quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
Economia - Expresso - jornalista Rita Robalo Sousa
Economia
Rita Robalo Rosa
Jornalista
Da Efacec às decisões do BCE, os temas que vão marcar o dia
16 DEZEMBRO 2021
Bom dia!
A greve parcial dos trabalhadores da Efacec foi suspensa, mas ainda assim estes reúnem-se em plenário para discutir a sua situação laboral. Hoje é também dia de reunião sobre política monetária no Banco Central Europeu. Esta quinta-feira serão apresentadas duas iniciativas do PRR relativas à transição digital. Há ainda muita estatística vinda do Eurostat e resultados trimestrais de algumas multinacionais.
Efacec
Greve ficou para trás, mas trabalhadores da Efacec reúnem-se
Esta quinta-feira há um plenário de trabalhadores da Efacec. Inicialmente hoje era o último de três dias de greve parcial, mas esta foi suspensa na sequência da concretização do financiamento de 45 milhões de euros à empresa anunciado pelo Governo. Sem greve, os trabalhadores vão hoje discutir a sua situação laboral.
Há reunião no BCE
Hoje o Banco Central Europeu tem uma reunião de política monetária. A reunião poderá trazer algumas mudanças no programa de compra de dívida do banco central e, segundo a agência Bloomberg, o BCE irá anunciar que prevê que a inflação desça para menos de 2% em 2023. A confirmar-se, esta previsão confirmaria as declarações de Christine Lagarde (líder do BCE) de que a atual inflação é apenas "transitória", fazendo, assim, frente aos críticos que apelam por uma política monetária mais "apertada".
Transição digital em foco
O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, apresenta esta quinta-feira as iniciativas dos Bairros Comerciais Digitais e das Aceleradoras do Comércio Digital, que se incluem numa das componentes do Plano de Recuperação e Resiliência. A dotação destes investimentos ultrapassa os 100 milhões de euros e destina-se a promover e a apoiar a incorporação de tecnologia nos modelos de negócio das empresas. Por sua vez, as Aceleradoras do Comércio Digital procurarão apoiar a transição digital das empresas.
Um dia cheio no Eurostat
Está previsto que hoje o Eurostat divulgue dados estatísticos que vão da tecnologia à agricultura. Mais precisamente, esta manhã, teremos dados sobre o alojamento de curta duração em 2020, sobre as contas económicas da agricultura (primeiras estimativas de 2021), sobre o comércio internacional (referente a outubro), sobre o custo do trabalho (relativo ao terceiro trimestre) e sobre o uso de tecnologia nas famílias este ano na Europa.
É dia de resultados empresariais
Várias grandes companhias cotadas divulgam hoje os seus resultados trimestrais: a empresa de automóveis americana Rivian, a transportadora americana FedEx, a consultora com sede na Irlanda Accenture, e a empresa americana que desenvolve programas informáticos Adobe.
NOTÍCIAS E HISTÓRIAS A NÃO PERDER:
- Rendeiro, Salgado e Oliveira Costa: os crimes não são todos iguais. Descubra a diferença entre os banqueiros
- É oficial. Maioria das pensões sobem, no máximo, 8,9 euros em 2022. Saiba quanto vão subir as reformas
- Pandemia e plano de reestruturação cortam as asas à TAP. A companhia em números
- Fisco tem 22 mil milhões de impostos por cobrar. É metade da receita anual
- Contribuintes tornam-se donos diretos de 1,56% do Novo Banco (e virá aí mais)
E NA NOSSA RUBRICA ECONOMIA DIA A DIA:
- Vídeo: A TAP é a empresa que mais concentra ajudas públicas, mas nem isso tem sido suficiente. Na nossa rubrica multimédia "Economia dia a dia" conheça os números que retratam a companhia aérea portuguesa.
É o fim desta newsletter, mas pode continuar a acompanhar toda a atualidade económica na edição digital do Expresso. Tenha uma excelente quinta-feira.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário