sábado, 4 de janeiro de 2014

REVISTA SÁBADO = MAU TEMPO

REVISTA SÁBADO

Alerta para fim de semana de mau tempo






País será fustigado por ventos fortes, chuva, agitação marítima e neve nas terras altas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu, esta sexta-feira, avisos meteorológicos para o fim de semana devido à agitação do mar, rajadas de vento até 100 km/h e precipitação, que será de neve nas terras altas.

Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 12h00 de sexta-feira e as 06h00 de domingo, devido à agitação marítima, com ondas de noroeste entre cinco e sete metros.

Também os distritos de Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso laranja, entre as 06h00 de sábado e a mesma hora de domingo, devido à agitação do mar, com ondas de noroeste entre os cinco e os seis metros. 

Ao longo de sexta-feira e da madrugada de sábado, estes distritos estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, devido à agitação do mar, com ondas de noroeste entre quatro e cinco metros.

O IPMA colocou sob aviso amarelo, os distritos de Bragança, Braga, Aveiro, Guarda, Vila Real, Viseu e Coimbra, devido ao vento forte, com rajadas de 100 km/h nas terras altas e 80 km/h no litoral, entre as 03h00 e as 09h00 de sábado.
O aviso vigora também para o Porto, Viana do Castelo e Leiria, com rajadas de 80 km/h no litoral e 100 km/h nas terras altas, entre as 03h00 e as 12h00 de sábado, e para Lisboa, Setúbal e Beja, entre as 06h00 e as 12h00 de sábado, com rajadas de 80 Km/h no litoral e de 100 km/h no mesmo horário nas terras altas de Portalegre.

O aviso amarelo foi ainda emitido devido a precipitação, com aguaceiros por vezes fortes de granizo acompanhados de trovoada e rajadas fortes, entre as 0h00 e as 13h00 de sábado, no Porto e Aveiro. Para Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Viseu está prevista a queda de neve nas regiões acima dos 800 metros.
Guarda e Bragança estão sob aviso amarelo, entre as 0h00 e as 13h00 de sábado, devido à queda de neve em cotas acima dos 800 metros.

Também a Marinha Portuguesa alertou, esta sexta-feira, através de um comunicado divulgado no site, para o agravamento do estado do mar durante o fim de semana, que deverá manter-se até meio da próxima semana.

"A Marinha alerta toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a atenção no cumprimento escrupuloso de todos os procedimentos e regras de segurança no mar", pode ler-se na nota divulgada.

[ler mais]

Segundo a Marinha, o agravamento do estado do mar "será gradual durante todo o fim de semana e até meio da próxima semana, atingindo o seu máximo na segunda-feira, dia 06 de Janeiro".

Oito barras marítimas estão fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com o site da Marinha Portuguesa. As barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido ao estado do mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário