domingo, 14 de agosto de 2022
DISSERTAÇÃO sobre o tema AMAR- Texto de Henrique Manuel de Almeida Cayolla
Vou abordar o tema em assunto, mas não vou referir o âmbito espiritual, porque, por um lado não tenho competência para tanto, deixando isso para os especialistas, e por outro lado, lembrando apenas que DEUS, AMAR A DEUS, está acima de todas as coisas, é um dever para qualquer crente.
Passo então a abordar apenas o âmbito terreno, em 4 vertentes:
1 - Buscando a experiência pessoal que tenho, EM AMAR E SER AMADO em relação ao nosso semelhante
2 - Buscando programas excelentes que tenho visionado através da TV: AMAR OS ANIMAIS, AMAR OS VEGETAIS, AMAR A NATUREZA COMO UM TODO.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Desenvolvimento:
1 - AMAR o nosso semelhante, nomeadamente entre esposos. Mas qual é o significado de AMAR? Recordando o que eu aprendi na disciplina de Filosofia, no curso liceal, em que fui um aluno com muito bom aproveitamento, AMAR É QUERER O BEM DO "OBJECTO" AMADO, é desejar toda a felicidade e bem-estar, é procurar ajudar, apoiar, adivinhar as necessidades do outro ser, é estar sempre presente na vida dele e contribuir com as suas atitudes para essa felicidade, é respeitar o outro, ampará-lo nas vicissitudes, ter a alegria de comungar com ele os seus êxitos, compreendê-lo e aceitá-lo. Isto implica muitas vezes uma renúncia pessoal a determinados parâmetros.
Um casamento têm êxito se isto for observado.
2 - A - Amar os animais. Tenho visionado programas espectaculares, em que há pessoas que fazem o impossível para, a partir de um animal que está sub-nutrido, cheio de doenças visíveis exteriores, cheio de males de saúde interiores, um autêntico farrapo, triste, desconfiado de tudo, empenham-se em recuperá-lo e dar-lhe uma nova vida, de tal forma que, quando ele está recuperado, não têm coragem de o dar para adopção e ficam com ele até ele existir! É comovente constatar a alegria do animal e a gratidão para o humano.
Em determinados condados americanos, há organizações que vão descobrir, pesquizando, onde há publicamente animais abandonados , e recuperam-nos arranjando-lhes donos. Extraordinário o coração de tantos e tantos humanos!
Há até um caso passado em Portugal, nos Açores, que uma velejadora mundial, que passou 4 vezes em S.Miguel, se apaixonou pelo que considera o paraíso na terra, comprou lá um terreno, casou com um homem de pensamento idêntico, e montou UM SANTUÁRIO DE BURROS, em que os animais não carregam as pessoas, não puxam carroças ou arados ,e vivem em liberdade!
2 - B - Amar os vegetais. Há pessoas que se isolam em sítios nos quais aprenderam, que podem ser muito úteis, descobrindo doenças que destroem muita espécie de vegetais, desde simples musgos, líquenes, plantas rasteiras, até arbustos e árvores. Uma das pessoas que foi entrevistada, disse que chega a percorrer dezenas de kms, a pé, sozinha, pela floresta, ou nas margens de rios. Disse que sente uma paz incrível e um bem estar altamente compensativo.
2 - C - Amar a Natureza, no seu todo. Há muita gente que advoga que Deus deu-nos a Natureza e nós temos obrigação de a amar, conservar e respeitar.
Entrevistados descrevem que andam kms e kms , até chegar a locais onde não há vida humana, e a Natureza transmite-lhe uma paz, uma sensação de bem-estar, onde se ouve só os pássaros, o vento a sibilar nos ramos das árvores. Amam a Natureza no seu todo! Estou constantemente à procura de programas desse tipo.
E pronto, por hoje fico por aqui. Espero ter-lhes sido útil.
Passem bem e sejam felizes
Henrique Manuel de Almeida Cayolla
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário