sábado, 14 de abril de 2018

NEVE EM LISBOA em 10 Abril 2018? Leiam a resposta do IPMA.

Neve em Lisboa? O que aconteceu na tarde de 10 de abril de 2018?
Foloc de neve2018-04-13 (IPMA)
No final da tarde de dia 10 de abril de 2018 foi relatada a ocorrência de neve em alguns locais na região de Lisboa, tendo sido discutida se esta ocorrência foi na realidade de neve ou de granizo, tendo em conta que os dois tipos de precipitação podem por vezes ser confundidos.
Nas estações meteorológicas automáticas mantidas pelo IPMA em Lisboa (Gago Coutinho, Geofísico/Jardim Botânico, Amoreiras e Oriente) a temperatura do ar durante a tarde apresentou valores da ordem de 10 a 12 °C, tendo pontualmente e temporariamente descido para valores mínimos da ordem de 8 °C, associados a situações de precipitação intensa.
De acordo com um estudo realizado em 2011 com dados de estações meteorológicas em Portugal Continental no período entre 1941 e 2009, identificou-se que 99.3% dos casos de neve se verificou com valores de temperatura do ar entre -7 °C e +5 °C, sendo que metade dos episódios tiveram lugar entre -1 °C e +1 °C. Por outro lado, um estudo no Reino Unido sugere uma probabilidade de 10% para valores de temperatura do ar de 4 °C.
Deste modo, a ocorrência de neve em Lisboa na situação descrita configuraria um fenómeno muito improvável, tendo adicionalmente de se assumir a existência de temperaturas mais baixas do que as foram registadas nas estações do IPMA. Nestas circunstâncias, o mais provável é que o fenómeno ocorrido possa corresponder a um processo de precipitação com fusão de cristais de gelo.
Desta forma, para melhor caracterizar a presente situação e, assim contribuir para um melhor esclarecimento, todos os utilizadores da informação meteorológica do IPMA são convidados a partilhar relatos relativos a este evento através da área da comunidade IPMA em www.ipma.pt, diretamente através do endereço http://meteoglobal.ipma.pt/ ou através da APP do IPMA em “ENVIAR OBSERVAÇÃO”. A informação partilhada deverá incluir a localização, o instante, o tipo de precipitação observada e, se disponível, a temperatura do ar, com o maior detalhe possível. Caso existam filmes da ocorrência estes deverão ser enviados para o endereço info@ipma.pt.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário