segunda-feira, 10 de novembro de 2014

FANTÁSTICO: Leiam atentamente este texto do Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro. LÁ NÃO SE BRINCA! Este homem devia ser condecorado, e o seu exemplo ser dado a conhecer por todo o país.



Informação aos trabalhadores dos serviços da administração

 geral, financeiros e contabilisticos da Junta de Freguesia
Carlos Reis                                                      15 de Setembro de 2014 às 12:33
Para: geral@jf-femaoferro.pt
Serve o presente para informar que na sequência do incumprimento dos deveres consagrados na Lei Geral do Trabalho em Funçöes Públicas (Lei 35/2014 de 20 de junho) por parte de uma trabalhadora dos serviços administrativos da JFFF, fui obrigado, infelizmente, a dar Inicio a um procedimento disciplinar atendendo ao incumprimento do dever de correção e do dever de assiduidade. Assim considerei nesta altura, para que não seja necessário a abertura de outros processos, partilhar convosco mais uma vez, um conjunto de comportamentos que v. exas insistem em manter e que me incomodam profundamente enquanto gestor de pessoal (responsabilidade atribuída peto atuai executivo). Relembro que alguns destes incumpnmentos, já me incomodavam enquanto vosso coordenador (responsabilidade atribuída pelo anterior executivo) também partilhados através de uma informação por escrito depois de várias reuniões sobre o assunto.



Se continuar a permitir que tal aconteça, sinto que não estou a cumprir o meu dever, e confesso que não fico nåda satisfeito quando os motivos para tal insatisfação tem a ver com a falta vontade de cumprirem a vossa responsabilidade enquanto funcionários públicos, e consequentemente, com a falta de vontaae de respeitarem a Junta de Freguesia e a população de Fernão Ferro.
Assim, coloco por escrito para que não digam que ninguém vos disse nada ou que não sabiam, os seguintes comportamentos a corrigir:
-As ausências do posto de trabalho que não estejam consagradas na Lei têm que ser previamente autorizadas;
-As pausas consagradas na Lei, devem ser utilizadas para o fim a que se destinam, e não para ir às compras ao supermercado na Rua Luís de Camðes:
-Não devem, após efectuar o registo de entrada às 9:30h. sair ás 9:31h para ir beber café com maridos, primos ou tios;
-Não devem dar a morada da Junta de Freguesia para receberem encomendas particulares;
-Não devem receber a roupa da engomadoria no periodo de serviço;
-Não devem trazer familiares para a zona reservada dos serviços, ou promover o encontro de familiares/amlgos no horário de trabalho para conversas no hall de entrada da secretaria,
-No atendimento, devem restringir-se unica exclusivamente a assuntos de âmbitò profissional e evitar longas conversas de âmbito pessoal, como acontece várias vezes, provocando atrasos noutros trabalhos;
-O atendimento deve ser objectivo, conciso e eficaz, ou seja, profissional.
-Não me respondam "Não sou policia da empresa que coloca a informação no site" à minha pergunta, porque é que o relatório do segundo trimestre ao fim de três meses ainda não está publicado! Essa responsabilidade está atribuída a um trabalhadcr que recebe um vencimento mensal para ter essa preocupação.
-O uso do telefone particular durante o hora de serviço, só é permitido em casos de extrema necessidade e nunca na presença do público;
-Quando o trabalhador está em reunião com o presidente, o trabalhador não deve interromper a reunião para a tender telefonemas particulares;
-Devem ser evitadas conversas de amoito particular entte trabalhadores durante o horário de expediente com publico à espera para ser atendido,
-Quando está um freguês para efectuar um pagamento, o trabalhador da tesourana deve prontamente dirign•se ao balcä0 para receber e não responder aos seus colegas para esperar por que está a terminar um trabalho. Já se tem verificado vários minutos de espera provocando insatisfação à população;
-Só é permitida a permanência de trabalhadores no local de trabalho durante o horário de expediente;
-Não é permitido a utilização dos meios da Junta, instalações e equipamentos, para desenvolverem trabalhos particulates mesmo que ceia durante a hora de almoço;
-Devem considerar a Junta de Freguesia com profissionalismo e como sendo o V. local de trabalho, e não como uma entidade que vos deu a reforma antecipada.
-Devem ter sempre presente os V. direitos e deveres;
-Devem ter a preocupação de estarem inteirados dos assuntos deliberados e outras informações de âmbito profissional ae torma, aquando o atendimento ao publico não digam que não sabem de nada, quando as informações constam nos editais de deliberação da Junta ou da Câmara. Assim evita-se o recurso a vários trabalhadores para fazer o atendimento a um único freguês. Este comportamento verifica-se com regularidade, apesar de eu já ter chamado a atenção várias vezes.
Até aqui não há novidades para os comportamentos a corrigir.
Já partilhei por várias vezes convosco, a minha preocupação para o não cumprimento das regtas, ou a minha preocupação na insistência da V. parte na manutenção de maus hábitos.
Relembro que estas pósturas têm prejudicado em muito a prossecução do interesse público, e contribuído para a imagem que a população em geral tem de nós, enquanto funcionários públicos.
A seguir vou acrescentar à lista, outros comportamentos que V. exas deverão ter em consideração daqui para a frente:
Desde que tomei posse como Presidente de Junta, julguei ser possível estar à vontade convosco, considerando não ser necessário solicitar alteraçäo do tratamento, fruto da diferença das funções que cada um de nós desempenha na Junta de Freguesia, apesar de ter sido aconselhado para o fazer.
Deveria ter Dartido da V. parte essa atenção, pelo menos à frente de terceiros (público). De fato, uma trabalhadora no dia a seguir de eu ter tomada posse, partilhou comigo essa preocupação, contudo foi a primeira a não cumprir.
Hoje tenho uma opinião diferente, pelo que deverão V, Exas, sempre que se dirijam à minha pessoa, que o façam com o normal dever de correcção, ou seja, com o recurso ao tratamento de "Sr. Presidente" ou na pior das hipóteses, "Presidente". O tratamento por "tu" acabou, principalmente à frente de terceiros.
Espero ter sido a primeira vez no meu mandato e a última que foi necessário abrir procedimentos disciplinares. Contudo, como saoem não tolero faltas de respeito, bem como o incumprimento dos deveres. Tem sido várias vezes que isso acontecido.
Solicito ainda por escrito, o ponto de situação sobre os seguintes processos:
-Gestäo/lnformação do site;
-Pasta do mercado;
-Processo de ciclomotores;
-Processo de canídeos;
-Actualização das entidades programa aa correspondência desde que a Junta de Freguesia o adquiriu com o objectivo de corrigir as entidades duplicadas, por não se ter feito uma pesquisa no momento do lançamento, para perceber que essa entidade já existia;
-Registo da correspondência;
-Registo da circulação;
-Arquivo geral;
-Registo dos atestados;
-Processo do pessoal.
Eu sou o primeiro presidente desta freguesia, a ter exactamente a noção de quando o trabalho não é' feito por falta de tempo.
Recordo que há cerca de onze anos, quando entrei nesta Junta de FÎeguesia, pela porta que eu próprio abri, sem cunhas e sem primos, fiquei com o trabalho que ninguém queria fazer:
-Processo dos canídeos;
-Afixar documentos nas vitrines, incluindo os placares distribuídos peta freguesia com reeurso a auto condução;         
-Gestão e inscriçðes dos cursos de informática, e poto cultural. Lembram-se que antes era tudo feito na junta, não é como agora....
-Infojunta — informaçöes semanais à população sobre as "ultima horas e ainda ajudava na destruiçäo;
-Fazer os relatório de actividades trimestrais à maneira do ex presidente.
-Entrada da correspondência;
-Fazer ofícios;
-E ainda o atendimento ao público, simultaneamente com o apoio ao executivo. Só mais tarde é que deixei de fazer o V. atendimento ao público, tendo passado a fazer aquele atendimento mais complexo pelo executivo bem como o restante apoio inerente aos diversos pelouros.
Acham que eu não sei ver quando é que um trabalhador não tem tempo?
Parece-me que sei..

Carlos Reis

Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro

www.fernaoferro.pt

1 comentário:

  1. Kum Karassas... Este sujeito tem-nos no sítio. Deviam ser todos como ele. A propósito, onde fica Fernão Ferro?

    ResponderEliminar