sexta-feira, 5 de agosto de 2022
360º - Um líder mundial inesperado.Uma futuro líder. Um líder desafiado. E um líder que provocou revolta ! Alexandra Machado , Observador.
Observador
360º
Alexandra Machado
Editora de Economia
Enquanto dormia…
Erdoğan preparava-se para a reunião com o homólogo russo, Vladimir Putin. Acontecerá esta sexta-feira em Sochi, na costa do Mar Negro, uma das principais cidades turísticas da Rússia. É o segundo encontro entre os dois líderes em 17 dias. No primeiro, a 20 de julho, Erdoğan fez Putin esperar cerca de 50 segundos de pé com as câmaras a filmá-lo até entrar na sala. Agora voltam a apertar a mão. A Turquia tornou-se um protagonista inesperado (ou talvez não) nesta guerra da Ucrânia. E tem o seu selo de intermediação o acordo para a exportação de cereais. O primeiro navio com milho saiu esta semana da Ucrânia. E já antes tinha sido em território turco que acontecera os encontros entre os chefes da diplomacia da Rússia, Sergei Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba. Erdoğan parece ser o único capaz de quebrar o aparente isolamento de Vladimir Putin. A guerra na Ucrânia e o papel da Turquia nela vai tornar Erdoğan um novo líder mundial? José Carlos Duarte assina um texto no Observador onde fala de como este papel até pode ajudar o presidente turco que enfrentará eleições em 2023, e se vê a braços com problemas internos. É também este o tema da História do Dia: Erdoğan, o homem que Putin ainda ouve (às vezes).
Esta sexta-feira devem sair da Ucrânia mais três navios com milho. Havia ainda 17 embarcações à espera para levarem cereais para fora do país. Isto depois do Serviço de Segurança da Ucrânia ter, ontem, acusado a Rússia de ter roubado mais de 650 mil toneladas de cereais no valor de 200 milhões de dólares, cerca de 195 milhões de euros.
Também ontem um tribunal russo condenou a basquetebolista norte-americana Brittney Grinera uma pena de prisão de nove anos e a uma multa de um milhão de rublos, culpando-a de tráfico de droga. Uma sentença que Joe Biden considerou “inaceitável”.
Na sua mensagem de final de dia, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Amnistia Internacional de tentar “amnistiar” a Rússia e transferir a responsabilidade do agressor para a vítima: a Ucrânia. Isto depois de ter sido noticiado um relatório da Amnistia Internacional a dizer que as forças ucranianas põem em perigo a população civil quando estabelecem bases militares em zonas residenciais e lançam ataques a partir de áreas habitadas por civis. O que a Ucrânia considera ser acusações injustas.
As manobras chinesas ao largo de Taiwan continuam esta sexta-feira. É o segundo dia com exercícios militares depois da visita da líder da Câmara dos Representantes dos EUA, Nacy Pelosi, a Taiwan. A China não gostou. Os Estados Unidos dizem que “a China optou por exagerar e usar a visita de Pelosi como pretexto para aumentar a atividade militar provocativa dentro e ao redor do estreito de Taiwan”.
No último frente-a-frente televisivo os dois candidatos conservadores para sucederem a Boris Johnson no partido e como primeiro-ministros do Reino Unido, Liz Truss partia na frente, como favorita — as sondagens revelam que a ministra dos Negócios Estrangeiros de Johnson segue com uma vantagem de 34 pontos percentuais face ao antigo colega da pasta das Finanças, Rishi Sunak. Hora e meia depois, como nos conta Cátia Bruno, os eleitores presentes na sala consideraram o vencedor do debate Rishi Sunak, ex-titular da pasta das finanças.
Hoje é sexta-feira, 5 de agosto, para muitos portugueses férias de verão. Aproveite para participar no Contra-Corrente de hoje com José Manuel Fernandes que vai discutir como mudaram as férias dos portugueses no últimos anos. Ligue 910024185 e entre em direto para dar a sua opinião.
Nesta newsletter encontra todas as notícias de que precisa para começar esta sexta-feira bem informado. Acompanhe tudo o que se vai passando esta sexta-feira no site e na Rádio Observador, onde também pode ouvir a partir das 20h15 o relato do Benfica-Arouca no arranque do campeonato português de futebol.
GUERRA NA UCRÂNIA
Em direto. Mais três navios com cereais deverão sair da Ucrânia esta sexta-feira
Zelensky diz que Amnistia Internacional quer desresponsabilizar Rússia
Erdoğan: o mediador que ganha a negociar com Putin
Brittney Griner condenada a nove anos de prisão
Amnistia Internacional conclui que forças de Kiev também puseram civis em perigo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário