terça-feira, 30 de novembro de 2021

2 aviões muito diferentes - consultar dados nas fotos abaixo

Concentração da vacinação em dois centros em Lisboa. PS e BE criticam estratégia de Moedas

Concentração da vacinação em dois centros em Lisboa. PS e BE criticam estratégia de Moedas: Tanto o Bloco de Esquerda como o Partido Socialista consideraram um erro a concentração da vacinação em Lisboa em dois centros, com o encerramento de vários.

Wall Street fecha com ganhos assinaláveis depois das quedas da semana anterior

Wall Street fecha com ganhos assinaláveis depois das quedas da semana anterior: O impacto inicial da Omicron parece ter sido corrigido, com os principais índices norte-americanos a subirem na sessão de hoje. Destaque para o sector tecnológico, cujos ganhos impulsionaram o Nasdaq a subir mais de 360 pontos.

Covid-19: MNE português acompanha cidadã suspeita de violar quarentena nos Países Baixos

Covid-19: MNE português acompanha cidadã suspeita de violar quarentena nos Países Baixos: Carola Pimenta, 28 anos, e o espanhol Andrés Sanz, 30 anos, que vivem em Espanha, encontram-se “presos numa situação desumana, numa sala fria, sem informação” sobre o que vai acontecer, num hospital no norte dos Países Baixos, disse a portuguesa.

Maioria presidencial francesa lança plataforma eleitoral de apoio a Macron

Maioria presidencial francesa lança plataforma eleitoral de apoio a Macron: A maioria presidencial francesa lançou hoje, segunda-feira, uma plataforma eleitoral conjunta de apoio ao atual chefe de Estado de França, Emmanuel Macron, para as eleições de abril de 2022, a que deverá concorrer para renovar o mandato.

Covid-19: OMS apela a união mundial para melhor combater futuras pandemias

Covid-19: OMS apela a união mundial para melhor combater futuras pandemias: 'Tudo isto se reproduzirá a menos que vocês, as nações do mundo, se unam para dizer a uma só voz: nunca mais', disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na abertura de uma reunião extraordinária da Assembleia Mundial da Saúde - o órgão supremo de tomada de decisões da OMS, que junta

Volatilidade regressa em grande a Wall Street

Volatilidade regressa em grande a Wall Street: O mercado acordou para uma nova vaga de volatilidade à entrada do último mês do ano.

Filha de fundador da Zara assume presidência da empresa

Filha de fundador da Zara assume presidência da empresa: As ações da Inditex estão a afundar 5,21% para 28,190 euros na bolsa de Madrid. Marta Ortega assume o cargo a 1 de abril de 2022.

Fundo de impacto investe na portuguesa Knok e atinge os 4,5 milhões de investimento em saúde

Fundo de impacto investe na portuguesa Knok e atinge os 4,5 milhões de investimento em saúde: O Mustard Seed Maze já tinha feito um investimento inicial na startup portuguesa em 2020. Fundo tem investido em startups europeias que apostam na telemedicina e tecnologia para um melhor bem estar no sector da saúde.

O elevador social

O elevador social: Estamos a alocar os recursos financeiros públicos em despesa corrente do Estado em detrimento do apoio ao investimento produtivo.

Identificados 13 casos da variante Ómicron em Portugal associados a jogadores do Belenenses SAD

Identificados 13 casos da variante Ómicron em Portugal associados a jogadores do Belenenses SAD: O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge indica que os 13 casos estão associados a jogadores do Belenenses SAD, sendo que um deles terá tido uma viagem recente à África do Sul.

Liga, Belenenses SAD e Benfica continuam o ″jogo do empurra″

Liga, Belenenses SAD e Benfica continuam o ″jogo do empurra″: Critérios da delegada de Saúde questionados pelo organismo do futebol profissional. Jogo do Belenenses SAD com o Benfica terminou aos 48 minutos, por falta de jogadores da equipa azul devido a um surto de covid-19. TODOS OS CULPADOS DESTA PALHAÇADA, DEVERIAM IR PARA A RUA, E JÁ!

Messi ganhou a 7.ª Bola de Ouro mas Ronaldo lançou a confusão

Messi ganhou a 7.ª Bola de Ouro mas Ronaldo lançou a confusão: Horas antes de o argentino ser coroado, CR7 (apenas o sexto mais votado) colocou um texto nas redes sociais com fortes e duras acusações contra o jornalista que coordena o prémio.

″A revolução a operar na Igreja implica que ponha fim à ordenação de sacerdotes″

″A revolução a operar na Igreja implica que ponha fim à ordenação de sacerdotes″: O lançamento de um novo livro, O Mundo e a Igreja - Que Futuro?, é a porta de entrada para fazer uma reflexão aprofundada sobre os novos tempos na Igreja, em que o padre Anselmo Borges percorre em quase 500 páginas as grandes questões da humanidade desde os tempos mais antigos à atualidade.

Rio vai valorizar ″competência e lealdade″ nas listas de deputados e rejeita ″limpeza étnica″

Rio vai valorizar ″competência e lealdade″ nas listas de deputados e rejeita ″limpeza étnica″: O reeleito presidente do PSD, Rui Rio, afirmou que vai valorizar na construção das listas de deputados às legislativas "a competência e a lealdade", mas rejeitando "uma limpeza étnica" dos apoiantes de Paulo Rangel.

Marcelo veta a lei da eutanásia e faz adiar decisão para a próxima legislatura

Marcelo veta a lei da eutanásia e faz adiar decisão para a próxima legislatura: O Presidente da República decidiu devolver à Assembleia da República o decreto sobre morte medicamente assistida, envolvendo a eutanásia e o suicídio medicamente assistido

Ómicron obriga a reforço de testes a todos os contactos de infetados

Ómicron obriga a reforço de testes a todos os contactos de infetados: Portugal já tem 13 casos de infeção da nova variante. Para evitar a sua propagação testagem aos contactos começa no primeiro dia de diagnóstico do caso infetado. DGS confirmou ao DN que medida é temporária e que pode cessar assim que saiba mais sobre esta nova variante.

Seguir os bons exemplos

Seguir os bons exemplos: Ao abrigo de acordos bilaterais ou no âmbito de missões internacionais da NATO, da ONU, da União Europeia, só neste ano as forças armadas portuguesas enviaram perto de 2 mil militares para lá das nossas fronteiras em duas dezenas de missões, muitas delas para zonas de alto risco, como é o caso no norte de Moçambique, tomado por radicais islâmicos, ou da República Centro-Africana, uma das zonas mais perigosas e instáveis do globo. Como já foi o caso do Afeganistão ou do Kosovo ou do Mali ou da Somália, entre muitos outros destinos onde as nossas tropas já ajudaram a salvar milhares de vidas, a acabar com regimes opressores, a resolver conflitos graves, a aplacar atos de extrema violência, a pôr fim a ondas de terrorismo, a ensinar tropas locais a agir contra movimentos radicais, a garantir a prevalência dos Direitos Humanos onde quer que eles estejam sob ataque.

Mais 1 pintura fabulosa dos aviões da Brussels Airlines

Nova variante de covid-19 detetada em pessoa não vacinada na Bélgica

Nova variante de covid-19 detetada em pessoa não vacinada na Bélgica: As autoridades de saúde belgas detetaram a 22 deste mês um caso da nova variante do coronavírus B.1.1.529, identificada inicialmente na África do Sul, revelou o ministro da Saúde Pública belga, Frank Vandenbroucke.

Casillas critica Bola de Ouro: ″Cada vez me custa mais acreditar nestes prémios″

Casillas critica Bola de Ouro: ″Cada vez me custa mais acreditar nestes prémios″

Mais de 8,5 milhões de pessoas completaram a vacinação primária contra a covid-19

Mais de 8,5 milhões de pessoas completaram a vacinação primária contra a covid-19: Mais de 8,5 milhões de pessoas completaram a vacinação primária contra a covid-19, com toma de duas ou uma dose, consoante a vacina de prevenção, assinala o relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado segunda-feira.

