sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022
AIRBUS BELUGA - Historial da sua invenção e entrada ao serviço
Airbus Beluga
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Beluga
Avião
Descrição
Tipo / Missão Aeronave extra grande de transporte de cargas volumosas, com motores turbofan, monoplano bimotor
País de origem França / Alemanha
Fabricante Airbus
Período de produção 1992–1999
Quantidade produzida 5
Custo unitário US$285 milhões
Desenvolvido de Airbus A300-600
Desenvolvido em Airbus Beluga XL
Primeiro voo em 13 de setembro de 1994 (27 anos)
Introduzido em setembro de 1995
Tripulação 2
Carga útil 47 000 kg (104 000 lb)
Especificações
Dimensões
Comprimento 56,15 m (184 ft)
Envergadura 44,84 m (147 ft)
Altura 17,24 m (56,6 ft)
Área das asas 258,80 m² (2 790 ft²)
Alongamento 7.8
Peso(s)
Peso vazio 86 000 kg (190 000 lb)
Peso máx. de decolagem 155 000 kg (342 000 lb)
Propulsão
Motor(es) 2 x turbofans General Electric CF6-80C2A8
Força de empuxo (por motor) 28 104 kgf (276 000 N)
Performance
Velocidade máx. em Mach 0,82 Ma
Notas
Volume de carga: 1 410 m³ (49 800 ft³)
Diâmetro da fuselagem: 3,95 m (13,0 ft) e 7,1 m (23,3 ft) no compartimento de carga
Dados de: Airbus[1]
Aviso
O Airbus A300-600ST (Super Transporter) ou Beluga é um avião cargueiro, desenvolvido com base no Airbus A300, capaz de transportar seções de fuselagem de outros aviões e grandes cargas. Entretanto, devemos mencionar que, uma vez que sua capacidade máxima de carga é de apenas 47 toneladas, ele leva carregamentos grandes em volume, nem tanto em peso.
A versão cargueira com grande capacidade volumétrica do Airbus A300-600 foi projetada para substituir os antigos e obsoletos Super Guppy da Aero Spacelines. Estes aviões foram, até a entrada em operação dos "Beluga" (como foram apelidados os A300-600ST) utilizados pela Airbus para transportar asas e fuselagens de suas aeronaves entre as fábricas situadas na Alemanha, França, Reino Unido e Espanha. O desenvolvimento do A300-600ST foi iniciado em agosto de 1991 e apenas três anos depois o primeiro protótipo fazia seu roll-out em Toulouse. O primeiro voo, em setembro de 1994, deu início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 voos de teste. A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em janeiro de 1996. A entrega da quarta unidade ocorreu em junho de 1998, quando finalmente os Super Guppy foram aposentados.
Essencialmente baseado no A300-600, possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem de pouso principal e cabine de comando. A principal mudança é a enorme fuselagem, equipada com uma porta tipo "clamshell" na frente, que obrigou um reposicionamento do cockpit. A cauda também foi modificada, com a utilização de pequenos estabilizadores verticais instalados nos horizontais. Entretanto, o estabilizador vertical original foi mantido. O leme ficou apenas no estabilizador vertical principal.
O controle e gerenciamento da frota de Belugas é feito pela SATIC, uma empresa formada em parceria entre a Aérospatiale e a DASA. Além de realizar o transporte de partes para a Airbus, a SATIC também oferece a grande capacidade volumétrica do avião (1400m3) para o transporte de cargas volumosas, o que acabou justificando a introdução em serviço de uma quinta aeronave, incorporada à frota em 2000.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário