segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Onde os ministros guardam e investem o dinheiro | Jornal "Económico".


ECONÓMICO


Onde os nossos ministros guardam e investem o dinheiro

Por Filipe Garcia










Há quem aposte na banca, há quem tenha no imobiliário o seu porto de abrigo. E há quem não tenha nada...

Pedro Passos Coelho
Primeiro-ministro
Dois apartamentos em Massamá - um T4 e um mais modesto T2 - e um Opel Corsa aparecem como os únicos bens registados em nome do primeiro-ministro naquela que é a mais modesta das declarações dos membros do Governo que lidera. Mais dois empréstimos: um para habitação, de 225 mil euros no BCP, e outro de 42 mil euros na CGD.

Paulo Portas
Vice-primeiro-ministro
Em 2010 recebeu 71 mil euros e já este ano foi notícia a transferência que fez para o Deutsche Bank no valor de 80 mil euros. Ainda assim, Paulo Portas não pode ser criticado por ter colocado todo o dinheiro no estrangeiro: no Santander tem 100 mil euros e ainda contas no Millennium, CGD e Banco Popular.

Maria Luís Albuquerque
Finanças
Não mentiu quando disse que não tinha poupanças. Na declaração ao Constitucional há apenas registo de uma moradia em São Pedro do Estoril e um empréstimo para construção, contraído na CGD, no valor de 440 mil euros a abater até 2047. Em 2012, o último ano fora do Executivo, ganhou 64 mil euros.

Rui Machete
Negócios Estrangeiros
A sua declaração de rendimentos tem um anexo: "Considerando a extensão da informação a prestar". E percebe-se porquê. Não por ter recebido em 2012 mais de 300 mil euros, mas pela quantidade de aplicações financeiras. Há acções no Millennium, Santander e BPI. Entre elas, mais de dez mil euros na PT, REN e EDP.

José Pedro Aguiar-Branco
Defesa
Entre os depósitos à ordem, os cem mil euros em aplicações financeiras e a carteira de títulos num valor superior a 200 mil euros, é um dos ministros com melhor pé-de-meia. Além das contas espalhadas por BES, Barclays e BBVA, o responsável pela Defesa ainda tem imóveis em Guimarães, Porto e Braga.

Miguel Macedo
Administração Interna
Com metade da sociedade de advogados a que dá o nome, Macedo tem a carteira de títulos limitada a 8.000 do Millennium bcp. O titular da pasta da Administração Interna apenas tem dois BMW - série 3 e série 1 - e um Jaguar XF e os números, comparados com outros ministros, são modestos. Em 2010 ganhou 58 mil euros.

Paula Teixeira da Cruz
Justiça
Tem mais de 419 mil euros investidos em títulos e 129 mil em fundos de investimento tanto através do Millennium, de que detém algumas acções, como do Deutsche Bank onde tem activos num valor superior a 286 mil euros. No último ano antes de chegar ao governo, declarou rendimentos na ordem de 160 mil euros.

Luís Marques Guedes
Presidência
O homem da presidência do Conselho de Ministros concentra na CGD a vida financeira. É no maior banco nacional que mantinha a conta com 83 mil euros a prazo e uma carteira de activos financeiros no valor de 33 mil euros. Além da moradia em Alcabideche, Marques Guedes tem quatro carros. Sem luxos: dois Peugeot, um Kia e um Fiat.

Miguel Poiares Maduro
Adjunto e Desenvolvimento Regional
Chegou para o lugar de Miguel Relvas e trouxe novas ideias ao Executivo. Também na hora de declarar os bens se notam diferenças: é o único com acções de um clube de futebol, neste caso 21 euros em títulos do Sporting. De resto, destaca-se a conta na Cassa Pisparmio Firenze no valor de 267 mil euros.

António Pires de Lima
Economia
O estatuto de um dos gestores mais reputados do país não traz só fama. Em 2012, Pires de Lima, o homem que o CDS quis a definir a política económica , recebeu mais de 823 mil euros. Também de respeito o proveito com a "alienação de todos os títulos de acções portuguesas", como se lê na declaração, que rendeu mais de 1,6 milhões de euros.

Jorge Moreira da Silva
Ambiente
Saltou da vice-presidência do PSD para o Ambiente. Na declaração ao TC, a maior fonte de rendimento são as Nações Unidas: como director do pelouro da economia e alterações climáticas do programa para o desenvolvimento recebeu cerca de 32 mil euros, verba superior às de trabalhador dependente e independente: respectivamente, 27 mil e 25 mil euros.

Assunção Cristas
Agricultura
Uma conta-poupança no BPI no valor de 35 mil euros e PPR no valor de 4.010 euros, são os bens registados por Assunção Cristas. Também no BPI estava o crédito à habitação no valor de 80 mil euros para pagar até 2039 assim como outro no valor de 51 mil euros a vencer um ano antes. No ano antes da entrada no Governo tinha ganho 73 mil euros.

Paulo Macedo
Saúde
A entrada de Paulo Macedo no Governo em 2011 seguramente que deixou marcas no saldo bancário. Como gestor - entre outros cargos, como vice-presidente do conselho de administração executivo do BCP - ganhou mais de 816 mil euros no ano em que abandonou o sector privado. Uma curiosidade: é o único membro do Governo que ainda mantém certificados de aforro .

Nuno Crato
Educação
Os 150 mil dólares entregues à Park Avenue Securities mostram a confiança de Nuno Crato na banca norte-americana. Porque depois há mais de 44 mil dólares entregues à Life Insurances Guardian USA e mais de seis mil no Bank of America. A revelar a aposta internacional do responsável pela Educação, os 41 mil euros guardados no italiano BNL.

Pedro Mota Soares
Solidaderiedade
Podia não ter mais nada registado, mas está lá a famosa Vespa de 125 cc. que celebrizou por utilizar quando não tutelava o ministério da Solidariedade e Segurança Social. Mota Soares é comedido: 610 acções do Santander, um empréstimo imobiliário de 64 mil euros no Totta e PPR à volta de dez mil euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário