quarta-feira, 4 de maio de 2022
5 coisas que importam hoje: Khashin, Mariupol, Covid-19, Combustíveis e Coreia
5 coisas que importam hoje: Khashin, Mariupol, Covid-19, Combustíveis e Coreia
Novo Dia CNN
qua, 04/05/2022 08:57
Newsletter CNN Novo Dia. 5 coisas que importam.
Qua, 04 mai 2022
A União Europeia anunciou, esta quarta-feira, um novo pacote de sanções à Rússia, onde se inclui a proibição de importação de todo o petróleo russo. Por cá continuam as contas aos preços do combustível: afinal, quanto baixaram? E quanto custariam sem o corte do imposto sobre os produtos petrolíferos? Estas e outras notícias para ler esta quarta-feira. Bom dia!
Por Andreia Miranda
A PSP reforça a partir desta quarta-feira a presença policial nas vias rodoviárias urbanas devido ao previsível aumento de peregrinos na estrada que se deslocam para Fátima. A operação “Peregrinação a Fátima 2022” vai decorrer até 15 de maio e tem como objetivo contribuir para o aumento da segurança rodoviária e dos peregrinos. [Foto: Associated Press]
1. Khashin
Khashin
Igor Khashin, o cidadão russo que tem estado sob polémica por suspeitas de ter ligações a Putin e de estar a acolher em conjunto com a Câmara Municipal de Setúbal refugiados da guerra, chegou a denunciar ao Kremlin a existência, em Portugal, de ucranianos que classificou como "elementos radicais". Em 2015, em entrevista ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Moscovo, o russo afirmava que a "a situação é definitivamente tensa" em Portugal perante a "grande onda de refugiados", vindas de várias zona da Ucrânia.
2. Mariupol
Mariupol
O governador de Donetsk anunciou, pouco passava das 7 da manhã em Lisboa, que já tinham saído mais autocarros de Mariupol a caminho de Zaporizhzhia. Na mensagem divulgada no canal de Telegram de Pavlo Kirilenko, podia ler-se que a coluna humanitária, que conta com o apoio das Nações Unidas e da Cruz Vermelha, deixou a região de Azov. Os autocarros vão fazer algumas paragens e, em Tokmak, os civis em carros particulares podem juntar-se à coluna. Na terça-feira, mais de cem civis chegaram a Zaporizhzhia depois de vários dias de viagem desde Mariupol.
3. Covid-19
Covid-19
A queda da obrigatoriedade da máscara em locais como escolas, supermercados ou centros comerciais já se começa a notar e, nas próximas semanas, o número de novos casos de covid-19 pode atingir os 15 mil por dia. A previsão é feita por Henrique Oliveira, professor do Instituto Superior Técnico, que diz ainda à CNN Portugal que esse número só se verificará caso se continuem a realizar testes de forma regular, o que nem sempre tem acontecido.
4. Combustíveis
Combustíveis
O governo desceu o imposto sobre os produtos petrolíferos, para atingir um efeito semelhante a uma descida do IVA de 23 por cento para 13 por cento. Mas, na realidade, numa ida às bombas a descida não é tão acentuada. Afinal, qual é o desconto nos combustíveis? Quanto custariam sem o corte do imposto? Contas feitas pelo Ministério das Finanças e enviadas à CNN Portugal mostram que, caso não tivesse existido mexida no imposto, atestar depósito de 50 litros custaria hoje mais 10 euros. Veja aqui as contas.
5. Coreia
Coreia
A Coreia do Norte lançou um possível míssil balístico em direção ao leste, naquele que é já o 14.º lançamento realizado por Pyongyang desde o início do ano. Segundo o Ministério da Defesa do Japão, o míssil voou cerca de 500 quilómetros e atingiu os 800 quilómetros de altitude. O lançamento, que ocorre a menos de uma semana da tomada de posse do presidente sul-coreano, Yon Suk-yeol, que prometeu ser mais restrito em relação ao vizinho do Norte, já foi condenado pelo Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul.
Acontece hoje
Guerra
O presidente do Conselho Europeu desloca-se à Moldova, uma semana depois dos Estados Unidos terem alertado para as tentativas de “aumentar as tensões” na região separatista moldova pró-russa da Transnístria, na fronteira com a Ucrânia.
Pedrógão
As alegações finais do julgamento para apurar eventuais responsabilidades criminais nos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, começam hoje no Tribunal Judicial de Leiria. O dia de hoje está reservado ao Ministério Público. As alegações finais começam às 09:30 pela procuradora da República Ana Mexia.
Contestação
Trabalhadores do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa, realizam um novo plenário em defesa do Acordo de Empresa e depois de uma audiência inconclusiva no Ministério do Trabalho.
Cultura
O Festival Internacional Literatura e Língua Portuguesa Lisboa 5L cumpre a terceira edição entre hoje e domingo, mas é a primeira verdadeiramente presencial, ocupando quase trinta espaços da cidade, depois de dois anos marcados pela pandemia da covid-19.
Banca
O Tribunal da Concorrência começa a julgar os recursos do Montepio e três ex-administradores às coimas aplicadas pelo Banco de Portugal por incumprimentos quanto a investimentos, nomeadamente em dívida da PT Finance.
"Se a Rússia usar a arma nuclear, acaba com a Humanidade, não com a guerra"
Dmitri Mouratov, jornalista russo e Prémio Nobel da Paz 2021
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário