sábado, 16 de abril de 2022

Maior navio movido a energia eólica do mundo pode levar 7 mil veículos

Maior navio movido a energia eólica do mundo pode levar 7 mil veículos Navio tem velas que chegam a 80 metros de altura e que aproveitam melhores condições dos ventos 1 min de leitura
19/10/2020 REDAÇÃO; FOTOS DIVULGAÇÃO/WALLENIUS MARINE Maior navio movido a energia eólica do mundo pode levar 7 mil veículos (Foto: Divulgação/Wallenius Marine) O cargueiro sueco Oceanbird será a maior embarcação eólica do mundo, com capacidade para transportar 7 mil veículos. O navio, de 650 pés (cerca de 200 metros) e 35 mil toneladas, possui cinco "velas de asa" telescópicas que podem chegar a 80 metros de altura e girar 360 graus sem se tocarem. LEIA MAIS Turbinas em formato de árvores geram energia eólica Finlândia revela plano para se tornar livre de carbono até 2035 Califórnia se compromete a gerar 100% de energia limpa até 2045 Maior navio movido a energia eólica do mundo pode levar 7 mil veículos (Foto: Divulgação/Wallenius Marine) Velas podem gira a 360 graus sem se tocarem (Foto: Divulgação/Wallenius Marine) “No topo do mastro, a embarcação estará a mais de 100 metros acima da superfície da água. A direção e a velocidade do vento mudam bastante nesse ponto tão alto. As velas de asas rígidas têm a vantagem de fornecer desempenho e durabilidade superiores em comparação com as velas macias", explica o arquiteto naval e gerente de projeto de pesquisa da Wallenius Marine, Mikael Razola, ao site oficial do estaleiro. Maior navio movido a energia eólica do mundo pode levar 7 mil veículos (Foto: Divulgação/Wallenius Marine) Para se chegar à melhor forma de aproveitar o vento, sensores foram colocados no topo de vários navios durante viagens pelo Atlântico, coletando dados sobre a velocidade e mudanças de sentido até 200 metros acima do nível do mar. "Podemos realmente aproveitar a força do vento de uma maneira muito eficiente, onde as diferentes partes do casco e das velas trabalham juntas, aumentando o desempenho da embarcação", continua. A embarcação emitirá 90% menos CO2 do que os navios convencionais que fazem a mesma função - a emissão não é totalmente reduzida porque ele contará com motores para manobras de entrada e saída dos portos e emergências. Segundo a Organização Marítima Internacional (IMO), o transporte marítimo foi responsável por 2,89% das emissões globais de gases de efeito estufa em 2018.

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