sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A MALDIÇÃO DOS EUCALIPTOS . Leiam com muita atenção e ... continuem a votar neles, no dia 29.9.2013 e outras mais eleições.


A MALDIÇÃO DOS EUCALIPTOS

OBS. DE HENRIQUE ALMEIDA CAYOLLA- DADOS EXTRAÍDOS DO ARTIGO DE
VIRIATO SOROMENHO MARQUES- DN – TÍTULO “MORRER EM VÃO”

…Os interesses particulares prevaleceram sobre o interesse geral. Os incêndios que devastaram 426 000 e 256 000 hectares, respectivamente, em 2003 e 2005, fazendo de Portugal o campeão europeu de áreas ardidas, são o sinal de um país doente.
 Um país que ao fugir das chamas foge de si próprio. Uma das causas principais reside no desordenamento florestal. As reportagens televisivas mostram-nos, sistematicamente, bombeiros e populações cercados por eucaliptos em chamas
. Chegado a Portugal em 1829, esta espécie exótica ocupa agora 26% do espaço florestal, e é o grande combustível dos incêndios florestais.

 Quando vejo ministros, com ar pesaroso, lamentarem a morte dos bombeiros, apetece-me perguntar-lhes: "Onde estavam os senhores no dia 19 de Julho de 2013?". Nesse dia foi aprovado, em Conselho de Ministros, o ignóbil Decreto-Lei n.º96/2013, que, debaixo da habitual linguagem tabeliónica usada para disfarce, estimula ainda mais a expansão caótica da plantação de eucaliptos, aumentando o risco de incêndio, e fazendo dos bombeiros vítimas duma política de terra queimada ao serviço dos poderosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário