domingo, 20 de março de 2022
Qual a importância de MARIUPOL? Nota do Blog: Muito bem explicado. A ambição da Rússia de dominar o mundo é incontrolável, só uma intervenção divina poderá pôr fim a esta paranoia.
Sete corredores humanitários esperados este domingo
Mariupol é uma das cidades visadas pela abertura de sete corredores humanitários, previstos para este domingo, para permitir a saída de populações de cidades fustigadas pelos combates. Outros corredores aliviarão Kiev, Kharkiv e Donetsk, noticia a publicação “The Kyiv Independent”.
há 1 hora
Rússia anuncia nova utilização de mísseis supersónicos
LusaAutor.jpg
LUSA
A Rússia anunciou este domingo, pelo segundo dia consecutivo, que utilizou mísseis hipersónicos na Ucrânia, desta vez para destruir uma reserva de combustível do exército ucraniano no sul do país.
“Uma grande reserva de combustível foi destruída por mísseis Kalibr, disparados do Mar Cáspio, bem como mísseis balísticos hipersónicos disparados pelo sistema aeronáutico Kinjal do espaço aéreo da Crimeia”, disse o Ministério da Defesa num comunicado, citado pela agência francesa AFP.
O ministério acrescentou que o ataque ocorreu na região de Mykolayiv, mas não especificou a data. E esclareceu que o alvo destruído foi “a principal fonte de combustível para os veículos blindados ucranianos” colocados no sul do país.
09h35
Qual a importância de Mariupol?
MARGARIDA MOTA
A batalha pelo controlo de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, transformou-se num banho de sangue com a Rússia a não poupar civis abrigados em edifícios como um teatro e uma escola de arte.
Este domingo, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o cerco russo à cidade ficará na história “por crimes de guerra”. Por que razão é tão importante esta cidade?
Ribeirinha ao Mar de Azov, que permite a saída para o Mar Negro, é um dos portos mais importantes para a Ucrânia.
Não muito longe de Mariupol, para leste, fica Donetsk e Luhansk, as regiões separatistas que a Rússia reconheceu como independentes, três dias antes de invadir a Ucrânia. Para ocidente, fica a península da Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.
Controlar Mariupol dará à Rússia o controlo sobre um grande corredor terrestre junto ao mar. Na prática, permitirá que a Crimeia fique em contacto direto com a Rússia Continental, facilitando o trânsito de pessoas e o abastecimento da península.
Atualmente, esse contacto processa-se por duas pontes paralelas com mais de 18 km de comprimento, construídas pela Rússia sobre o estreito de Kerch e que ligam a Crimeia e à região russa de Krasnodar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário