terça-feira, 5 de novembro de 2013

"MEU MAR DO NORTE" - poema da autoria de Maria José dos Santos Leite, com fotos e vídeos de Henrique Almeida Cayolla.


 Introdução: Para viver o belo momento que inspirou a autora a criar o poema, visione previamente estes vídeos.( Não se aconselha a ampliação, porque perde qualidade).

 
Meu Mar do Norte

Olhava o mar forte,

O meu mar do norte.

Revolto, belo e possante

Com sua ondulação constante,

Meu mar do norte, como é belo,




 Como é misterioso e singelo.
 
 Nuvens densas, brancas,

Misturadas com outras tantas,

Lá longe está o mágico farol,

sobre ele e as águas brilha o Sol.

Sinto as ondas a abraçarem-me,

Bolhas brancas reluzentes delas saem,

Na areia pedrinhas debaixo do sol a brilhar,

E as ondas nelas a rebentar,

Ondas fortes e gigantes,

Nos fazem ouvir vozes bem distantes.

Vozes de nossos ancestrais avós,

Vozes nos falam, que não estamos sós.

Então ergo os braços ao céu,

Sou envolvida por sedosas gotas como num véu.

Como se nelas dançassem,

Fadas ninfas, sereias, muito ser mágico,

O fascínio e beleza são tantos,

Que se esquece o mar trágico.
Um bando de gaivotas passa,

Sinto-me envolvida por abençoada graça


E aquela luz radiante,

Cria magia entre o céu e a Terra,

Naquele belo instante,

Mais parece uma legião de anjos ali estar,

E sinto-me abraçada por aquele mágico mar!



Autora:
Maria José dos Santos Leite


Publicado em 5 de Novembro de 2013

Fotos e vídeos de Henrique de Almeida Cayolla

 

2 comentários:

  1. Muito obrigada amigo Henrique, este poema com o vídeo e as fotos ganhou vida e mais ainda, conseguiu emocionar-me de verdade, mais parecia que estava no local.
    Tenho o nosso mar, tão entranhado dentro da alma que onde quer que esteja, sinto seu odor, as suas cores que todas estão registadas na minha mente e alma. Felizmente cresci ao lado do mar quase a visitar todas as praias de Verão e Inverno, tive a felicidade de desde menina, de verão muitas e muitas vezes jantava-se mais cedo,e iamos para a praia no final do dia, então imagens do pôr-do-sol é o que mais tenho na memória e mente.Obrigada por ter trazido o som a imagem dessas ondas que em menina le levavam a ver no pico do Inverno e eu perguntava: Porque o senhor mar está zangado? e alguém que partiu e me amava mais do que o ar, respondia: Não está zangado filha , está sim feliz por te ver, querer-te abraçar e zanga-se que não sabe como o fazer!

    ResponderEliminar
  2. Comentário próprio de uma escritora, poetisa, sonhadora e romântica. Quando me lembrei dos vídeos pensei EUREKA, é isso mesmo que vou tentar, porque assim os leitores viverão o ambiente, e depois efectuam a leitura, com muito mais entrosamento e sensação do momento que a inspirou.

    ResponderEliminar