Barbados tornam-se uma República e terminam obediência à coroa britânica

Barbados tornam-se uma República e terminam obediência à coroa britânica: A ilha de Barbados, nas Caraíbas, vai tornar-se oficialmente uma república hoje e deixar de reconhecer a rainha britânica, Isabel II, como sua chefe de Estado, um momento histórico pouco valorizado pela população.

Messi admite que Copa América foi importante e pede Bola para Lewandowski

Messi admite que Copa América foi importante e pede Bola para Lewandowski: O futebolista argentino Lionel Messi confessou, esta segunda-feira, que a conquista da Copa América foi importante para erguer a sétima Bola de Ouro da carreira, e defendeu que o polaco Robert Lewandowski devia ter vencido igual troféu em 2020.

Primeira página em 60 segundos: Governo exige certificado nos restaurantes mas deixa de fora cafés e pastelarias

Primeira página em 60 segundos: Governo exige certificado nos restaurantes mas deixa de fora cafés e pastelarias: O Jornal de Notícias é um título incontornável no panorama da imprensa portuguesa. No Jornal de Notícias online acompanhe as notícias, os vídeos, os áudios e as infografias de toda a actualidade nacional, internacional e local.

Criptomoeda Omicron valoriza com nome da nova variante do vírus

Criptomoeda Omicron valoriza com nome da nova variante do vírus: A criptomoeda Omicron atingiu um valor de quase 700 dólares (cerca de 620 euros) na manhã desta segunda-feira, cerca de 10 vezes mais do que na sexta-feira, de acordo com o site na Internet especializado em moeda digital CoinMarketCap.

Ómicron leva Nova Iorque a encorajar uso da máscara em espaços fechados

Ómicron leva Nova Iorque a encorajar uso da máscara em espaços fechados: As autoridades do estado norte-americano de Nova Iorque encorajaram, esta segunda-feira, todos os habitantes a utilizarem a máscara em espaços fechados públicos, assim como a vacinarem-se, após surgir uma nova variante da covid-19, a ómicron.

Johnson & Johnson já está a desenvolver vacina contra variante Ómicron

Johnson & Johnson já está a desenvolver vacina contra variante Ómicron: O laboratório Johnson & Johnson (J&J) revelou na segunda-feira que já começou a desenvolver uma nova versão da sua vacina contra a covid-19, visando especificamente a nova variante Ómicron, caso a atual fórmula não seja suficientemente eficaz.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

As 15 pontes mais perigosas do mundo

As 15 pontes mais perigosas do mundo Hussaini Hanging Bridge, Paquistão Most Dangerous Bridges - Hussaini Hanging Bridge in Pakistan Um olhar sobre a ponte suspensa Hussaini deve ser suficiente para lhe dizer porque esta é uma das pontes mais perigosas do mundo. A ponte suspensa Hussaini é uma das muitas passagens precárias na região remota e rochosa do Alto Hunza, no norte do Paquistão. A ponte de corda paira sobre o Lago Borit, e parece que pode cair a qualquer momento nas águas selvagens abaixo. A ponte de corda é ao mesmo tempo longa e mal mantida. As tábuas em decadência que formam a passarela são poucas e distantes, enquanto os cabos que a mantêm toda no ar não fazem nada para inspirar confiança. Ventos fortes sacodem a ponte enquanto você a atravessa, aumentando seu perigo. Que outra ponte decrépita, esta em estado ainda pior, é enfiada ao lado apenas aumenta o senso de drama. Atravessar os 399 degraus da ponte suspensa Hussaini é uma experiência que quebra os nervos, mas ainda atrai centenas de caminhantes a cada ano em busca de adrenalina. O norte do Paquistão é um local isolado, no alto das montanhas e longe da assistência. Basta ter em mente que se algo correr mal aqui, ninguém virá para ajudar.

RESERVA DAS SELVAGENS passa a ser a maior área marinha com protecção total da Europa e do Atlântico Norte

SOCIEDADE Reserva das Selvagens passa a ser a maior área marinha com proteção total da Europa e do Atlântico Norte Área Marinha Protegida das ilhas Selvagens, na Madeira Emanuel Gonçalves, Fundação Oceano Azul Pesca, exploração de inertes e qualquer outra atividade extrativa passam a estar proibidas numa área de 12 milhas náuticas em redor das Ilhas Selvagens, no Arquipélago da Madeira, de forma a proteger todas as espécies ali existentes, criar capital natural e atrair turismo científico. “Dá prestígio à Madeira e é um contributo da Madeira para o país e para o mundo”, diz o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque 29 NOVEMBRO 2021 13:02 Carla Tomás Carla Tomás Jornalista AReserva Natural das Ilhas Selvagens, criada há 50 anos, estende a partir de agora o estatuto de proteção total de 95 km2 para 2.677 km2, o que torna esta área marinha protegida (AMP) a maior da Europa e de todo o Atlântico Norte. A pesca ou qualquer outra atividade extrativa impactante passam a estar proibidas numa área de 12 milhas náuticas em redor destas ilhas do Arquipélago da Madeira, de forma a proteger todas as espécies ali existentes, criar capital natural e atrair turismo científico. A classificação é possível com a aprovação pelo Governo Regional da Madeira de um novo regime jurídico de proteção total das Selvagens, uma medida que conta com o apoio técnico e científico da Fundação Oceano Azul, da National Geographic e do Waitt Institute. O anúncio foi feito esta segunda-feira no Funchal. “Ter esta AMP como a maior da Europa diz muito do caminho que a Europa ainda tem de percorrer a pensar na estratégia para 2030 e nos compromissos de classificar como áreas marinhas protegidas 30% dos mares e oceanos”, frisa ao Expresso o biólogo Emanuel Gonçalves, coordenador científico da Fundação Oceano Azul e investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE). Este cientista lembra que “uma das formas mais eficazes para proteger a vida marinha e restaurar os ecossistemas é definir áreas marinhas protegidas e utilizá-las como ferramentas efetivas”, já que “do ponto de vista científico travar os impactos de atividades intensivas, como a pesca, tem efeitos elevados na recuperação da biomassa marinha”. As águas em redor das Selvagens albergam um ecossistema único, são um berçário para muitas espécies e fazem parte da rota migratória de outras. Ao proteger-se esta área também “se cria uma marca de sustentabilidade para a região da Madeira em termos de turismo científico e ecológico”, sublinha Emanuel Gonçalves. Este também é um ponto relevante para o presidente do Governo Regional da Madeira. “Dá prestígio à Madeira e é um contributo da Madeira para o país e para o mundo”, diz ao Expresso Miguel Albuquerque, reforçando que a Madeira tem “águas pristinas a salvaguardar" que quer "abrir ao turismo científico”. Para assegurar a proteção total desta área de atividades extrativas como a pesca, o Governo Regional tem protocolos com a Polícia Marítima e com a Força Aérea, além dos meios próprios do Parque Natural, com recurso a drones, e a possibilidade de recurso a informação de satélite à qual a Fundação Oceano Azul tem acesso no âmbito dos trabalhos de investigação que apoia. PROTEGER 30% PARA RECUPERAR CAPITAL NATURAL A ONU quer que 30% dos oceanos sejam protegidos até ao final desta década, mas atualmente só um terço destes têm algum estatuto de proteção a nível global, e apenas uma ínfima parte conta com medidas concretas de gestão para controlar atividades humanas nas suas águas. Dados da Agência Europeia do Ambiente apontam para que em 90% das AMP classificadas na Europa se continue a praticar, por exemplo, a pesca de arrasto, uma das artes pesqueiras mais danosas para os ecossistemas marinhos. “Precisamos de avançar rapidamente para o objetivo de proteger fortemente 30% dos nossos mares e gerir sustentavelmente os outros 70%, pois só assim conseguiremos recuperar capital natural”, reforça Emanuel Gonçalves, lembrando que “já se perdeu cerca de 90% do stock de grandes predadores dos mares”. Sobre o que Portugal tem feito neste campo, o cientista considera que “os Governos regionais têm dado passos maiores que o Governo da República”, já que "falta operacionalizar uma estratégia integrada”. Na totalidade da ZEE portuguesa existem 71 áreas marinhas protegidas, das quais 58 nos Açores, oito no Continente e cinco na Madeira. Portugal tinha-se comprometido a classificar 14% do mar com áreas marinhas protegidas até 2020, mas não foi além de 7% e a proteção efetiva só abrange 0,01%. O objetivo da Estratégia Europeia para a Biodiversidade e da Estratégia Nacional para o Mar é proteger 30% dos mares até final desta década, um terço dos quais de forma efetiva. O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, já reconheceu que Portugal está longe do objetivo, que “não se faz de um dia para o outro”, mas que “proteger 30% do nosso mar é um compromisso internacional e europeu e Portugal não pode falhar”.

2 aviões muito diferentes Consultar dados nas fotos

Ana Rita Bessa é a nova CEO do grupo editorial LeYa

Ana Rita Bessa é a nova CEO do grupo editorial LeYa: Ex-deputada centrista foi eleita nesta segunda-feira e passará também a integrar o conselho de administração do grupo editorial a que já se encontrava ligada. Isaías Gomes Teixeira continua como presidente do conselho de administração.

Quatro pontes e cinco fins de semana prolongados em 2022

Quatro pontes e cinco fins de semana prolongados em 2022: Santos populares e feriados nacionais vão fazer com que os portugueses aproveitem fins de semana com três dias. Saiba aqui quais são.

“Não podemos ter mil hectares intervencionados com um enclave”, afirma secretário de Estado das Florestas

“Não podemos ter mil hectares intervencionados com um enclave”, afirma secretário de Estado das Florestas: Arrendamento forçado é apontado pelo secretário de Estado das Florestas como garantia de que “ínfima minoria” não condicione áreas que podem travar incêndios e garantir apoios a produtores até agora excluídos desses rendimentos.

Governo garante voos de repatriamento de e para Moçambique, mas pede paciência

Governo garante voos de repatriamento de e para Moçambique, mas pede paciência: Augusto Santos Silva diz que tudo está a ser feito para que os voos sejam realizados o 'mais rapidamente possível'

Bruxelas alerta para "corrida contra o tempo" para combater variante Omicron

Bruxelas alerta para "corrida contra o tempo" para combater variante Omicron: Ursula von der Leyen apelou que fossem tomadas todas as precauções necessárias numa altura em que os investigadores e especialistas analisam os riscos desta nova variante.

Costa felicitou Rio. "Os portugueses têm uma escolha clara para fazer"

Costa felicitou Rio. "Os portugueses têm uma escolha clara para fazer": O primeiro-ministro lembrou que o líder do PSD vai ter de unir o partido e afirmar-se como solução credível nas próximas eleições legislativas.

“Literacia financeira é uma componente estratégica da supervisão comportamental”, defende BdP

“Literacia financeira é uma componente estratégica da supervisão comportamental”, defende BdP: As associações do sector financeiro têm tido um papel fundamental na promoção de iniciativas de formação

Saúde domina prioridades das seguradoras no pós-pandemia

Saúde domina prioridades das seguradoras no pós-pandemia: Nos últimos meses foram lançados uma dezena de seguros, quase metade na área da saúde. As novidades também incluem coberturas para trotinetes, telecomunicações e animais.

SEF: a “cangalhada” de Eduardo Cabrita

SEF: a “cangalhada” de Eduardo Cabrita: O SEF não pode ser objeto de um estrangulamento propositado, só porque está sob a alçada de um ministro que é “amigo do primeiro-ministro”, mas é inimigo da coisa e da causa pública.

2 aviões, sendo 1 de guerra . Consultar dados nas fotos abaixo.

Teste negativo será também exigido nas fronteiras terrestres, marítimas e fluviais

Teste negativo será também exigido nas fronteiras terrestres, marítimas e fluviais: Estas regras entram em vigor a partir das 00:00 de dia 01 de dezembro, data em que todo o território continental passa para a situação de calamidade.

B SAD e Benfica termina aos 48 minutos por falta de jogadores 'azuis'

B SAD e Benfica termina aos 48 minutos por falta de jogadores 'azuis': O encontro entre a B SAD e o Benfica terminou aos 48 minutos, por os 'azuis' terem ficado sem o número mínimo de futebolistas, depois de ter começado apenas com nove, devido a um surto de covid-19.

Identificados 13 casos da variante Ómicron em Portugal associados a jogadores do Belenenses SAD

Identificados 13 casos da variante Ómicron em Portugal associados a jogadores do Belenenses SAD: O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge indica que os 13 casos estão associados a jogadores do Belenenses SAD, sendo que um deles terá tido uma viagem recente à África do Sul.

Pedro Cabral: ″A incapacidade de esquecer é uma maldição″

Pedro Cabral: ″A incapacidade de esquecer é uma maldição″: A conceção do cérebro com capacidades ilimitadas não reside no discurso do neurologista pediátrico Pedro Cabral. É a limitação deste órgão e da memória que, segundo o autor, nos permite alcançar o extraordinário. Assim o defende no livro O Paradoxo do Cérebro - Memória, Autismo, Identidade. A propósito da obra, a conversa com o autor visita temas como a "maldição" de não esquecermos, o cérebro enquanto cativo do corpo e a condição efémera da consciência.

Eutanásia. PR decide entre segunda e terça-feira

Eutanásia. PR decide entre segunda e terça-feira: O Presidente da República anunciou que vai analisar o diploma da eutanásia na segunda-feira ou na terça-feira, sustentando que não queria decidir sobre este tipo de legislação muito depois da dissolução da Assembleia da República.

″Esperar para ver″. Marcelo pede ″serenidade e cabeça fria″ quanto à Omicron

″Esperar para ver″. Marcelo pede ″serenidade e cabeça fria″ quanto à Omicron: Presidente lembra que há ainda muita coisa que não se conhece relativamente à nova variante do vírus da covid-19.

Ventura adapta lema de Salazar: ″Deus, pátria, família e trabalho″

Ventura adapta lema de Salazar: ″Deus, pátria, família e trabalho″: O líder do Chega apropriou-se do lema do ditador Oliveira Salazar durante o Estado Novo, "Deus, pátria e família", acrescentando-lhe a palavra "trabalho", para sintetizar os valores em que o partido acredita.

OMS: Não há indícios de que a Omicron provoque casos mais graves

OMS: Não há indícios de que a Omicron provoque casos mais graves: O grupo de estudo salientou que "compreender o nível de severidade da variante Omicron pode levar vários dias ou semanas".

″Desde que o supermercado passou a vender hortaliça, fruta e peixe, isto morreu″

″Desde que o supermercado passou a vender hortaliça, fruta e peixe, isto morreu″: A falta de clientes foi a justificação para meter as grandes superfícies nos mercados. Um erro, segundo geógrafo que estudou esta transformação, defendendo que os promotores públicos têm culpa no declínio. Comerciantes e e clientes dão-lhe razão. Alvalade é a exceção.

Como se explica a vitória de Rui Rio? ″Venceu a lógica do poder″

Como se explica a vitória de Rui Rio? ″Venceu a lógica do poder″: Com a experiência de ter sido o primeiro líder do PSD eleito em diretas - e até agora o único que foi derrotado - Luís Marques Mendes explica a vitória de Rui Rio com a proximidade das eleições legistativas. Os militantes viram-no como o melhor para enfrentar Costa.

Navio "ALVISE" saindo de Leixões em 28.11.2021 - Captura de imagem HMA Cayolla

Viseu desaconselha jantares e festas de Natal

Viseu desaconselha jantares e festas de Natal

África do Sul pede levantamento imediato de restrições de viagens

África do Sul pede levantamento imediato de restrições de viagens: O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, apelou este domingo ao levantamento "imediato e urgente" das restrições de viagens a partir da África Austral impostas por vários países, após a deteção de uma nova variante do SARS-CoV-2, argumentando que falta "justificação científica".

Ministros da Saúde do G7 reúnem de emergência para analisar ómicron

Ministros da Saúde do G7 reúnem de emergência para analisar ómicron: O Governo britânico, que detém a presidência rotativa do G7, anunciou este domingo que vai convocar uma "reunião de emergência" dos ministros da Saúde do grupo para lidar com a questão da variante ómicron do coronavírus.

OMS sem indícios que variante ómicron provoque casos mais graves

OMS sem indícios que variante ómicron provoque casos mais graves: A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que ainda não há indícios de que a variante ómicron provoque casos mais graves de covid-19 ou com sintomas diferentes das estirpes anteriores.

Um morto e seis feridos em choque frontal no IP3

Um morto e seis feridos em choque frontal no IP3

Real Madrid reforça liderança na La Liga

Real Madrid reforça liderança na La Liga: O Real Madrid somou, este domingo, a quarta vitória seguida na liga espanhola e reforçou a liderança da prova, com um triunfo suado na receção ao Sevilha, por 2-1, na 15.ª jornada.

Golão de Díaz embalou dragões para a reviravolta

Golão de Díaz embalou dragões para a reviravolta: Vitória esteve dois minutos a ganhar, mas a obra de arte do colombiano deu fôlego aos portistas. Expulsão de Mumin e golo de Evanilson fizeram o resto.

Há mais estudantes no Superior mas desigualdades mantêm-se

Há mais estudantes no Superior mas desigualdades mantêm-se: Estudo conclui que quanto menos favorecido o contexto socioeconómico, maior a taxa de abandono escolar e o risco de desemprego. Proposto alargamento das bolsas de estudo.

Primeira página em 60 segundos: Programa que atraía moradores para o Interior sem procura

Primeira página em 60 segundos: Programa que atraía moradores para o Interior sem procura: O Jornal de Notícias é um título incontornável no panorama da imprensa portuguesa. No Jornal de Notícias online acompanhe as notícias, os vídeos, os áudios e as infografias de toda a actualidade nacional, internacional e local.

Catarina Martins aponta quatro pilares para solução de governabilidade

Catarina Martins aponta quatro pilares para solução de governabilidade: A coordenadora bloquista, Catarina Martins, estabeleceu os quatros pilares para uma solução de governabilidade depois das legislativas, entre os quais as carreiras no SNS, uma política para salários mínimo e médio dignos e a reformulação dos apoios sociais.

domingo, 28 de novembro de 2021

*Um mundo pintado em cores vivas da alegria e da musicalidade, a* *grande linguagem universal.* CLIQUEM NESTE LINK HTTPS://www.youtube.com/embed/ Pwe-pA6TaZk?rel=0

https://emea01.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fembed%2FPwe-pA6TaZk%3F&data=04%7C01%7C%7Cf4ea8df04cc04d1daa9b08d9b258e4de%7C84df9e7fe9f640afb435aaaaaaaaaaaa%7C1%7C0%7C637736917139945050%7CUnknown%7CTWFpbGZsb3d8eyJWIjoiMC4wLjAwMDAiLCJQIjoiV2luMzIiLCJBTiI6Ik1haWwiLCJXVCI6Mn0%3D%7C3000&sdata=IRTesLdrsg6za4Ij1i0U44IlqfaP5I8scyLhsLABfMc%3D&reserved=0 *Um mundo pintado em cores vivas da alegria e da musicalidade, a* *grande linguagem universal.* *São apenas 7 notas combinadas e fazem a ...mais

O 1º avião a ter pintada na fuselagem a Bandeira do Brasil

Primeiro pouso de um avião 340 na antartica - Copie o link abaixo para o google, para abrir o artigo. MUITO INTERESSANTE!

aeroin.net/empresa-portuguesa-faz-primeiro-pouso-airbus-a340-antartica/

CS-TUE - TAP

Em três línguas, Marcelo faz um apelo à urgência da paz

Em três línguas, Marcelo faz um apelo à urgência da paz: Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que os caminhos para a paz se constroem ou destroem todos os dias, por isso, é preciso trabalhar diariamente no sentido de alcançar a paz e mantê-la.

Faurecia aposta em combinar standardização e modularidade

Faurecia aposta em combinar standardização e modularidade: Presente em Portugal há mais de 30 anos, a vencedora do Troféu Exportação da CCILF quer recuperar tendência de crescimento.

Portugal com mais 3.364 casos de Covid-19 e doze mortes

Portugal com mais 3.364 casos de Covid-19 e doze mortes: A DGS informou este sábado que se contabilizam mais 2.543 pessoas recuperadas da doença causada pelo novo coronavírus.

Centro de vacinação na FIL abre a 1 de dezembro. Capacidade para nove mil inoculações ao dia (com áudio)

Centro de vacinação na FIL abre a 1 de dezembro. Capacidade para nove mil inoculações ao dia (com áudio): Centros de vacinação no Príncipe Real, Areeiro e Estádio Universitário de Lisboa vão encerrar portas na próxima semana. Pavilhão na FIL vai vacinar em conjunto com o centro na Ajuda.

Covid-19: Dois casos da nova variante detetados no Reino Unido

Covid-19: Dois casos da nova variante detetados no Reino Unido: Na nota acrescenta-se que as pessoas contaminadas e as respetivas famílias se encontram já em isolamento.

“Cooperação com o Estado é determinante nos riscos catastróficos ou sistémicos”, defendem seguradoras

“Cooperação com o Estado é determinante nos riscos catastróficos ou sistémicos”, defendem seguradoras: A cobertura de riscos catastróficos ou sistémicos com custos acessíveis pelos cidadãos passa pela cooperação da indústria seguradora com o Estado, afirma o presidente da APS, José Galamba de Oliveira.

Banco Alimentar regressa às campanhas presenciais e portugueses respondem à chamada

Banco Alimentar regressa às campanhas presenciais e portugueses respondem à chamada: Desde 2019 que o Banco Alimentar não fazia campanhas presenciais devido à pandemia de covid-19, no entanto, mantiveram-se em vigor os donativos por vales ou através da plataforma “Alimente esta ideia”.

O renascido guindaste TITÃ do molhe Sul do Porto de Leixões, agora aberto a visitas

Marcelo: repatriamento de portugueses depende de juízos das autoridades sanitárias

Marcelo: repatriamento de portugueses depende de juízos das autoridades sanitárias: Presidente da República está de visita a Angola.

Rui Rio: ″É a vitória dos militantes de base do PSD″

Rui Rio: ″É a vitória dos militantes de base do PSD″: Paulo Rangel, no discurso de derrota, apelou à unidade e disse que o presidente do PSD sai mais legitimado após este processo eleitoral.

Ventura dispara contra PCP e Entidade das Contas. Admite que partido está ″sem dinheiro″

Ventura dispara contra PCP e Entidade das Contas. Admite que partido está ″sem dinheiro″: PAN foi outro alvo do líder do Chega, que acusou de "hipocrisia", no discurso de apresentação da sua moção de candidatura para a presidência do partido.

B SAD e Benfica termina aos 48 minutos por falta de jogadores 'azuis'

B SAD e Benfica termina aos 48 minutos por falta de jogadores 'azuis': O encontro entre a B SAD e o Benfica terminou aos 48 minutos, por os 'azuis' terem ficado sem o número mínimo de futebolistas, depois de ter começado apenas com nove, devido a um surto de covid-19.

90 mil doses. Portugal bate recorde diário de doses de reforço

90 mil doses. Portugal bate recorde diário de doses de reforço: Mais de um milhão e cem mil pessoas receberam a dose de reforço da vacina contra a covid.

Rui Rio reeleito líder do PSD. Rangel promete ″lealdade″ e pede ″unidade″

Rui Rio reeleito líder do PSD. Rangel promete ″lealdade″ e pede ″unidade″: Contrariando as expectativas geradas no início do processo eleitoral, Rui Rio foi ontem reeleito presidente do PSD, por 52,5 por cento contra 47,5 para Paulo Rangel

A governabilidade e o desafio de saber unir

A governabilidade e o desafio de saber unir: Rui Rio é o novo líder do PSD. Deixa Paulo Rangel para trás, reforça a legitimidade e parte com uma forte dinâmica para as eleições legislativas antecipadas de 2022. O grande desafio do agora candidato a primeiro-ministro pelo PSD é, em primeiro lugar, saber unir o partido, lamber as feridas rapidamente e desvanecer divisões e, em segundo lugar, apresentar ideias novas, ambiciosas e concretizáveis para o país até 2030. Não menos importante, em terceiro lugar, apresentar aos portugueses, para dia 30 de janeiro, uma equipa sólida e credível - e é importante conhece os nomes de futuros ministros -, que deveria juntar personalidades das duas facões que estiveram ontem a disputar o poder nas diretas do PSD.

Obras no Molhe Norte/Poente do Porto de Leixões

Sindicato dos Jogadores vai convocar reunião de emergência: ″É inaceitável″

Sindicato dos Jogadores vai convocar reunião de emergência: ″É inaceitável″: Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, reagiu, este sábado, ao que aconteceu no Belenenses SAD-Benfica, jogo da 12.ª jornada da Liga que só teve uma parte.

Ventura diz que vitória de Rio é um dia feliz para António Costa

Ventura diz que vitória de Rio é um dia feliz para António Costa: O presidente do Chega, André Ventura, considerou que a vitória de Rui ​​​​​​​Rio sobre Paulo Rangel nas eleições diretas do PSD "é um dia feliz para António Costa".

Liga diz que ″não houve nenhum pedido formal″ do Belenenses SAD para adiar o jogo

Liga diz que ″não houve nenhum pedido formal″ do Belenenses SAD para adiar o jogo: A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) garante que "não houve nenhum pedido formal" do Belenenses SAD a solicitar o adiamento do jogo com o Benfica, da 12.ª jornada da Liga.

Abel Ferreira não garante continuidade no Palmeiras: ″Vou ter de refletir″

Abel Ferreira não garante continuidade no Palmeiras: ″Vou ter de refletir″: No rescaldo da conquista da segunda Taça Libertadores, o treinador do Palmeiras afirmou que vai "refletir no futuro" e que sente que a missão foi "cumprida".

Vergonha no Jamor. Onze contra nove e no final perdeu o futebol

Vergonha no Jamor. Onze contra nove e no final perdeu o futebol: Belenenses SAD entrou com nove jogadores e foi goleado pelo Benfica. Jogo durou 46 minutos.

Em 2012, o União de Leiria também não entrou em campo com onze jogadores

Em 2012, o União de Leiria também não entrou em campo com onze jogadores: O jogo deste sábado entre o Benfica e o Belenenses SAD, a contar para a 12.ª jornada da Liga, foi, no mínimo insólito, mas não foi a primeira vez que uma equipa pisou o relvado incompleta num jogo para o campeonato. Aconteceu com o União de Leiria.

Rio vence terceiras diretas por cerca de 1700 votos

Rio vence terceiras diretas por cerca de 1700 votos: O presidente do PSD foi reeleito para o cargo no sábado, numa disputa muito renhida com o eurodeputado Paulo Rangel, e já assegurou que vai "picado" para ganhar as legislativas de 30 de janeiro.

Mais de 700 toneladas no primeiro dia de campanha do Banco Alimentar

Mais de 700 toneladas no primeiro dia de campanha do Banco Alimentar: O Banco Alimentar contra a Fome recolheu mais de 700 toneladas de alimentos no primeiro dia da campanha nacional que decorre este fim de semana, após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19.

sábado, 27 de novembro de 2021

Duas fotos do mesmo navio , "GEMINI CONFIDENCE", quando saía a Barra de Leixões, sendo 1 com efeitos especiais. Trabalhos de Henrique Manuel Cayolla

Covid-19: Portugal suspende voos de e para Moçambique a partir de segunda-feira

Covid-19: Portugal suspende voos de e para Moçambique a partir de segunda-feira: Os voos de e para Moçambique vão ser suspensos a partir de segunda-feira, 29 de novembro, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).

Angola: Tribunal mantém prisão para José Filomeno dos Santos

Angola: Tribunal mantém prisão para José Filomeno dos Santos: O plenário do Tribunal Supremo manteve a sentença de julgamento de José Filomeno dos Santos, ex-presidente do Fundo Soberano de Angola, condenado a cinco anos de prisão.

Cabo Verde: Maioria aprova Orçamento e oposição admite ceder sem aumento de impostos

Cabo Verde: Maioria aprova Orçamento e oposição admite ceder sem aumento de impostos: O parlamento cabo-verdiano aprovou a proposta de Orçamento do Estado para 2022, apenas com os votos do MpD, mas com o PAICV, na oposição, a admitir uma subida do endividamento caso o aumento de impostos não avance.

Presidente da República promulga diploma para travar práticas comerciais desleais

Presidente da República promulga diploma para travar práticas comerciais desleais: O governo pretende contribuir para um mercado concorrencial no setor do turismo, livre de práticas comerciais 'que desequilibrem as relações económicas'.

Covid-19: Nova variante pode reduzir significativamente eficácia das vacinas

Covid-19: Nova variante pode reduzir significativamente eficácia das vacinas: O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) alertou para que a nova variante da Covid-19 oriunda na África do Sul possa reduzir significativamente a eficácia das vacinas.

Covid-19: principais indicadores nacionais estão todos no vermelho

Covid-19: principais indicadores nacionais estão todos no vermelho: O relatório da DGS e do INSA coloca em alerta todos os indicadores da evolução da pandemia em Portugal. Para já, é a variante Delta que domina o território, sem que haja vestígios da Omicron sul-africana.

CAPA DO JORNAL ECONÓMICO dia 27 Novembro de 2021. Presidente da República deve publicar dissolução da Assembleia a 5 de dezembro

Presidente da República deve publicar dissolução da Assembleia a 5 de dezembro: Marcelo Rebelo de Sousa deverá publicar a dissolução da Assembleia da República em 5 de dezembro, depois de dar algum tempo ao Governo de apresentar diplomas sobre o combate à pandemia.

3 Aviões muito diferentes, Consultar dados nas fotos.

O que se sabe sobre a nova variante Omicron?

O que se sabe sobre a nova variante Omicron?: OMS já classificou a variante como sendo "de preocupação", parecendo apresentar "maior risco de reinfeção". Centro Europeu de Controlo de Doenças diz que a Omicron pode reduzir significativamente a eficácia das vacinas. Vários países suspendem voos com a África Austral

Rejeitada proposta para que Renda Acessível de Lisboa seja apenas para residentes na capital

Rejeitada proposta para que Renda Acessível de Lisboa seja apenas para residentes na capital: Iniciativa da vereadora da Habitação, do PSD, chumbada com os votos contra de toda a oposição do executivo: PS, Livre, deputada independente Paula Marques (eleita pela coligação PS/Livre), PCP e BE

Marcelo deverá publicar dissolução da Assembleia da República a 5 de dezembro

Marcelo deverá publicar dissolução da Assembleia da República a 5 de dezembro: Presidente da Republica justificou demora para dar algum tempo ao Governo de apresentar diplomas sobre o combate à pandemia da covid-19

Rodrigues dos Santos diz que coligação PSD/CDS é possibilidade ″em cima da mesa″

Rodrigues dos Santos diz que coligação PSD/CDS é possibilidade ″em cima da mesa″: Líder centrista salientou que Paulo Rangel não excluiu essa possibilidade e que Rui Rio disse numa entrevista que ia levar à Comissão Política Nacional a proposta de coligação com o CDS

Omicron, ou B.1.1.529, a variante do SARS-CoV-2 que trouxe de novo o medo ao mundo

Omicron, ou B.1.1.529, a variante do SARS-CoV-2 que trouxe de novo o medo ao mundo: Uma nova variante do SARS-CoV-2 deixou o mundo em polvorosa em 24 horas. Já foi identificada pela OMS como "preocupante" e já tem nome: Omicron. Por agora, sabe-se que foi detetada a 9 de novembro na África do Sul e que já chegou a Botswana, Hong-Kong e Bélgica, mas pode estar em mais países. A UE proibiu voos de sete países africanos para o espaço comunitário. Em Portugal, não foi identificado qualquer caso. O INSA "está atento à situação".

O curso superior é a chave para a felicidade mas a pressão é maior

O curso superior é a chave para a felicidade mas a pressão é maior: Inquérito à população dos 15 aos 34 anos mostra que escolaridade influencia não só no trabalho e no salário, como nas relações pessoais, valores e satisfação pessoal. Investigadora preocupada com a importância dada ao aspeto físico.

Fuga para a vitória?

Fuga para a vitória?: 27 de novembro de 1807. Perante a invasão das tropas de Napoleão Bonaparte, o rei D. João VI, a família real e grande parte da nobreza partem de Portugal, deslocando a corte - e simbolicamente o trono e o cetro, símbolos do poder - para o Brasil, que fez parte do império português até 1822, quando o seu filho D. Pedro IV, junto ao rio Ipiranga, declarou a emancipação ou independência daquele que é hoje o maior país de língua oficial portuguesa. Durante quase dois séculos, esta retirada da monarquia foi vista como uma fuga, mas os historiadores têm reconhecido a inteligência da manobra que evitou a captura do rei português às mãos dos generais franceses e a perda institucional de soberania.

3 aviões que escalaram o Porto, dia 26.11.2021, logo de manhã, seguidos, o que me faz pensar nalgum evento especial, pois nunca vieram ao Porto. Não fui a tempo de conseguir capturar imagens, mas ao menos, foi possível obter as fotos através do FLIGHTRADAR 24

Vacina da Pfizer com 100% de eficácia em jovens entre os 12 e 15 anos

Vacina da Pfizer com 100% de eficácia em jovens entre os 12 e 15 anos: Os laboratórios BioNTech e Pfizer anunciaram esta quarta-feira que a sua vacina contra a covid-19 demonstrou eficácia de 100% nos jovens com idades entre 12 e 15 anos e acreditam que a vacinação nesta faixa etária começará antes do início do próximo ano escolar.

Ventura quer 15% e promete ″arrasar″ no novo Parlamento

Ventura quer 15% e promete ″arrasar″ no novo Parlamento: André Ventura quer chegar aos 15% nas eleições legislativas de 30 de janeiro. A meta foi definida no primeiro discurso do IV Congresso do Chega que começou esta sexta-feira e termina domingo em Viseu. A reunião magna do partido promete ser de discussão interna, mas as mensagens mais duras foram para fora.

Ex-jogador do Benfica condenado a três anos de prisão

Ex-jogador do Benfica condenado a três anos de prisão: Fabrizio Miccoli foi condenado a três anos e meio de prisão pela justiça italiana.

Doentes graves com ″tendência fortemente crescente″ em Portugal

Doentes graves com ″tendência fortemente crescente″ em Portugal

Autogolo de Maximiano tira vitória ao Granada

Autogolo de Maximiano tira vitória ao Granada

Abel Ferreira quer escrever história no Palmeiras

Abel Ferreira quer escrever história no Palmeiras: O português Abel Ferreira avançou esta sexta-feira querer continuar a fazer "história" ao comando do Palmeiras e vencer a Taça Libertadores pelo segundo ano seguido, em nova final 100% brasileira, diante do Flamengo.

Jogo elétrico só podia terminar com um grande golo

Jogo elétrico só podia terminar com um grande golo: Cónegos empatam aos 90+6 minutos (2-2) graças a um livre muito bem cobrado por Steven Vitória.

Polícia aumenta vigilância na Universidade do Minho após queixas de assédio sexual

Polícia aumenta vigilância na Universidade do Minho após queixas de assédio sexual: As autoridades de Braga aumentaram a vigilância na Universidade do Minho (UMinho) depois de um conjunto de queixas de assédio sexual, que terá ocorrido no campus de Gualtar.

Primeira página em 60 segundos: Farmácias reforçam pessoal para corrida aos testes covid

Primeira página em 60 segundos: Farmácias reforçam pessoal para corrida aos testes covid: O Jornal de Notícias é um título incontornável no panorama da imprensa portuguesa. No Jornal de Notícias online acompanhe as notícias, os vídeos, os áudios e as infografias de toda a actualidade nacional, internacional e local.

Vandalizados carros dos congressistas do Chega

Vandalizados carros dos congressistas do Chega: Pelo menos cinco carros de congressistas do Chega foram vandalizados esta sexta-feira à noite, junto ao Expocenter de Viseu, onde decorre o IV Congresso Nacional do partido. A GNR está a investigar.

Moderna pretende desenvolver vacina específica para a Omicron

Moderna pretende desenvolver vacina específica para a Omicron: A Moderna anunciou hoje a sua intenção em desenvolver uma dose de reforço de uma vacina específica para a nova variante Omicron da covid-19, detetada na África do Sul e considerada "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

DHL - captura de imagem de Henrique Manuel Cayolla

″É um privilégio dar-me com esta malta do futebol, muitos deles com bom gosto″

″É um privilégio dar-me com esta malta do futebol, muitos deles com bom gosto″

″Sinto a falta da minha família. Todos os dias falamos, mas não é igual″

″Sinto a falta da minha família. Todos os dias falamos, mas não é igual″: Dudu, fixo do Nun"Álvares , de 33 anos, assinou o primeiro golo na estreia a vencer na Liga Placard do emblema fafense e acredita que os resultados positivos vão repetir-se

Conference League: Roma, de Mourinho, goleia e Tottenham perde na Eslovénia com Mura

Conference League: Roma, de Mourinho, goleia e Tottenham perde na Eslovénia com Mura: Com esta goleada, a Roma garantiu, pelo menos, a passagem aos 16 avos de final da competição

3 avioes, sendo 1 deles de guerra. Conferir dados nas fotos abaixo

Portugal precisa de um PSD forte, unido e vitorioso

Portugal precisa de um PSD forte, unido e vitorioso: Nas eleições de sábado, que são diretas, cabe a cada um dos militantes do PSD, e não às estruturas diretivas concelhias ou distritais, escolher livremente aquele que será o candidato a primeiro-ministro de Portugal.

As cadelas de Rendeiro

As cadelas de Rendeiro: A CNN teve um enorme furo. O interesse jornalístico era inquestionável, o risco era a possibilidade de mistura com uma tentativa de lavagem da imagem do foragido.

E a indústria?

E a indústria?: Apenas uma combinação diversificada e forte do setor primário, secundário e terciário permitem à economia crescer de forma sustentada e sustentável. Isso é mais importante do que hierarquizar a importância dos setores.

Chegou a hora da demissão?

Chegou a hora da demissão?: São precisas mais soluções para uma classe média empobrecida, cujo papel é essencial para o funcionamento da sociedade e que neste momento se limita a sobreviver.

Três ideias para o país

Três ideias para o país: O desenvolvimento das pessoas e das suas competências deve ter em conta o contexto e a cultura. Deve permitir promover a autonomia e a mobilidade social, a partir de balanços de competências e de uma maior personalização das políticas públicas.

Algures para além do arco-íris, muito lá para cima

Algures para além do arco-íris, muito lá para cima: Fomos construindo um novo normal, prolongado durante mais tempo do que a maioria de nós se atreveria a adivinhar, mas foi com incontido alívio que aos poucos readquirimos velhos hábitos.

Dois aviões - Consultar dados nas fotos

Macron ″surpreendido com métodos″ de Boris Johnson

Macron ″surpreendido com métodos″ de Boris Johnson: A tensão aumenta entre Reino Unido e França por causa da crise dos migrantes no Canal de Mancha. O governo francês cancelou o convite à ministra do Interior britânica, Priti Patel, para uma reunião e até Macron criticou publicamente o primeiro-ministro britânico

Lacão despede-se do parlamento ao fim de 38 anos com ″indisfarçável sentimento de orgulho″

Lacão despede-se do parlamento ao fim de 38 anos com ″indisfarçável sentimento de orgulho″: O deputado socialista salientou a "honra de ter podido servir o país".

Teste negativo será também exigido nas fronteiras terrestres, marítimas e fluviais

Teste negativo será também exigido nas fronteiras terrestres, marítimas e fluviais: Estas regras entram em vigor a partir das 00:00 de dia 01 de dezembro, data em que todo o território continental passa para a situação de calamidade.

Buscas no Tondela. Investigada transferência de jogador para o FC Porto

Buscas no Tondela. Investigada transferência de jogador para o FC Porto: Em causa estará a transferência do defesa internacional venezuelano Yordan Osorio para os dragões a meio da época 2017-18.

