segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Crónica Nº 160 - Incêndios na Floresta, por Henrique de Almeida Cayolla

http://pt.scribd.com/doc/181473696/Cronica-N%C2%BA-160-Incendios-na-floresta

3 comentários:

  1. Todos os anos Portugal sofre a praga dos incêndios e consequentemente gasta-se verbas, faz-se poluição, dá-se o cabo dos sistemas e nichos florestais, prejudicando as populações e empobrecendo o país. As medidas aqui apresentadas sem dúvida é o mínimo que as entidades oficiais, as Câmaras Municipais, Juntas das Freguesias, a Administração Interna, deveriam há muito implementar, mas, em vez disso, estas entidades passam mais tempo nos gabinetes e nas reuniões, suponho eu, do que arranjar um plano pratico engajando os interessados e os populares localmente, isto dá a entender que, por trás dessa inércia operacional in loco, talvez haja interesses que haja incêndios, cujo resultado pode ser que favoreça certos setores intervenientes.

    ResponderEliminar
  2. Trofa, 4 de Novembro de 2013

    Assunto: «Incêndios na floresta» - Ideário, Linha de actuação. CARTA ABERTA



    MUITO BOA TARDE,

    Solicito que após a leitura deste texto de introdução, seja aberto o anexo, o qual contém a CARTA ABERTA, referindo a quem ela é dirigida, e a quem é dado conhecimento.

    Numa atitude de cidadania, venho apresentar um Ideário e uma linha de actuação que recomendo vivamente,

    solicitando uma atenta leitura para o seu conteúdo. Não é a "descoberta da pólvora", mas já será "o ovo de colombo".

    Todo este trabalho deu-me bastante que fazer e ocupou-me muito tempo, mas tem como base ideias que são perfeitamente plausíveis de colocar em prática, vividas experimentalmente por mim.

    Tem como grande aliciante não acarretar custos adicionais, tratando-se de pura e simplesmente IMPLEMENTAR as medidas recomendadas, e ter a disciplina e a determinação de as aplicar sem desvios, e com um controle apertado, para conseguir que todas as pessoas envolvidas entendam que é uma tarefa a que não se pode fugir.

    Como cidadão trofense, sentiria uma grande realização e satisfação, de poder constatar que a TROFA estava a dar um grande exemplo a nível nacional, para profilacticamente, enfrentar o terrível e destruidor mal dos Incêndios nas Florestas.

    A bem do concelho da Trofa e de Portugal

    Com os meus cumprimentos

    Henrique de Almeida Cayolla

    ResponderEliminar
  3. No comentário anterior está reproduzido O TEXTO DE INTRODUÇÃO que acompanhava a minha Carta Aberta desta crónica, dirigida aos órgãos do Poder Local e Poder Central, cujos nomes podem ser conferidos logo aberta a Crónica.

    ResponderEliminar