sábado, 27 de janeiro de 2018

EXAME INFORMÁTICA SEMANAL



Paulo Matos
Paulo Matos
Jornalista
26 Janeiro 2018
O drone mais pequeno (e inteligente) da DJI e o smartphone da LG que quer concorrer com os líderes de mercado
Bem-vindo a mais uma edição da Exame Informática Semanal!
Esta foi a semana em que muita gente passou a conhecer o nome do secretário de Estado da Proteção Civil. E porquê? Porque José Artur Neves revelou que o governo está a estudar a possibilidade de inibir o sinal das redes móveis junto às estradas. O objetivo é diminuir a sinistralidade, mas a hipotética medida levanta muitas (mesmo muitas) questões… O Hugo Séneca explica tudo aqui e revelamos igualmente que está a ser estudada a utilização de drones e helicópteros para monitorizar a velocidade dos veículos.
Por falar em drones, o Sérgio Magno deu um saltinho ao Mónaco para meter as mãos no Mavic Air. O novo drone da DJI surpreende pelas dimensões reduzidas, mas tem características “em grande”: câmara 4K, estabilizador de três eixos e controlo por gestos, por exemplo. Pode descobrir todas as novidades no nosso primeiro contacto, que até tem um vídeo da ocasião.
A nível de testes, o maior destaque desta ediçãorecai no V30. O Pedro Oliveira andou vários dias com o topo de gama da LG e ficou convencido. É este um terminal capaz de ombrear com o Huawei Mate 10 Pro, Samsung S8+ e Apple iPhone X? É ler para descobrir.
A nível de hardware, analisamos também um televisor da Hisense de 65 polegadas com 4K e HDR com um preço que fica abaixo dos mil euros. Tentador, não é? Já na nossa habitual secção de tecnologia automóvel, estivemos ao volante do desportivo Honda Civic Type R. É prego a fundo nesta versão GT!
Quem nos lê com frequência, sabe que temos particular interesse e gosto em divulgar o que de melhor fazem os investigadores em Portugal. Esta semana foi particularmente pródiga nesse campo, já que o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra desenvolveu um algoritmo de Inteligência Artificial que superou os resultados obtidos pela Google nesta área e com muito menos recursos. E foi precisamente a Google que anunciou que vai abrir em Oeiras um centro de serviços que vai empregar 500 pessoas.
Como habitualmente, temos muito mais para descobrir nesta Exame Informática Semanal, sejam notícias, artigos de opinião, entrevistas – como a realizada a Daniel Gruss, que lidou de perto com o Meltdown –, reportagens, testes, tutoriais e apps.
Bom fim de semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário