terça-feira, 30 de julho de 2013

Vítor Gaspar, ex-ministro das Finanças, hoje no Parlamento para dar explicações sobre os `swaps´.

As respostas que faltam sobre os ‘swaps’

Económico 
30/07/13 00:30

Vítor Gaspar regressa hoje ao Parlamento, agora na pele de ex-ministro das Finanças para dar as suas explicações na comissão de inquérito sobre os ‘swaps’.
Vítor Gaspar regressa hoje ao Parlamento, agora na pele de ex-ministro das Finanças para dar as suas explicações na comissão de inquérito sobre os ‘swaps’. As suas justificações vão ser importantes, sobretudo para Maria Luís Albuquerque, a nova titular da pasta das Finanças que se deixou embrulhar numa polémica que está a afectar a sua credibilidade.
No início da embrulhada dos ‘swaps’, a maioria parlamentar do PSD e CDS avançou para a comissão de inquérito porque pensou que conseguiria culpar o Governo socialista de José Sócrates por mais um buraco nas contas públicas. É caso para dizer que o feitiço virou-se contra o feiticeiro. É este Governo, e em particular a nova ministra das Finanças, que estão debaixo de fogo. E tudo porque Maria Luís Albuquerque cometeu um erro básico: não disse toda a verdade na comissão de inquérito. Depois de ter sido desmentida por cinco pessoas diferentes, é hoje claro que Maria Luís teve logo no início do mandato, então como secretária de Estado, informação sobre os ‘swaps’. A questão que falta explicar é a demora no ataque ao problema.
A equipa inicial das Finanças deste Governo - Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque - demoraram dois anos para tentarem resolver as perdas potenciais associadas aos contratos dos ‘swaps’. Vítor Gaspar tem hoje uma oportunidade de ouro para responder a esta pergunta fundamental. Já Maria Luís Albuquerque, que hoje também regressa ao Parlamento, tem uma tarefa mais complicada: tem que explicar porque não disse toda a verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário