sábado, 4 de outubro de 2014

Crónica Nº 182 - Fernando Pessoa e a «ODE MARÍTIMA».

Crónica Nº 182 – Fernando Pessoa e a «Ode
Marítima».

Por Henrique de Almeida Cayolla                 04 de Outubro de 2014


Desde Abril deste ano que não tenho escrito crónicas, pois tenho estado muito envolvido com um grande interesse que actualmente me ocupa muito tempo, e que é
a fotografia. Mas isso será abordado, brevemente, numa próxima crónica que tenciono escrever, e que terá o título de SHIPSPOTTER.

 No caso concreto de hoje, vou narrar o que motivou esta crónica.
Tudo começou no dia 20.09.2014 – Dia do Porto de Leixões, onde fui passar muitas
horas, a tirar fotografias, e a viver intensamente o que me era dado observar.
Um dos entretimentos que nos proporcionaram, foi uma visita de autocarro ao complexo
do Porto de Leixões, durante a qual, uma guia, ia referindo o que poderíamos ver, à medida que o autocarro passava, mas sem nunca parar! Tudo explicado num ritmo um pouco rápido, e como o autocarro era aberto, nem sempre se percebia tudo o que ela explicava. E quanto a tirar fotos, ainda pior, pois com o autocarro em andamento, era
difícil capturar boas imagens. Mas lá fui conseguindo alguma coisa.


A dada altura, deparamos à nossa esquerda, com uma vedação bastante alta, constituída por contentores estrategicamente dispostos, para formarem uma barreira visual e acústica, de protecção à cidade de Matosinhos.
Esses contentores estavam pintados de vermelho, e com grandes letras em branco, tendo a guia feito uma referência, que eu consegui ouvir, ao nosso grande escritor Fernando Pessoa.
Como devo admitir, eu não percebi qual a origem e o significado daquelas frases, resolvi, chegando ao computador, ir pesquisar no Google.
Foi então que descobri que aquelas frases foram retiradas de um soberbo poema de Fernando Pessoa, publicadas em nome de heterónimo Álvaro Campos.


ODE MARÍTIMA é este o nome desse poema, constitui uma magnífica oportunidade de aumentar a nossa cultura geral, deliciando-nos com a expressiva e rica forma de comunicar do grande FERNANDO PESSOA.
Assim, após visionarem com atenção as fotos que incluo, convido-os a clicarem no link abaixo para terem acesso ao poema em questão. Boa leitura.

Poema: Ode Marítima - Álvaro de Campos - Poesia ... - Citador



www.citador.pt/.../ode-maritima-alvaro-de-camposbrbheteronimo-de-fer...

Henrique de Almeida Cayolla

Sem comentários:

Enviar um comentário