quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Língua portuguesa no Parlamento da Galiza


INSTITUTO INTERN. DA LÍNGUA PORTUGUESA NO PARLAMENTO DA GALIZA

Do Observatório da Língua Portuguesa e da Associaçom Galega da Língua (Galiza, Espanha)
8 de novembro de 2013
...
A Presidente do Parlamento da Galiza recebeu, no 7 de novembro, o diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Gilvan Müller de Oliveira, em ato oficial.
Membros da Academia Galega da Língua Portuguesa, integrantes da Comissão Promotora da Iniciativa Legislativa Popular Paz-Andrade (do ensino público de Português como Segunda Língua na Galiza), e do Conselho da Cultura Galega participaram também da reunião.
Após a recepção pela presidente, Pilar Rojo, uniram-se os representantes dos grupos parlamentares (Partido Popular, Partido Socialista Operário Espanhol, Alternativa Galega de Esquerda e Bloco Nacionalista Galego). No encontro, Gilvan Oliveira mostrou a disponibilidade do IILP para apoiar as iniciativas relacionadas com a promoção da língua portuguesa, explicando diversas hipóteses de colaboração, entre as quais a criação de roteiros específicos para o aprendizado de português na Galiza, no quadro do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE).
A presidente do Parlamento e os representantes dos grupos parlamentares agradeceram a visita do diretor-executivo do IILP, e louvaram o esforço da Comissão Promotora da Iniciativa Legislativa Popular Paz-Andrade na procura de consensos.

A seguir, Gilvan Oliveira manteve um encontro com o diretor geral de Política Linguística do Governo Autónomo Galego, Valentín García, em que conversaram sobre possíveis vias de colaboração.

 Esta visita reveste uma especial importância, por ser a primeira vez que é recebido oficialmente na Galiza um diretivo de um organismo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e por produzir-se no contexto tramitação parlamentar da “Lei Paz-Andrade para o Aproveitamento da Língua Portuguesa e Vínculos com a Lusofonia”, cuja aprovação se prevê unânime, no decurso dos próximos dois meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário