terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Inteligente filosofia de vida : Um frasco e o seu conteúdo


INTELIGENTE FILOSOFIA DE VIDA: «UM FRASCO E O SEU CONTEÚDO»

Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande vazio, que tinha sido de maionese, e começou a enche-lo com bolas de golfe.
A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que "sim".
O professor tomou então uma caixa de fósforos e a vazou dentro do frasco. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que "Sim".
.Logo, o professor pegou uma caixa de areia e a vazou dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o Prof. questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um "Sim" retumbante.
O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião.

Quando os risos terminaram, o professor comentou: "Quero que percebam que este frasco é a vida.
.-- As bolas de golfe são as coisas importantes, como Deus, a família, os filhos, a saúde, os amigos, as coisas que te apaixonam. São coisas que, mesmo que perdesses tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia.
-- Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro, etc.
-- A areia é tudo o resto, as pequenas coisas.
"Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe.
 O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Presta atenção às coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades, e o resto é só areia.
"Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: Então e o que representa o café? O Prof. sorriu e disse: " Ainda bem que perguntas! Isso é só para lhes mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, sempre há lugar para tomar um café com um amigo. “.

Quando as coisas da vida te parecerem demasiadas, lembra-te do frasco, seu conteúdo e o café.

Sem comentários:

Enviar um comentário