conduzir a nova Renault Megane Sport Tourer, colocámos à prova um híbrido da HP que está muito bem desenhado e tem grande autonomia, jogámos com os olhos postos num monitor curvo da AOC e, entre outras coisas, ficámos surpreendidos com o Serif TV, da Samsung, um televisor para quem dá primazia ao design.
Como sempre, há muito mais para conhecer nesta Exame Informática Semanal. A partir desta semana, o acesso a estas edições está reservado aos assinantes da Exame Informática e do Expresso que devem utilizar os seus dados de acesso para poder consultar os conteúdos digitais.
Os compradores, em banca, da Exame Informática e do Expresso devem utilizar os códigos fornecidos nessas edições para usufruir da Exame Informática Semanal.
O código no Expresso está na capa da revista E. Na Exame Informática, o código encontra-se na página 3, índice.
Bom Carnaval e até ao próximo sábado!


Sem comentários:

Enviar um comentário