"Bilionário volta a Portugal com o seu mais recente projeto", destaca-se no título de uma suposta notícia que está a circular nas redes sociais e foi denunciada como falsa por vários utilizadores do Facebook. O "bilionário" em causa é Vasco de Mello que, de acordo com a publicação, "investe 450 milhões de euros para mudar a economia portuguesa".
"Vasco de Mello foi o convidado de hoje no programa 'Você na TV', onde falou um pouco sobre o seu projeto mais recente, Bitcoin Wealth. Vasco é um conhecido empresário e o quarto maior bilionário português, com um património líquido de 1,2 biliões de euros. É presidente do grupo de empresas José de Mello e Presidente e CEO da Brisa - Auto-Estradas de Portugal", indica-se no texto, logo a seguir a uma imagem de grande formato do visado.
"Vasco de Mello é tambem conhecido por ser um dos maiores contribuintes portugueses no que toca a grandes doações monetárias nos passados 20 anos. Mas não há nada que supere o seu último projeto, daí ter investido mais de 450 milhões no mesmo, esse projeto chama-se Bitcoin Wealth", acrescenta-se no texto.
"A ideia é simples: Dar a oportunidade a gente comum de fazer dinheiro com Bitcoin, mesmo que não tenham qualquer experiência em investimentos ou tecnologia. O objetivo principal é de tornar a sociedade portuguesa numa das mais ricas do mundo e devolver algum poder de volta à classe trabalhadora, em vez de ao Governo. Para garantir que isto acontece, Soares criou a Bitcoin Wealth e colocou o americano Marc Gallagher enquanto representante", prossegue-se.
"A razão pela qual Mello emprega um americano enquanto representante prende-se com o Governo ter extra cuidado no que toca à Bitcoin Wealth. 'O meu objetivo é ajudar a nossa comunidade, torná-los mais ricos e felizes. É por isso que aqui estou. Eu nasci para criar isto e ajudar o nosso povo. Isso é a única coisa que importa agora'", salienta-se, em forma de citação.
Ora, é verdade que Vasco de Mello apresentou um novo projeto de 450 milhões de euros de investimento em Bitcoin? Verificação de factos, na sequência de várias denúncias de utilizadores da rede social Facebook.
De facto, Vasco de Mello não esteve nesse programa televisivo, pelo menos recentemente, e não tem qualquer tipo de investimento (que seja do conhecimento público) em projetos de Bitcoin.
Todos os links do artigo remetem para a página de uma suposta empresa de Bitcoin, no que aparenta ser um esquema fraudulento . Toda a informação apresentada no artigo é falsa, servindo de chamariz para a promoção da Bitcoin Revolution e captação de potenciais investidores. Seguindo os passos sugeridos na página, acabam por ser pedidos dados pessoais e bancários.
É uma fraude online que utiliza o nome e a imagem do empresário português para enganar os internautas.
***
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam naquela rede social.
Na escala de avaliação do Facebook este conteúdo é:
Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "falso" ou "maioritariamente falso" nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo este conteúdo é:
PIMENTA NA LÍNGUA
Sem comentários:
Enviar um comentário