Limitação de contactos entre 2 e 9 de janeiro: teletrabalho obrigatório

Limitação de contactos entre 2 e 9 de janeiro: teletrabalho obrigatório: O Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira e anunciou que passa a ser obrigatório o certificado digital para entrar em restaurantes, alojamentos, eventos e ginásios. Teste negativo passa a ser obrigatório para entrar em Portugal.

TAP com prejuízos de mais de 627 milhões até setembro

TAP com prejuízos de mais de 627 milhões até setembro: Nos primeiros nove meses deste ano, as receitas da TAP "foram marcadas pela recuperação do tráfego de verão mas ainda 67% abaixo de 2019, com o Brasil a abrir fronteiras apenas no início de setembro e os EUA ainda fechados".

Temido pede desculpas ″do fundo do coração″ pelo que disse

Temido pede desculpas ″do fundo do coração″ pelo que disse: Ministra afirma que as suas palavras foram "mal interpretadas" e que nunca quis afirmar que era necessário contratar profissionais de saúde mais resilientes.

″A construção de uma Europa resiliente às catástrofes é uma necessidade que não podemos adiar″

″A construção de uma Europa resiliente às catástrofes é uma necessidade que não podemos adiar″

Ryanair instala base na Madeira e disponibiliza 350 mil lugares para dez destinos

Ryanair instala base na Madeira e disponibiliza 350 mil lugares para dez destinos: A companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair vai disponibilizar 350 mil lugares em dez rotas com ligação à Região Autónoma da Madeira em 2022, entre as quais Lisboa e Porto.

Novas medidas porque ″não estamos tão bem quanto queríamos estar″

Novas medidas porque ″não estamos tão bem quanto queríamos estar″: Férias escolares prolongadas, teletrabalho obrigatório durante uma semana depois da passagem de ano, uso obrigatório de máscara nos espaços fechados, necessidade de certificado para ir a restaurantes. O menu das novas medidas foi apresentado esta quinta-feira

Aviao da Tui (Consultar dados na Foto)

Segurança Social regista excedente de 859,5 milhões

Segurança Social regista excedente de 859,5 milhões: A Segurança Social registou um excedente de 859,5 milhões de euros até outubro, valor que compara com o saldo de 301,1 milhões de euros verificado nos primeiros 10 meses de 2020, segundo a Síntese da Execução Orçamental.

Rangel desvaloriza sondagens de última hora e lamenta falta de debate com Rio

Rangel desvaloriza sondagens de última hora e lamenta falta de debate com Rio: O candidato lamentou ainda que "não tenha havido debates" com Rui Rio. "Era importante ter havido um ou dois debates entre os dois candidatos e isso contribuiria para um maior esclarecimento dos nossos militantes".

2 aviões - consultar fotos

Black Friday: Guia para fugir aos truques dos sites fraudulentos

Black Friday: Guia para fugir aos truques dos sites fraudulentos: O JN deixa-lhe algumas sugestões sobre a forma de encontrar as promoções verdadeiras e evitar cair em contos de vigários.

O segredo da Dinamarca para ter poucas mortes por covid-19

O segredo da Dinamarca para ter poucas mortes por covid-19

Maioria dos internados nos Hospitais de Coimbra não estão vacinados

Maioria dos internados nos Hospitais de Coimbra não estão vacinados

Sócios do Paços de Ferreira aprovam saldo negativo superior a um milhão de euros

Sócios do Paços de Ferreira aprovam saldo negativo superior a um milhão de euros: Os sócios do Paços de Ferreira aprovaram em assembleia-geral, esta quinta-feira, por unanimidade, um saldo negativo de mais de um milhão de euros relativos ao exercício fiscal de 2020/21.

Camião cai da Ponte D. Luís em Almeirim

Camião cai da Ponte D. Luís em Almeirim

″Rapariga não te cales″: gritos contra a violência e em defesa das mulheres

″Rapariga não te cales″: gritos contra a violência e em defesa das mulheres: Centenas de pessoas participaram esta quinta-feira, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, numa marcha em Lisboa. "Machismo mata", "estar viva não devia ser uma conquista" e "rapariga não te cales" foram algumas das mensagens nos cartazes e faixas dos manifestantes, que lembram que há muita violência além da agressão física.

Novas regras levam Mira a cancelar festa de passagem de ano

Novas regras levam Mira a cancelar festa de passagem de ano

Receita fiscal do Estado sobe 4,5% para 36.020 milhões até outubro

Receita fiscal do Estado sobe 4,5% para 36.020 milhões até outubro: O Estado arrecadou mais 1.542,3 milhões de euros (+4,5%) em impostos até outubro, em termos homólogos, uma evolução justificada pelo desempenho do IVA, IRS e Imposto do Selo, segundo a Síntese da Execução Orçamental.

Segurança Social regista excedente de 859,5 milhões

Segurança Social regista excedente de 859,5 milhões: A Segurança Social registou um excedente de 859,5 milhões de euros até outubro, valor que compara com o saldo de 301,1 milhões de euros verificado nos primeiros 10 meses de 2020, segundo a Síntese da Execução Orçamental.

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

 

 adeus ao carvão

Fotografia Nuno Botelho Texto Ana Batalha Oliveira e Miguel Prado

Étriste”, desabafa André Cruz, engenheiro mecânico, 40 anos de vida, 14 de trabalho na central a carvão do Pego. A máscara, os óculos de proteção e o capacete conseguem tapar-lhe o rosto, mas a voz, meio trémula, não consegue esconder uma certa emoção quando, no frio entardecer junto aos carris, falamos deste fim de linha. Um adeus aos vagões que diariamente chegavam ao Pego e voltavam para Sines. Um ponto final para centena e meia de trabalhadores que hoje não sabem o que farão amanhã.

Foi pelas 7h15 da manhã de sexta-feira, 19 de novembro, que a central termoelétrica, em operação desde 1993, produziu o seu último megawatt hora (MWh) de eletricidade proveniente da queima de carvão. Vários trabalhadores que estavam na central nesse turno fizeram questão de gravar em vídeo os últimos minutos de vida do projeto. No parque na área nascente do complexo da central sobrou uma mancha negra, mas desapareceram os pedaços de energia fóssil que outrora ali se acumulavam à espera de serem recolhidos para os moinhos, antes de serem queimados para gerar energia elétrica.

A central explorada pela Tejo Energia vê o seu contrato de longo prazo expirar a 30 de novembro. Nos últimos meses os acionistas da empresa não se entenderam sobre o futuro a dar às instalações. O acionista maioritário, a Trustenergy (um consórcio que junta a francesa Engie e a japonesa Marubeni), defende um projeto de transição que passa pela torrefação de biomassa, que permitiria continuar a aproveitar as instalações atuais com necessidades mínimas de atualização tecnológica. O acionista minoritário, a Endesa, discorda e prefere que o ponto de ligação à rede sirva para produzir energia solar em larga escala, e aproveitá-la para produzir hidrogénio verde.

Encerrada a central a carvão, o Pego prosseguirá com a “irmã mais nova”, uma central de ciclo combinado que desde 2009 produz eletricidade a partir do gás natural. Esta infraestrutura, detida pela Elecgas (uma empresa detida em partes iguais pela Trustenergy e Endesa), prosseguirá pelo menos até 2035.


O terminal de descargas de carvão que vem de Sines por ferrovia.

É aqui o fim da linha. Quando a central estava mais ativa, era alimentada por uma dezena de navios que descarregavam carvão em Sines, que daí seguia para o Pego numa linha de caminhos-de-ferro dedicada. Chegaram a ser três a quatro comboios por dia. Segundo André Cruz, que durante anos trabalhou nas equipas de manutenção da central e que agora é chefe de produção operacional, as entregas de carvão costumavam acontecer à meia-noite, às oito horas da manhã e às quatro da tarde.

A última entrega de carvão foi já em janeiro de 2020. Desde então a instalação de recolha não mais funcionou. Os vagões, identificados com a marca Tejo Energia, permanecem estacionados na linha no complexo da central.


O depósito de carvão está agora vazio e os tapetes que o transportavam para a central parados.

O carvão que chegava ao Pego era armazenado num espaço a céu aberto, que chegava a acumular montes com 10 metros de altura, o equivalente a um edifício de três andares. O carvão era recolhido e transportado por tapetes até aos moinhos que tratavam de o reduzir a pó para ser queimado. O procedimento era automatizado e gerido a partir da sala de comando da central. O depósito está agora vazio.

Os terrenos cobertos de pó de carvão terão de ser descontaminados.

A vasta área em que o carvão era depositado no Pego está agora coberta de pó negro. Os responsáveis da Tejo Energia admitem que o uso continuado daqueles terrenos para armazenar carvão possa ter deixado alguma contaminação numa camada muito superficial, de 20 a 30 centímetros de profundidade.

Essa camada de terra terá de ser retirada, no quadro das operações de descontaminação que hão-de ser levadas a cabo, mas ainda sem data marcada. Os testes que a empresa vem fazendo no local e nas imediações da central indicam que não houve até hoje contaminação dos lençóis freáticos associada ao carvão.


Dentro da central o único ruído é agora o da aspiração para limpeza dos equipamentos.

Na nossa visita à central do Pego, há dias, começámos pelo exterior, mas visitámos também o coração desta termoelétrica. Carlos Ribeirinho, diretor executivo da Pegop, a empresa que faz a operação e manutenção da central, guia-nos no percurso pelas instalações. Pergunta-nos se já havíamos visitado alguma outra termoelétrica a carvão, para nos asseverar que a do Pego é particularmente limpa, muito mais limpa a comparar com outras.

Carlos Ribeirinho está ligado à central do Pego desde 2004. Vive em Lisboa, mas desloca-se à termoelétrica todas as semanas. “Há aqui uma nostalgia, uma tristeza de chegarmos ao fim de um ciclo”, aponta.


Construída na década de 1990, a central ficou definitivamente a zeros na sexta-feira.

A central tem dois grupos geradores, com uma potência total de 628 megawatts (MW). O primeiro entrou em funcionamento em março de 1993, o segundo em outubro de 1995. A construção da central foi viabilizada por um contrato de aquisição de energia (CAE), que garantia uma remuneração pré-determinada para a central, dando aos investidores o conforto de que teriam o seu retorno assegurado

O CAE foi a forma de captar investimento estrangeiro, que veio concorrer com uma hegemónica EDP. Instrumento semelhante foi concedido, também na década de 1990, à Turbogás (do grupo Trustenergy), para a central de ciclo combinado da Tapada do Outeiro.

O centro de comando do Pego.

Multiplicam-se os painéis, os computadores, as luzes e as cadeiras desocupadas, naquele que era o cérebro da operação. Daqui, vigiavam-se todos os processos, tinha-se o poder de interrompê-los ou pô-los em marcha, e, numa lógica mais complexa, assegurava-se o equilíbrio entre o calor da caldeira, o vapor produzido e a energia gerada, para que não existissem percalços.

Um dos poucos trabalhadores que ainda marcam presença nesta sala explica-nos que, sendo a central termoelétrica do Pego a mais recente do país, beneficiou do conhecimento que se foi acumulando em Portugal. “Temos um projeto aqui muito acima da maior parte das centrais da Europa”, garante.


Um dos dois grupos geradores da central.

No final do nosso percurso, encontramos o coração da fábrica. É aqui, num amplo pavilhão, que estão os dois grupos geradores da central, cada um com uma potência de 314 MW. E era aqui que era gerada a eletricidade a partir das turbinas que giravam a 3000 rotações por minuto, movidas pelo quente vapor (530 graus) resultante do aquecimento de água na caldeira da central, graças à queima do carvão. Era aqui o lugar de onde partia a energia elétrica para alimentar as casas dos portugueses


Sem carvão para produzir, o futuro dos trabalhadores é incerto.

Carlos Ribeirinho, 52 anos, trabalha na central do Pego desde 2004. A sua idade está em linha com a idade média dos trabalhadores da central. A partir de 30 de novembro, o futuro é incerto.

“Uma pessoa com 35 anos muda-se. Agora, com 52 anos, tem a vida de tal forma enraizada aqui que é difícil mudar. Por muito qualificadas que sejam, a maioria das empresas não empregam com estas idades”, explica o presidente executivo da Tejo Energia, José Grácio, ao mesmo tempo que se revela “cético” de que os critérios avançados pelo Governo no concurso para a reconversão da central resultem numa proteção efetiva dos trabalhadores.

André Cruz, residente em Abrantes, trabalha nesta central desde que saiu da faculdade. Está confiante de que, tendo em conta os seus 40 anos, poderá encontrar um novo emprego, se a futura solução para a central não abarcar os atuais trabalhadores. Mas tem esperança de que a força de trabalho se consiga manter, num cenário em que o futuro dono aposte na biomassa.

Não esconde as suas reticências quanto à forma como o país abraçou a transição energética, assinando a certidão de óbito do carvão. “A transição energética? Tinha que ser mais gradual. Tinha que ser uma coisa mais ponderada”, observa.


Aproveitar a biomassa da floresta em redor é uma das hipóteses de segunda vida do Pego.

Da central vê-se a vastidão no horizonte, e, ao mesmo tempo, a ausência de algo palpável. O concurso que definirá o futuro da central está em aberto (fechado mesmo está o capítulo do carvão: o projeto de reconversão terá obrigatoriamente de recorrer a energias renováveis), e assim vai permanecer até 17 de janeiro. Depois, terá ainda de decorrer o tempo necessário para avaliar as propostas entregues, apesar de as operações cessarem já no final de novembro.

O maior acionista, a Trust Energy, via na biomassa a melhor solução transitória, para aproveitar a infraestrutura e o conhecimento dos trabalhadores. Esperava manter desta forma 130 dos 150 funcionários. A esta tecnologia, queria juntar a energia solar e, num futuro mais distante, passar para a aposta nos combustíveis sintéticos ou no biometano. Esta última parte do projeto não está completamente definida. Foi este o plano apresentado ao Governo em julho, em resposta a uma solicitação do Executivo que havia chegado em maio. Mas a hipótese de um concurso já estava viva na esfera pública desde junho do mesmo ano, explicam os responsáveis, que não veem justificação para o Governo ter avançado com esta opção.

O acionista minoritário, a Endesa, quer investir aqui 600 milhões de euros no armazenamento através de baterias, no hidrogénio verde e numa central solar. Os restantes projetos e concorrentes são ainda uma incógnita.

As duas grandes colunas de refrigeração não serão demolidas no curto prazo.

Das duas torres de refrigeração que marcam a paisagem, já não sai mais o vapor que lhes adornava o topo quando a central a carvão estava em operação.

Os gases prejudiciais, como o dióxido de carbono, invadem a atmosfera a partir de outra torre, mais fina e de listas vermelhas, de forma invisível. O negrume das cinzas é evitado no Pego porque são recolhidas para serem reaproveitadas. Estas, assim como o gesso e a escória, que são subprodutos do processo de produção de eletricidade a partir do carvão, ainda poderão ser vendidos, agora que o principal negócio da central cessou.

Apesar do fim da produção a carvão, e mesmo que o projeto de produção a partir de biomassa não avance, as duas grandes colunas de refrigeração não serão implodidas, por se encontrarem demasiado próximas da central de ciclo combinado (em operação pelo menos até 2035) da Elecgas. O mesmo é válido para a chaminé de mais de 200 metros que durante anos emitiu CO2 para a atmosfera: continuará a fazer parte da paisagem.


José Grácio, presidente executivo da Tejo Energia, a dona da central a carvão do Pego.

Nas costas de José Grácio, estende-se inerte a central à frente da qual esteve nos últimos anos. Conta que, tecnicamente, era possível manter a operação por mais duas décadas, mas admite que, economicamente, não consegue avaliar o tempo que lhe restaria. Não tendo licença para continuar com a produção de eletricidade a carvão, tem mesmo de ficar por aqui.

O dia final “é um dia muito triste, e não tem nada a ver com o fim do carvão. As coisas podiam ter sido feitas de forma a que houvesse uma transição energética que levasse as pessoas. Que ninguém fosse deixado para trás”, defende José Grácio.

Agora, é do lado do Governo que estarão os esboços daquele que será o desenho escolhido para o futuro da central.