quinta-feira, 10 de março de 2022
Avião furtivo F-117 - Lockheed F-117 Nighthawk | Nota do Blog: Assisti ontem na TV a um programa muito bem feito, sobre este espectacular avião e seu grande êxito na Guerra do Iraque
Era tão furtivo, que as baterias antiaéreas do Iraque, quando o avião atacava e originava uma destruição cirúrgica, começavam a disparar às cegas, à doida, e nunca acertaram num avião F-117!
Lockheed F-117 Nighthawk
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
F-117 Nighthawk
Bombardeiro
Um F-117 em pleno voo
Descrição
Tipo / Missão Bombardeiro estratégico e de ataque furtivo, monoplano bimotor
País de origem Estados Unidos
Fabricante Lockheed Corporation
Período de produção 1983-?
Quantidade produzida 64 (5 YF-117As, 59 F-117As)
Custo unitário US$42.6 milhões (custo de voo)
US$111.2 milhões (custo médio)
Desenvolvido de Lockheed Have Blue
Primeiro voo em 18 de junho de 1981 (40 anos)
Introduzido em outubro de 1983
Aposentado em 22 de abril de 2008
Variantes F-117N "Seahawk"
Tripulação 1
Especificações
Dimensões
Comprimento 20,09 m (65,9 ft)
Envergadura 13,20 m (43,3 ft)
Altura 3,78 m (12,4 ft)
Área das asas 73 m² (786 ft²)
Alongamento 2.4
Peso(s)
Peso vazio 13 380 kg (29 500 lb)
Peso carregado 23 800 kg (52 500 lb)
Propulsão
Motor(es) 2 x turbofans General Electric F404-F1D2
Força de empuxo (por motor) 4 894 kgf (48 000 N)
Performance
Velocidade máxima 993 km/h (536 kn)
Velocidade máx. em Mach 0,92 Ma
Alcance (MTOW) 1 720 km (1 070 mi)
Teto máximo 13 716 m (45 000 ft)
Armamentos
Bombas 2x bombas do tipo Mk-84, GBU-10 Paveway II, GBU-12 Paveway II, GBU-27 Paveway III, BLU-109, Mk-61 ou WCMD
Notas
Dados de: USAF National Museum,[1] U.S. Air Force[2]
Lockheed F-117 Nighthawk é um caça-bombardeiro furtivo de um só assento, bimotor, desenvolvido pela divisão de projetos secretos denominada Skunk Works da Lockheed e operado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). O F-117 foi baseado no demonstrador de tecnologia Have Blue e foi o primeiro avião operacional a ser projetado em torno da tecnologia furtiva. O voo inaugural do Nighthawk ocorreu em 1981 e a aeronave alcançou sua capacidade operacional em 1983.[3] O Nighthawk ficou envolto em segredo até ser revelado ao público em 1988.[4]
O F-117 foi amplamente divulgado por seu papel na Guerra do Golfo de 1991. Embora fosse comumente referido como o "caça stealth", era estritamente um avião de ataque. Os F-117 participaram no conflito na Iugoslávia, onde um foi derrubado por um míssil terra-ar (SAM) em 27 de março de 1999; foi o único Nighthawk a ser perdido em combate. A Força Aérea dos EUA retirou os F-117 em 22 de abril de 2008, principalmente devido ao F-22 Raptor. Sessenta e quatro F-117 foram construídos, 59 dos quais eram versões de produção, sendo os outros cinco demonstradores/protótipos.[5]
Índice
1 História
2 Combate
3 Cultura
3.1 Alcunhas
4 Ver também
5 Referências
6 Ligações externas
História
Cockpit do F-117.
A aprovação para a produção do F-117A foi emitida em 1978 com um contrato atribuído à Lockheed Advanced Development Projects, em Burbank na Califórnia, como um projecto de alto sigilo. O primeiro voo foi realizado em 1981, apenas 31 meses após a decisão da produção em massa. O primeiro F-117A saiu em 1982 e a sua capacidade operacional estabelecida em outubro de 1983. O último avião seria entregue no verão de 1990. A Força Aérea dos Estados Unidos negou a sua existência até 1988 e, em abril de 1990, um exemplar foi exibido em público na Base Aérea de Nellis, em Nevada, atraindo dezenas de milhares de espectadores.
Há quem diga que esse avião foi desenvolvido secretamente na área 51, área militar restrita no deserto de Nevada.
Combate
Canopi de um F-117 abatido durante o bombardeio da OTAN sobre a Iugoslávia em 1999.
O F-117 tem sido utilizado várias vezes em guerras contemporâneas. A sua primeira missão real foi no Panamá, na Operação Justa Causa, em 1989. Durante a invasão, o F-117 largou duas bombas na base de Rio Hato. Mais tarde, durante a Guerra do Golfo, largou bombas inteligentes em alvos iraquianos. Tem sido utilizado, desde então, na Guerra do Kosovo em 1999, no Afeganistão e na Invasão do Iraque.
Cultura
No jogo Call of Duty: Black Ops 2 de 2012, desenvolvido pela Treyarch, o F-117 Nighthawk foi adicionado com o nome de Lodestar. Para desbloqueá-lo é necessário estar na Patente nível 12, e para consegui-lo precisa-se de 1500 pontos das séries de pontuação na partida. Sua função é disparar misseis teleguiados por uma luz infra-vermelha em direção ao alvo inimigo que está mirando. Esse avião aparece no jogo Dai Senryaku VII: Exceed, se você jogar como os Estados Unidos. [carece de fontes]
Alcunhas
Prévia ao seu batismo com o nome oficial, os engenheiros e pilotos de testes referiam-se a este avião, que seria escondido da luz do dia para evitar os satélites Soviéticos, como "Barata", por vezes ainda usado. Outra alcunha muito utilizada é "Wobblin' Goblin", devido à instabilidade do avião a velocidades reduzidas, especialmente durante reabastecimentos aéreos.
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