Bom dia! Lisboa já tem uma estratégia para a robótica. O anúncio foi feito na sexta-feira com a assinatura de um memorando de entendimento entre a Câmara Municipal de Lisboa e algumas universidades e empresas que são atores no setor. O ecossistema da robótica na capital portuguesa vai contar com uma incubadora, hotspots e de um Living Lab. A iniciativa chama-se
“Lisboa Robotics”
Esta foi a semana em que um grupo de cientistas da Universidade de Liège anunciou a descoberta de um novo sistema solar composto por 7 planetas de dimensão semelhante à da Terra. O artigo foi publicado na
Nature e há uma investigadora portuguesa no grupo que fez a descoberta.
Falámos com ela e com um físico português que já esteve envolvido na descoberta de outros exoplanetas. Ambos concordam que a descoberta de água em estado líquido neste sistema é uma possibilidade, mas a comprovação ainda vai demorar.
O KuantoKusta tem uma história muito original. O maior comparador de preços em Portugal tem mais de 27 milhões de visitas anuais e mostra preços de 900 mil produtos. Esta semana, falámos com
Paulo Pimenta, o atual líder do negócio e um dos três irmãos que, em 2004, trocaram Paris pelo Porto para fundar o KuantoKusta.
Bill Gates veio a público alertar para a necessidade de colocar os robôs a pagar impostos e a descontar para a Segurança Social. Só assim, diz ele, será possível manter a sustentabilidade desses sistemas devido à futura substituição da força de trabalho humana por sistemas robóticos.
Em Portugal,
uma startup quer produzir drones e balões que voam dias, ou meses, sem parar. O projeto já despertou o interesse da Agência Espacial Europeia.
Esta foi a semana em que viajámos até Londres para visitar, em exclusivo, o
Centro de Inovação da Visa. Experimentámos o futuro das compras eletrónicas e até usámos um anel como cartão de pagamento.
Como sempre, há muito mais para conhecer nesta
Exame Informática Semanal. A partir desta semana, o acesso a estas edições está reservado aos assinantes da
Exame Informática e do
Expresso que devem utilizar os seus dados de acesso para poder consultar os conteúdos digitais.
Os compradores, em banca, da Exame Informática e do Expresso devem utilizar os códigos fornecidos nessas edições para usufruir da Exame Informática Semanal.
O código no Expresso está na capa da revista E. Na Exame Informática, o código encontra-se na página 3, índice.
Bom Carnaval e até ao próximo sábado!
Sem comentários:
Enviar um comentário