sexta-feira, 26 de agosto de 2022
Porto de Leixões pioneiro em Portugal em tecnologia ECOncrete a aplicar no quebra mar. Produzidos pela Etermar – Engenharia e Construção, S.A., os Tetrápodes são estruturas de betão modelares, :
Porto de Leixões pioneiro em tecnologia ECOncrete
24/08/2022
Tretapodes ECOncrete
Por Leça da Palmeira
Unidades de Tretápodes do quebra mar suportam biodiversidade marinha
AAPDL vai implementar, pela primeira vez em Portugal, a tecnologia ECOncrete nas unidades de tetrápodes que vão ser colocadas no Porto de Leixões, mais concretamente no quebra mar. Produzidos pela Etermar – Engenharia e Construção, S.A., os Tetrápodes são estruturas de betão modelares, compostas por quatro extensões proeminentes, ou seja, quatro pés. Este formato é concebido para dissipar a energia incidente das ondas e evitar a sua movimentação, pois ficam encaixados evitando o deslizamento para a água.
A novidade na produção destes ECO-tetrápodes de 40t, é que foram concebidos utilizando a tecnologia da ECOncrete, um fornecedor de tecnologia de bio-fortalecimento para betão, que integrou com sucesso, aditivos, agentes de textura e revestimentos no processo de produção do betão, que vão favorecer a fixação e desenvolvimento de espécies na superfície do betão dos tetrápodes, contribuindo para incrementar a biodiversidade marinha, mantendo a integridade e resistência destes elementos maciços que revestem o quebra-mar do porto de Leixões.
Para a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo esta medida está alinhada com a estratégia de Sustentabilidade que a APDL está a promover.
Para Nuno Araújo, “esta é mais uma medida importante que corrobora a aposta da APDL na sustentabilidade ambiental, porque estas estruturas, criadas com esta tecnologia, vão fortalecer a frente costeira mas também a biodiversidade marinha, ou seja vão contribuir para a melhoria dos ecossistemas aquáticos e a sua resiliência face às alterações climáticas”.
A APDL torna-se pioneira na utilização desta tecnologia nos ECO-tetrápodes que vão ser colocados no quebra mar do Porto de Leixões, que recorde-se está a sofrer uma obra de prolongamento, uma empreitada de grande importância para o aumento de competitividade do Porto.
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