sábado, 21 de dezembro de 2019

A Marta da MAGG - Muita leitura para o fim de semana


A Marta da MAGG <newsletters@magg.pt>
sex, 20/12/2019 16:04
  • Você
MaggImagem de destaqueFotografia do autorPor MARTA GONÇALVES MIRANDA
Diretora-executiva
Chegámos àquela altura do ano em que o telejornal parece durar dez minutos e a publicidade os restantes 60 ou 70. Não vale a pena fazer zapping, desaparecer da sala para lavar a loiça ou fazer uma pequena sesta — os anúncios televisivos estão no auge da sua presença televisiva, pagaram para estar ali e querem ser vistos. Faz parte do Natal, tal como o velhote de barbas ou a subida disparatada do preço dos vinhos.
Adiante. Agora que já sei de cor todos os anúncios a perfumes, julgava que esta época não tinha mais nada para me oferecer. Estava enganada: num serão de anúncios — perdão, notícias — na noite passada, fui surpreendida com um novo que me fez questionar se vale tudo quando o objetivo é vender.
Contexto: uma pesquisa breve na internet diz-nos que o anúncio chama-se “Uma Receita para a Vida”, não é assim tão novo — surgiu em meados de agosto — e pertence à marca alemã de eletrodomésticos Teka. Os dois protagonistas são um pai que sofre de Alzheimer e um filho que faz tudo o que está ao seu alcance para tentar reavivar a sua memória. Sempre sem sucesso, um dia encontra o livro de receitas da mãe e decide cozinhar-lhe um dos seus pratos. No final de refeição, o pai diz-lhe: “Filho, diz à tua mãe que estava mesmo bom”.
É emotivo? É. Está bem realizado e encenado? Sem dúvida. Mas está ali para vender eletrodomésticos, e é isso que me revolta. Desculpem, mas a publicidade tem que ter limites.
Para alguém que já viu o olhar vazio de uma pessoa que sofre de Alzheimer, que sofreu com o facto de não ser reconhecida e assistiu ao lado mais negro da doença, isto é ultrajante. Não me tentem vender eletrodomésticos usando o Alzheimer, caramba. Segundo dados do ano passado, a taxa de prevalência de demência é de 19,9 casos por 100 mil habitantes. Isto significa que, em Portugal, é muito provável que conheça pelo menos uma pessoa que tenha um familiar nesta situação.
O Alzheimer é uma doença horrível. Começa lenta e vagarosamente a apagar as memórias mais recentes, até destruir tudo o que alguma vez existiu na mente daquela pessoa. Sem as nossas memórias, sem as nossas recordações, sentimentos, redes sociais (as verdadeiras), não somos nada. A nossa existência resume-se a nada. E enquanto nos apercebemos de que caminhamos para aí, ou temos pequenos rasgos de lucidez, o sofrimento é atroz.
E é atroz todos os dias para quem lida com um familiar nesta condição. Para os filhos, sobrinhos e netos que deixam de ser reconhecidos, da mesma forma também que deixam de reconhecer a pessoa que têm na sua frente — a aparência física até pode ser a mesma, o que está por dentro é completamente diferente.
Vem a agressividade, vem a debilitação física cada vez mais acentuada, a dor é quase letal. Mas continuamos, seguimos e enfrentamos a doença, mesmo sabendo que no final vamos partir sem nada. Há muito que a pessoa que conhecíamos já não está ali. Resta-nos guardar o seu corpo.
Não há nada de fofinho num anúncio que pega numa doença para vender fogões. Para todas as pessoas com demência no mundo — 47,5 milhões, já agora —, e para os incontáveis familiares e amigos que sofrem todos os dias com a doença, exige-se respeito. Não usem doenças para vender nada, caramba. Se vamos por esse caminho, não tarda achamos que é normal usar o cancro infantil em anúncios de brinquedos ou enfartes para vender telemóveis. Tenham juízo.
Antes de passarmos para os temas da semana, deixamos-lhe uma nota importante: a MAGG vai mudar de newsletter. Se quiser continuar a seguir-nos, por favor inscreva-se aqui. Só precisa de introduzir o seu email.
Com bastante sensatez mas muito pouca fome nos últimos dias, Marta Cerqueira experimentou 17 restaurantes vegans para nos dar o Top 10 dos melhores espaços em Lisboa. O primeiro lugar foi para um espaço no Saldanha onde nenhum dos pratos principais custa mais do que 11,95€. Ora aqui está uma excelente sugestão.
Em contagem decrescente para o Natal, fomos perceber o que aconteceria se a noite de 24 de dezembro durasse um mês. Spoiler: iria ingerir qualquer coisa como três mil calorias e ficar propenso a um rol interminável de doenças. Ainda bem que esta noite só dura… uma noite.
Caso esteja a pensar no lado emocional da questão, também abordámos esse campo. Mas talvez não seja má ideia dar uma olhadela ao texto da psicóloga Sara Ferreira, que esta semana explica como lidar com a pressão familiar nesta época. A ler.
E ainda não acabámos: já fomos conhecer o restaurante que este domingo chega ao “Pesadelo na Cozinha”, contamos-lhe o que a imprensa anda a dizer sobre “Cats” (não é bom) e acabamos de vez com a ideia de que as tempestades mais fortes têm nomes femininos. Marcelo Rebelo de Sousa disse que “são mais perigosas aquelas que têm nome feminino”, mas um especialista do IPMA diz que não há qualquer relação na nomenclatura.
E ficam estes exemplos, só para dar um sneak peek do que foi a semana — mais abaixo pode descobrir outros temas que marcaram a atualidade da nossa revista. Qualquer dúvida, questão ou comentário, estou por aqui.
Até para a semana.

OS ARTIGOS MAIS LIDOS

FotografiaCINEMA

Ficção Vs. realidade. 30 fotografias de atores que retrataram pessoas reais

De Frida Kahlo à rainha Isabel II, mostramos-lhe quem foram os atores que deram vida a várias personalidades que marcaram a História. As diferenças quase não existem.
FotografiaATUALIDADE

Carolina Patrocínio e Sofia Fernandes comparam barrigas — e a fotografia é hilariante

As duas caras da SIC encontraram-se no jantar de Natal da estação de Carnaxide. Grávidas de 6 meses, não resistiram a tirar uma fotografia.
FotografiaQUIZZES

Quiz. Só quem acertar 8 destas 10 perguntas está pronta para ser mãe

Conhece todas as peças de roupa para vestir o bebé? Ou o que deve ser usado nas unhas nos primeiros tempos? Teste aqui os seus conhecimentos.
FotografiaATUALIDADE

18 postais de Natal da família Kardashian/Jenner que precisa mesmo de ver

Não há Natal sem os postais da família Kardashian. Seja em modo clã ou apenas com alguns membros da família, é com uma fotografia que festejam a quadra.
FotografiaCINEMA

"Marriage Story" serve de inspiração para dezenas de memes

Algumas transmitem tristeza, outras revolta. Todas são unânimes: é um filme incrível. Um movimento de memes invadiu o Twitter e nós mostramos-lhe 10 que não deve deixar de ver.
FotografiaATUALIDADE

Estas 40 tendências da última década marcaram a sua vida. Veja quais é que adotou

Padrões leopardo ou sapatos de vela são apenas alguns dos exemplos que marcaram os últimos dez anos. Veja o que está perdido por casa e na memória.

RANKING MAGG

FotografiaOPINIÃO

Ranking MAGG. Estes são os 10 melhores restaurantes vegan de Lisboa

Subimos e descemos colinas e sempre movidos a comida de origem vegetal. Depois de avaliarmos praticamente todos os restaurantes vegan da cidade, dizemos-lhe os que valem a pena.
FotografiaOPINIÃO

Ranking MAGG. Elegemos o melhor bolo-rei e bolo-rainha de supermercado. Veja o resultado

Do melhor para o pior, mostramos-lhe quais foram os favoritos da MAGG. Fizemos uma prova cega com 13 bolos de supermercado.
FotografiaOPINIÃO

Ranking MAGG. O melhor bagel de Lisboa fica no Saldanha e a massa é de fermentação lenta

Numa corrida aos bagels, fomos ver quais os 10 melhores de Lisboa. Dos mais parecidos com massa do pão até aos mais doces, revelamos os melhores da cidade.
FotografiaOPINIÃO

Ranking MAGG. Descobrimos os 10 melhores croissants simples de Lisboa

Depois de um rally-pastelarias, muitas dentadas em croissants e três quilos a mais, podemos atestar que encontrámos o melhor croissant simples de Lisboa.

BOAS HISTÓRIAS

FotografiaATUALIDADE

O raio-X ao focinho deste pug é hilariante e assustador

O pug é um animal curioso: tem uma cara bizarra, achatada, com olhos esbugalhados. Mas é tão querido, em simultâneo. Agora, será que está preparado para ver a sua anatomia interna?
FotografiaATUALIDADE

Não, as tempestades mais fortes não têm só nomes de mulheres

Marcelo Rebelo de Sousa disse que "são mais perigosas aquelas que têm nome feminino", mas um especialista do IPMA diz que não há qualquer relação na nomenclatura.
FotografiaTELEVISÃO

"Pesadelo na Cozinha". "O que Ljubomir faz é chamar os outros merdas e ir-se embora"

O gerente admite ter ficado com um restaurante "mais bonito", mas não poupa nas críticas ao chef. "Estive no restaurante de Ljubomir e já comi melhor em hotéis de três estrelas."
FotografiaATUALIDADE

Professora faz experiência com alunos e mostra o que acontece à comida quando não lavamos as mãos

Cinco fatias de pão passaram por contágios distintos — incluindo mãos sujas, mãos lavadas com sabão, com desinfetante e ainda em contacto com um portátil. Resultado não é bonito.

CASADOS À PRIMEIRA VISTA

FotografiaATUALIDADE

“Casados à Primeira Vista”. Luís sofre por amor (e não, não é por Marta)

Depois de um amigo ter vindo explicar que Marta tinha "arruinado" a vida ao concorrente, surgem notícias de que Luís se terá apaixonado por uma mulher antes do programa.
FotografiaTELEVISÃO

Amigo de Luís ataca Marta: “Ela está a estragar-lhe a vida”

Segundo um amigo, o concorrente estará a perder oportunidades de trabalho devido à "imagem que a Marta tenta passar dele”.

NÃO DEIXE DE LER

FotografiaEXERCÍCIO

Alerta gamers, já há um ginásio com uma sala de jogos em Portugal

Além dos característicos néons e arte urbana, a cadeia low cost Fitness Up acaba de incluir mais uma particularidade à marca: máquinas e videojogos no clube que acaba de inaugurar.
FotografiaMODA

Consiga looks para a passagem de ano com roupa que já tem no seu armário

A passagem de ano pode pedir por brilhantes e cores menos discretas, mas se quer construir um look mais clássico e que nunca falha, pode até procurar peças que já tem no armário.
FotografiaCOMIDA

Restaurantes. O Rebel Asian é o bad boy que não nos parte o coração

Aqui há pratos que não se provam noutros restaurantes, garante-nos um dos sócios do novo restaurante asiático do Cais do Sodré. Partilha e descontração descrevem o conceito.
FotografiaMODA

Já escolheu o seu vestido de noiva? Veja as 7 tendências que vão marcar 2020

Desde os modelos mais minimalistas aos vestidos volumosos, há novas tendências no mundo dos vestidos de noiva para todos os tipos de mulheres.
FotografiaEXERCÍCIO

Criador de Circle, o novo ginásio de Lisboa: "Estamos a implementar uma cultura que vai revolucionar Portugal"

"Não queremos entregar às pessoas o que elas querem, mas o que precisam". É por isso que aqui tanto pode vir para perder peso, como para relaxar ou apenas melhorar a mobilidade.
FotografiaATUALIDADE

Pelo quarto ano consecutivo, Ryanair é distinguida como a pior companhia do ano

A operadora low cost voltou a ficar em último lugar no ranking para viagens de curta distância. A portuguesa TAP surge no meio da lista, em 11.º lugar, abaixo da easyJet.
FotografiaFILHOS

É mais saudável oferecer viagens do que brinquedos aos miúdos

Se ainda está a viver a saga dos presentes e não encontrou o ideal para o seu filho, aposte numa alternativa mais saudável. Ofereça-lhe uma experiência — e junte-se à aventura.

SUGESTÕES DE NATAL

FotografiaDATAS FESTIVAS

Natal. 17 sugestões de presentes da Springfield para homem até 49,99€

Pode faltar menos de uma semana para o Natal, mas apostamos que ainda não comprou todas os presentes para oferecer dia 24. Veja estas 17 sugestões de presentes para homem.
FotografiaOPINIÃO

"Não casei nem tenho filhos, como lidar com a pressão familiar no Natal?"

Vem aí a época dos almoços com a família que teima em fazer perguntas às quais nem sempre queremos responder. A psicóloga Sara Ferreira ajuda a saber lidar com essas situações.
FotografiaDATAS FESTIVAS

5 sítios onde pode encontrar um presente de Natal criativo e personalizado

Dos bordados com frases divertidas às T-shirts com a Frida Kahlo, mostramos-lhe várias sugestões criativas e personalizadas que pode oferecer este Natal.
FotografiaDATAS FESTIVAS

E se a noite de Natal durasse um mês? O cenário é apetecível, mas prejudicial

O espírito nesta época é tão intenso que já desejámos algumas vezes que fosse Natal o ano inteiro. Mas e se o dia 24 se prolongasse pelo menos 30 dias? Este era o resultado.
FotografiaDATAS FESTIVAS

6 sítios para encomendar a ceia de Natal

A família cresce e há cada vez menos tempo — e paciência — para horas passadas na cozinha. A solução é encomendar comida e agora as opções são para todos os gostos.
FotografiaDATAS FESTIVAS

Natal. 30 sugestões para mulher na Mango até 50€

O sexo feminino é tido como aquele ser complicado, que é difícil de agradar. Mas vamos provar-lhe o contrário: selecionámos várias alternativas, e pode só gastar 9,99€.

FAÇA ESTE QUIZ

FotografiaQUIZZES

Quiz. Só um verdadeiro fã de séries adivinha o título original destas 12 traduções manhosas

Há nomes de séries que, traduzidos em português de Portugal, já em nada fazem lembrar os títulos originais. Desafiamos o leitor a responder a este teste.
FotografiaQUIZZES

Quiz. Só quem percebe de História acerta pelo menos 10 destas 15 perguntas sobre monumentos portugueses

Quem está sepultado nos Jerónimos? Sabe o nome das figuras do Padrão dos Descobrimentos? Já agora, em que século é que foi construído? Se souber estas respostas, não está nada mal.
FotografiaQUIZZES

Quiz. Os fãs de "Malhação" têm obrigação de acertar pelo menos 7 destas 10 perguntas

É uma das novelas mais marcantes dos anos 90 e passou em Portugal. Sabe em que canal ou por que levou a Globo a ser multada? Lançamos-lhe o desafio.
FotografiaQUIZZES

Quiz. Se viu “Casados à Primeira Vista” tem obrigação de saber quem disse estas frases polémicas

Dos concorrentes aos familiares, os comentários nem sempre foram agradáveis. Ainda se lembra de quem disse o quê?
FotografiaQUIZZES

Quiz. Se faz parte da geração de 90, tem de identificar pelo menos 12 destas 15 canções da Disney

Com filmes desde 1991 e até 2000, reveja os clássicos da Disney e prove a todos os seus amigos que é um verdadeiro fã das histórias que marcaram a sua infância.

E AINDA...

FotografiaDATAS FESTIVAS

22 presentes de marcas portuguesas para ela

A MAGG percorreu vários sites de marcas portuguesas e pode garantir uma coisa: há presentes para todos os gostos, para todas as carteiras e com muita originalidade.
FotografiaATUALIDADE

Kate Middleton rejeita toque de Principe William — e não é nada subtil

O príncipe William tenta tocar no ombro de Kate num gesto de carinho, mas a mulher reage afastando-se da mão do marido sem tentar disfarçar.
FotografiaATUALIDADE

Os Bergeron fazem os postais de Natal mais hilariantes há 17 anos

Para a família Bergeron, os postais de Natal não podem ser uma foto qualquer e requerem muita criatividade.
FotografiaATUALIDADE

Liliana Filipa teve uma hemorragia durante o parto

O problema foi causada pelo pouco tempo entre as duas gravidezes. "Sabemos que agora está tudo bem”, esclareceu Daniel Gregório a uma revista.
FotografiaCINEMA

Críticas a "Cats". "Faz-nos sentir que estamos a enlouquecer lentamente"

O filme que tem Taylor Swift no elenco estreia-se a 26 de dezembro em Portugal. Mas outros já viram. Do "Telegraph" ao "The New York Times", as críticas são arrasadoras.
FotografiaATUALIDADE

Tempestade Elsa. As imagens partilhadas nas redes sociais

A depressão que tomou conta do país na quinta-feira, 19 de dezembro, deixou um rasto de destruição: contentores virados, quedas de árvores, pessoas desalojadas e inundações.
FotografiaATUALIDADE

J. K. Rowling criticada depois de apoiar mulher que defende a transfobia

"Esta tua decisão, de apoiar pessoas que me odeiam e que me querem magoar, leva-me às lágrimas. Porquê?", escreveu um utilizador no Twitter.
FotografiaSAÚDE

"Estalar" os dedos causa lesões nas articulações? Vai ficar surpreendido com a resposta de um ortopedista

Há quem diga que afeta as articulações e quem jure a pés juntos que causa deformações nos dedos e artroses. Será? Pedro Pimentão explica.
FotografiaTELEVISÃO

Casa de Cristina Ferreira na SIC fecha as portas durante uma semana

A emissão das manhã da SIC vai ser interrompida na próxima semana. Apresentadora refere que é "a primeira vez" que uma estação de TV oferece este "miminho" aos seus trabalhadores.
FotografiaATUALIDADE

Petição para retirar títulos reais a Meghan e Harry tem quase 4 mil assinaturas

Os residentes de Sussex consideram os títulos de duquesa e duque “moralmente errados e desrespeitosos”.
FotografiaATUALIDADE

“Você ganha mais numa hora do que ganhei em seis meses". Cristina não se deixou ficar

A frase foi dita por um pescador numa conversa com a apresentadora. Esta não se deixou ficar e retorquiu com o habitual tom divertido.
FotografiaATUALIDADE

"Olha o que ele fez comigo, eu quero justiça". Jogador do São Paulo agride mulher, que publica vídeo e torna-se viral nas redes sociais

O guarda-redes brasileiro terá dado oito murros na mulher, enquanto o casal se encontrava de férias na Flórida. Milena Benfica pediu socorro, trancada na casa de banho do hotel.

Sem comentários:

Publicar um comentário