domingo, 19 de março de 2017

Exame Informática Semanal

Pedro Miguel Oliveira
Pedro Miguel Oliveira
17 Março 2017
A portuguesa que está a revolucionar as baterias, os melhores gadgets para quem gosta de andar de bicicleta e o novo drone da Força Aérea
Bom dia e bem-vindo à sua Exame Informática Semanal
Helena Braga é um nome a reter. Principalmente, por todos os que utilizam dispositivos eletrónicos. A investigadora portuguesa criou um eletrólito de vidro que vai ajudar à construção de uma nova geração de baterias mais seguras e com maior capacidade. Hoje, está nos Estados Unidos e trabalha com aquele que é considerado o “pai” das baterias de iões de lítio. Helena Braga está em discurso direto na entrevista que nos concedeu esta semana.
O maior fabricante mundial de computadores prepara-se para colocar em Portugal, os Legion: máquinas desenvolvidas especificamente para os utilizadores mais exigentes, os gamers. Falámos com o principal responsável da Lenovo para o mercado de consumo em Portugal e ficámos a conhecer a estratégia da marca para este segmento que representa, ainda, as maiores margens de negócio nos computadores pessoais.
Gosta de andar de bicicleta? Sim? Temos uma boa notícia para si. Reunimos a tecnologia que vai tornar as suas voltas bem mais agradáveis.
E esta foi a semana em que foi detido, em Lisboa, um miúdo de 16 anos por ter entrado na rede da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Judiciária. O hacker pertence ao grupo Anonymous e terá conseguido aceder a dados confidenciais destas organizações e de algumas empresas. Lá fora, o Departamento de Justiça dos EUA acusou formalmente, e pela primeira vez, dois alegados operacionais dos serviços secretos russos de estarem envolvidos nos ciberataques a milhões de contas de utilizadores do Yahoo.
O caso que revelámos a semana passada sobre existência na Internet de um ficheiro Excel contendo dados de milhares de açorianos continua a ter consequências. O ministro da saúde já reagiu e pediu uma investigação minuciosa ao caso.
Voltamos a Lisboa, local onde vimos aquela que é a primeira impressora 3D a usar Android, o sistema operativo móvel da Google.
Finalmente, fomos à OTA conhecer o Antex X03. É o mais recente drone da Força Aérea Portuguesa e vai ser usado para missões de patrulhamento no Mediterrâneo.
E temos muito mais para conhecer nesta Exame informática Semanal. Testes, tutoriais e até a história da empresa que decidiu fazer um smartphone que custava mais de 10 mil euros e que, surpresa das surpresas, já faliu.
Boa semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário