quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Portugal é o quarto país da União Europeia com maior proporção de idosos

 Idosos na União Europeia

Sabia que Portugal é o quarto país da União Europeia com maior proporção de idosos (pessoas com 65 e mais anos de idade) no total da população residente, sendo também o quarto país com maior número de idosos com 65 e mais anos por cada 100 pessoas em idade ativa?


Adaptado com atualização do subcapítulo 4.1. de Oliveira e Gomes (2017), Indicadores de Integração de Imigrantes: Relatório Estatístico Anual, pp. 61-67.

Percentagem da população com 65 e mais anos de idade em 2016

Fonte: EUROSTAT. Sistematização e tratamento gráfico da Equipa do OM.
 

O envelhecimento populacional tem sido estudado como uma das mais importantes (e preocupantes) tendências demográficas do século XXI. Embora o reforço do envelhecimento demográfico seja uma tendência transversal ao conjunto dos países da União Europeia, Portugal encontra-se entre os países europeus com mais grave fragilidade demográfica - o quarto país da UE28 com maior proporção de idosos (pessoas com mais de 65 anos) -, o que acarreta importantes consequências ao nível do crescimento populacional. A proporção de idosos (apurada pelo EUROSTAT) para Portugal no ano de 2016 (21,1%) era apenas ultrapassada por três países europeus: Itália (22,3%), Grécia (21,5%) e Alemanha (21,2%). O caso português é ainda mais surpreendente no contexto europeu não apenas por estar entre os países mais envelhecidos (embora os demais Estados-membros também estejam a envelhecer), mas muito especialmente pela rapidez com que esse processo se manifestou no país, uma vez que de um dos países com estrutura populacional mais jovem da União Europeia (ainda em 1980 a proporção de idosos era de apenas 11,2%), Portugal rapidamente passou a ser dos países mais envelhecidos e com um aumento substancial de idosos mais velhos com mais de oitenta anos.

Acresce ainda que, em 2016, Portugal foi o quarto país no contexto europeu com maior rácio de dependência de idosos (número de pessoas com 65 e mais anos por cada 100 pessoas em idade ativa entre os 15 e os 64 anos) atingindo nesse ano (32,5 idosos por cada 100 ativos), sendo apenas superado pela Finlândia (33,2), pela Grécia (33,6) e pela Itália (34,8).

Rácio de dependência das pessoas idosas*, em 2016

Fonte: EUROSTAT. Sistematização e tratamento gráfico da Equipa do OM. // Nota: * Com base na definição do INE, Rácio/Índice de dependência de idosos corresponde à relação entre a população idosa e a população em idade ativa, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com 65 ou mais anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário