quarta-feira, 7 de maio de 2014

NOVO TERMINAL DE CRUZEIROS DE LEIXÕES

Cruzeiros

Obras no Novo Terminal de Cruzeiros de Leixões numa fase muito adiantada

As obras no novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões decorrem a bom ritmo e encontram-se, neste momento, numa fase muito adiantada, prevendo-se que estejam concluídas no primeiro semestre, entrando em funcionamento em Setembro, do próximo ano. O cais já está operacional desde Abril de 2011, recebendo navios de cruzeiro de maior dimensão, impulsionando o turismo de cruzeiros no Porto e Norte de Portugal.


Foto HAC  6956    -    CLICAR PARA AMPLIAR

O novo Terminal de Cruzeiros confere um novo desenho à frente marítima e irá ser dotado de uma solução tecnologicamente inovadora, que utiliza a água do mar como base da climatização do edifício, obtendo-se rendimentos muito elevados na produção de água arrefecida e aquecida para climatização, permitindo assim controlar a temperatura e humidade nos espaços destinados a receber os passageiros.

Com a conclusão desta importante obra, as previsões apontam para um crescimento considerável do turismo de cruzeiros em Leixões, principalmente de viagens em turn-a-round, concretizando a estratégia desenvolvida pela APDL na afirmação internacional do Porto de Leixões como um porto de cruzeiros.

Este projecto, da autoria do Arq. Luís Pedro Silva, com um investimento global na ordem dos 49 milhões de euros, foi financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013, no âmbito da Acção Específica de Valorização da Economia do Mar, do Eixo Prioritário II – Valorização Económica de Recursos Específicos, Convite Público para apresentação de Candidaturas – Mar/TC/PCT/1/2009. 
FONTE: Página da APDL na Internet.



Sem comentários:

Enviar um comentário