Como foi construído o túnel sob
o canal da Mancha?
Ele foi construído abaixo do
leito do mar, no subsolo, e não dentro d’água, como muita gente pensa.
Inaugurado em maio de 1994, o túnel do canal da Mancha liga a França e a
Inglaterra e tem 51 quilômetros de extensão. Após consumir seis bilhões de
dólares, ele se tornou a obra mais cara do mundo paga inteiramente com dinheiro
privado. Tão ou mais difícil que escavar o túnel foi levantar esse dinheiro
todo e coordenar um consórcio de dezenas de empreiteiras, bancos, investidores
e acionistas - e tudo isso lidando com a cultura e as leis de dois países
diferentes. "Embora os desafios de engenharia tenham sido os mais
alardeados, na verdade foram os mais fáceis de superar. Claro que não devemos
subestimá-los, mas os problemas de financiamento, logística, ambiente e de
política para levar a cabo um projeto gigantesco como esse foram entraves
complicadíssimos", diz o engenheiro John Neerhout Jr., diretor executivo
do projeto para a empresa encarregada da concessão do túnel.
O feito é ainda maior se
considerarmos que havia mais de 200 anos que se tentava viabilizar essa idéia.
No início do século 19, o projeto de um túnel entusiasmou Napoleão, o imperador
francês na época, mas os ingleses, temendo que a passagem facilitasse uma
invasão da Grã-Bretanha, não deixaram a coisa ir adiante. Aliás, esse medo dos
militares ingleses foi o maior obstáculo à construção do túnel até o fim da
Segunda Guerra Mundial (1939-45). Em 1984, finalmente, os dois países assinaram
um tratado autorizando a obra e, em 1987, ela teve início. Quatro anos depois,
um tempo recorde, operários franceses e ingleses se encontraram nas profundezas
do subsolo e abriram um champanhe para comemorar o feito. Os túneis, que foram
sendo cavados de um lado e de outro do canal, estavam apenas poucos centímetros
desalinhados. Um verdadeiro prodígio de precisão.
Feito da engenhariaObra
passa 50 metros abaixo do leito do mar
1 - O túnel foi escavado numa
camada de greda calcária - uma espécie de giz. Em média, ele fica 50 metros
abaixo do leito do mar do Norte. Estudos geológicos, com sonares, radares,
perfurações e explosões de dinamite, procuraram o trajeto mais seguro para o
túnel. Entre 1958 e 1987, foram feitas 94 perfurações geológicas na região
2 - A escavação foi feita com um
equipamento chamado TBM, sigla em inglês para "Máquinas Perfuradoras de
Túneis". Monstruosas toupeiras robóticas com 8 metros de diâmetro, as TBM
eram telescópicas, ou seja, podiam encolher e se estender. Totalmente estendidas,
elas alcançavam 200 metros de comprimento, ou dois campos de futebol
3 - Três túneis foram
perfurados. Pelos dois externos, passam trens, um em cada sentido. O do meio
serve para operações de manutenção e como saída de emergência. A cada 375
metros, passagens ligam os três túneis. Em dois pontos do trajeto, há enormes
cavernas que permitem aos trens mudarem de um túnel para outro, em caso de
necessidade
4 - A cada 1,5 metro de
escavação, os túneis eram revestidos com um anel pré-moldado de concreto,
dividido em segmentos e montado na hora. Em algumas partes, os vãos entre os
anéis e as paredes dos túneis escavados eram preenchidos com cimento líquido. A
montagem de um só anel levava 50 minutos
5 - A cada 250 metros, foram
construídos pequenos dutos ligando a parte superior dos dois túneis principais.
Tais dutos são importantes para aliviar a pressão do ar produzida pelo rápido
deslocamento dos trens
6 - Depois de os túneis estarem
escavados e revestidos, era feita toda a montagem dos sistemas elétrico e de
segurança. Diversas bombas retiram água que vem de infiltrações e encanamentos
de água fria controlam o calor provocado pelo atrito dos trens, criando uma
temperatura confortável no interior dos túneis
7 - Os dois túneis principais
são percorridos pelo Eurostar - um trem-bala para carga e passageiros - e pelo
Euro Tunnel - um trem especial capaz de transportar motoristas com seus
automóveis. A travessia leva 35 minutos e é a forma mais rápida de se viajar
entre os dois países, pois de avião se perde muito tempo nos aeroportos
E a terra escavada?Inglaterra
"cresceu" quase 370 mil m²
A terra calcária que foi
escavada para a construção dos três túneis era levada para a superfície em uma
combinação de bombas, vagões, esteiras e tratores. Mas o que foi feito com ela?
A terra serviu para cobrir certas áreas litorâneas. Com os restos da
construção, só a Inglaterra ganhou em seu território quase 370 mil metros
quadrados, o equivalente a 53 campos de futebol. Hoje, esse aterro é uma área
de lazer, usada para passeios, piqueniques e pesca.
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