quarta-feira, 29 de abril de 2015

Expresso Curto de 29 de Abril 2015

Expresso
Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto
Ricardo Costa
HOJE POR RICARDO COSTA
Diretor
 
29 de Abril de 2015
 
O melhor é tirar senha para a máquina do café
 
Este Expresso Curto não começa pelo que já foi, mas pelo que há de ser. É que o dia de hoje tem uma agenda muito recheada, daqueles com direito a muitos cafés.
Para começar, é dia de Sampaio da Nóvoa. Ao final da tarde, noTeatro da Trindade, e com os telejornais à bica, o quase-candidato passa a candidato, ocupando o espaço à esquerda. Se ocupa pouco, algum ou muito espaço vamos ver ao longo dos próximos meses, mas um olhar treinado sobre o “quem é quem” da plateia do Teatro lisboeta já vai dar para perceber a dimensão da candidatura e, sobretudo, se o PS ainda pode recuar no óbvio apoio dado ao candidato. Ontem, neste artigo do Expresso Diário (que pode ler na íntegra), a equipa de política do Expresso já antecipava quem ia lá estar. Com Soares quase confirmado, Jorge Sampaiopossivelmente a caminho e Eanes em forma de mensagem posterior, a candidatura pode nascer abençoada por três ex-Presidentes.
Já depois do jantar, PSD e CDS reúnem nos seus quartéis-generais para discutir a coligação anunciada no sábado. Não se prevê grande contestação, bem pelo contrário. A Ângela Silva e o Filipe Santos Costa já explicaram porquê neste texto do Expresso. Ontem, eu mesmo escrevi sobre isto em O CDS escapou ao abraço de urso. Os tempos na coligação não são de desconfiança mútua, mas, acima de tudo, de cerco ao plano macroeconómico do PS.
Mas o dia começa logo com a votação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito à implosão do BES e GES. Apesar das diferenças partidárias, os deputados conseguiram um bom texto comum e PSD e PS vão votar de acordo em tudo, que é tão raro que merece esta frase. Ontem a SIC antecipou que o relatório final diz que o Banco de Portugal teve uma postura permissiva e objetivamente pouco eficaz. O documento assinala que o regulador foi excessivamente prudente e podia ter agido de forma mais assertiva. Pois… 
Logo a seguir, vale a pena seguir os acontecimentos na TAP. É que apesar da greve se manter depois de reuniões de pilotos  que duraram noite dentro, há cada vez mais trabalhadores contra a greve dos pilotos e que prometem discutir o assunto perto da hora do almoço.Os pilotos estão a ficar muito isolados, mas para já a greve mantém-se.
Já depois de almoço, a célebre lista de abusadores de menores – que levou a uma acesa troca de argumentos entre o Expresso e a ministra da Justiça (que, já agora, continua sem mostrar em que estudos ou dados se baseou para fazer esta lei…) – é debatida no Parlamento. O tema faz manchete do Diário de Notícias e doPúblico, com notícias complicadas para o projeto do governo. No DN, a Procuradora-Geral da República quer que os condenados cujos nomes venham a constar da base de dados de pedófilos possam pedir a um juiz que sejam retirados. No Público, é a vez da Comissão Nacional da Proteção de Dados arrasar o texto, dizendo que viola vários artigos da Constituição e também outras leis, promove a estigmatização e a exclusão social, ameaça os valores da segurança, ordem e tranquilidade públicas. Vamos ver o que a combativa ministra tem para dizer sobre este polémico e sensível tema.

OUTRAS NOTÍCIASSabe o que é o Uber? Pois, se nunca usou em Lisboa ou Porto, arrisca-se a já só poder testar o inovador serviço de transportes em cidades estrangeiras. É que um Tribunal de Lisboa deu razão a uma providência cautelar da Antral, a associação das empresas de táxis, e proibiu o Uber de operar em Portugal. A decisão "tem efeitos imediatos", mas é passível de recurso. O gestores do Uberestranham a proibição e dizem que não foram sequer notificada.

Vamos ao resto do mundo, onde os temas fortes não faltam. Os relatos do Nepal continuam a ser dramáticos ("Nas aldeias ficam acordados com paus, nos hospitais é com uísque que se desinfeta") e o impressionante número de mortos começa a dar lugar a uma catástrofe humanitária. O Guardian tem um excelente artigo onde explica que o êxodo de Katmandu pode atingir um décimo da população da capital.

A noite foi um pouco mais calma em Baltimore, nos EUA, com o recolher obrigatório decretado e a Guarda Nacional estacionada na cidade. Os protestos pela morte de – mais um – jovem negro às mãos da polícia tinha deixado a cidade em desordem absoluta. Esta noite houve dez detenções, mas sobretudo de quem desafiou o recolher e as autoridades.

Na Arábia Saudita o poder deu uma grande volta, com o Rei Salman a afastar o seu meio-irmão do lugar de príncipe herdeiro e a passar essa apetecível pasta a um sobrinho, que ocupa o cargo de ministro do Interior. A reviravolta política está a ter grande destaque esta manhã na imprensa internacional. Pode ler este texto do Guardian.

Na Nigéria, na sequência de uma operação de resgate levada a cabo pelas forças armadas, para destruir acampamentos controlados por membros do grupo terrorista Boko Haram, foram encontradas na floresta de Sambisa 200 jovens e 93 mulheres. Uma boa notícia, para variar.

E como nem tudo o que luz na net é ouro, hoje há um trambolhão para assinalar. O twitter – plafatorma onde eu dou sinais regulares de vida em @rcosta_expresso – apresentou ontem resultados financeiros dececionantes e as ações caíram logo 18%...

Já agora, vale a pena olhar para este título da revista americana Sports Illustrated: "Congrats to the newest Victoria's Secret Angel, Sara Sampaio!". Isso mesmo, a nossa Sara Sampaio é um dos novos anjos da Victoria’s Secret.

FRASES"Será perguntar demais em que país foi praticado o crime de que me acusam?"José Sócrates, ex-primeiro-ministro, numa carta enviada a António Campos e divulgada pela SIC, que pode ser lida aqui na íntegra..

"Sampaio da Nóvoa é muito melhor do que têm dito"Pedro Santana Lopes, comentador político, ontem à noite na SIC Notícias

"Portugal está a tornar-se uma colónia financeira do petróleo angolano e Lisboa uma plataforma para a classe alta angolana em ascensão". Paul Ames, na edição de ontem do jornal digital Politico

O QUE EU ANDO A LERUma das revistas que explica as tecnologias como poucas e que o faz com estilo, qualidade gráfica e excelentes textos. O mais recente número darevista Wired merece largos minutos de atenção. O número leva o título The next list e pode ser antecipado neste texto e neste curto vídeo. Pois bem, esta edição troca a habitual obsessão das revistas de negócios por CEO’s, gurus e empreendedores, para nos mostrar os heróis invisíveis que estão a fazer a verdadeira revolução digital.  "Você não os conhece, mas conhece o trabalho deles", é assim que começa o trabalho. E depois conta-nos quem são as pessoas por detrás do futuro do Twitter, Google ou Facebook, quem é oImran Khan, o génio financeiro que saiu do Crédit Suisse parafazer explodir o Snapchat, ou o americano que trocou a Google pelos chineses da Xiaomi, como vai evoluir a realidade virtual, a prevenção do cancro ou como a Amazon e a Netflix lutam pela primazia na ficção em TV. E por aí fora… São páginas muito boas e que nos dizem muito sobre os nossos tempos.

Resta-me desejar bom dia e lembrar que vamos estar sempre atentos ao mundo no Expresso Online e que ao fim da tarde temos pronto o Expresso Diário, com toda a atualidade bem explicada e opinião em primeira mão. É só usar o código que está na capa da Revista. Saiba como aqui.
Amanhã é a vez do Miguel Cadete tirar o Expresso Curto, sendo que o autor por vezes arrisca em textos com laivos psicadélicos. É um homem do rock’n roll.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário