sexta-feira, 17 de abril de 2015

Expresso Curto - não perca

Expresso
Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto
Henrique Monteiro
HOJE POR HENRIQUE MONTEIRO
Redator Principal
 
17 de Abril de 2015
 
Ai, Costa, a vida costa
 
Bom dia!

Neste Expresso curto temos laivos de notícias para dar. Uma delas é para fazerem o favor de ficar atentos à saída do Expresso Diário, logo às 18 horas (mais conhecidas por seis da tarde), edição onde incluiremos uma sondagem que mostra que a vida não é tão simples quanto um político a imagina. 
Guardando de Conrado o prudente silêncio e sendo um túmulo em matéria de embargos, apenas estou autorizado a citar o chefe da polícia da antiga série de humor 'Malucos do Riso' (não tão antiga que não tenha passado na SIC) que exclamava para o agente: “Ai, Costa, a vida costa!”.

Na mesma sondagem sabem-se mais coisas, além de intenções de voto. Sobre Sampaio da Nóvoa, sobre Marcelo, sobre a saída deCosta da Câmara Municipal e sobre vários outros assuntos, incluindo a popularidade de Cavaco Silva que, como se sabe… hum… adiante!

Ontem, no final do conselho de ministros, o Governo propôs um cenário, um plano de estabilidade e crescimento, e tomou uma série de medidas que serão postas em prática por quem ganhar as eleições. Se o PS as ganhar que fará? E que sentido teve este exercício do Executivo? Há, ainda, perguntas sem respostas, o que não impediu Maria Luís Albuquerque de estar um ror de tempo a dizer que não pode garantir nada e que se o PS quiser começam já a falar. Entretanto, de acordo com o Tratado Orçamental, as coisas têm de ir a Bruxelas e voltar com visto positivo. Se o Governo mudar, por cada medida alterada terá de haver uma mais ou menos equivalente. Ora o atual Governo propõe poupanças de mais 600 mil euros na Segurança Social e o fim da sobretaxa no IRS só em 2019. Ninguém gosta, Manuela Ferreira Leite diz que o Governo quer deixar a Segurança Social insustentável, não se sabe se é constitucional (Pedro Bacelar Gouveia e outros já vieram dizer que não), mas a verdade é que vai ser isto, e não outra coisa, que Portugal propõe à UE. Como os socialistas não vão negociar com Passos e Maria Luís a cinco meses de eleições, têm aqui o chamado bico-de-obra. Não é simples ser alternativa… Até Varoufakis já o sabe. "Ai, Costa, a vida costa!"

OUTRAS NOTÍCIAS
Morrem às centenas. Todas as semanas. Nós viramos a cara para o lado e a vida continua. Há o Marcelo, o Sampaio da Nóvoa, o Passos, o Costa e tanta coisa importante. Que raio vale a vida de um africano que foge da fome?

No BES já se sabe tudo, mas ainda nada está feito. Várias análises são possíveis, mas não me levarão a mal se eu escolher a de Pedro Santos Guerreiro- eu vi ele a ler as quase 400 páginas de conclusões. Fez um trabalho a sério. Mas a pergunta é: o que se faz com tanta página? É ao que tentam responder, além do Pedro, Filipe Santos Costa Liliana Coelho.

É hoje que as gasolineiras têm de passar a vender combustível mais barato, lowcost. não aditivado. Não se esperam, porém, grandes baixas de preço... A Deco (Defesa do Consumidor) diz que também não há grandes diferenças de qualidade, mas os representantes das marcas já vieram afirmar que o lowcost é mau para os motores, ao contrário dos representantes das oficinas, que dizem não ser problema. Pode ler isto hoje em toda a Impresa. Aqui fica o link para o trabalho do JN

Mais do que pagar menos gasolina, toda a gente quer um CEO assim.Dan Price, da Gravity Payements, em Seatlle, cortou o seu próprio salário de um milhão de dólares anuais para apenas 70 mil dólares (65,5 mil euros). E alguns senhores leitores dizem: tomara eu! Pois, mais há mais. Ele prometeu que todos os empregados da sua empresa iriam ganhar, pelo menos 70 mil euros no espaço de três anos. O pessoal não só ficou a adorar o chefe como um dos empregados da empresa considerou“fenomenal” a cara que todos fizeram quando conheceram a medida. Dan Price, não só ganhou a gratidão dos colaboradores como começou a ganhar clientes… E se nós… bem… percebem a ideia.

A taxa de sindicalização baixou de 70% para 20%. Ou seja, recuou mais de 41 pontos percentuais, contas feitas por Christiana Martins. E não foi por causa de CEOs como Dan Price que aumenta toda a gente para mais de cinco mil euros por mês. É mesmo pela ineficácia dos sindicatos e talvez pela precarização do trabalho. De qualquer modo, é interessante saber quem e quantos são representados pelos nossos sindicalistas, sabendo-se que uma enorme percentagem são empregados do Estado e de empresas de que o Estado é proprietário.

Depois do álcool o tabacoA ideia proibicionista aumenta na razão direta do politicamente correto e na inversa da liberalização dos costumes. Drogas leves? Legalizem-na! Tabaco? Proíbam-no! Álcool? Proíbam até aos 18 anos. Não são as propostas que são más, é mais a sua eficácia. Quando um pai vê miúdos de 14 anos em quase coma alcoólico à porta de bares de Alcântara, quando a venda de álcool (incluindo cerveja e vinho) já era proibida naquelas idades, que confiança pode ter? O Governo dividiu-se e adiou a decisão... mas lá chegaremos. Isso é certo! (A propósito, oprémio 'manchete´do dia vai para o 'Inimigo Público': "Governo acusado de não estimular a natalidade ao proibir álcool a adolescentes")

Novos estudos dizem que os cigarros eletrónicos também fazem mal.Havemos de morrer cheios de saúde, como dizia o outro...

Não é para cumprir quotas, mas aqui ficam (escolha da revista Time)11 mulheres influentes que tem mesmo de conhecer. Vão desde umaativista contra o Boko Haram até quem anda pela Guatemala a tentar saber o que aconteceu aos desaparecidos após o golpe militar de 1984.

E o 'Correio da Manhã' diz que a PJ, não a propósito de desaparecidos, mas daqueles que apareceram com 'vistos Gold', quer levantar a imunidade parlamentar ao ex-ministro Miguel Macedo por suspeita de "crime de prevaricação" enquanto titular de cargo polítco.

Por último, o semanário 'Sol' diz que Sampaio da Nóvoa vai ser apoiado por três ex-presidentes: Eanes, Sampaio e Soares. O lançamento da candidatura, diz aquele jornal, será entre 27 e 29 de Abril

O QUE DIZEM OS NÚMEROS
19 062 331 – Este é o número de assinantes de equipamentos móveis de comunicações em Portugal. Dá dois por pessoa, contando bebés e velhinhos que já nem ouvem. É um número de 2013 (último ano com dados fechados). Saiba que em 2010 este número chegou a 20 033 783, mais 971 452 assinantes. Com acesso à Internet são 2 463 568, número também de 2013 e o mail alto de sempre. Conclusão: não é por falta de comunicação que andamos desentendidos (números do Pordata).

FRASES
“O Professor Freitas do Amaral é, parece, incapaz de se dar conta de tudo aquilo que na realidade escapa a um número limitado de ideias que a pouco e pouco absorveu e que fazem a vez de visão do mundo”,Paulo Tunhas, professor de Filosofia no ‘Observador’, criticando o ex-fundador do CDS e ex-ministro de Sócrates por ter dito que Merkel tem ‘ideias malucas’ e onde acrescenta que “o prestigiado jurista tem a capacidade de dividir o vazio em 25 alíneas”. Como definição de um académico sobre outro, não deixa de ser imaginativo.

"As constituições são hoje aquilo que os tribunais constitucionais decidem que elas são", Vital Moreira, deputado constituinte e ex-membro do Tribunal Constitucional, num debate sobre os 40 da Constituinte, realizado no Porto.

"Um menor está impedido de comprar tabaco, de beber álcool, de se casar sem autorização dos pais. Desde os 14 anos não está, em contrapartida, impedido de escolher qual o regime que melhor convém à sua doce pátria e as políticas mais capazes de a salvar e modernizar", Vasco Pulido Valente, no 'Público' questionando o facto de os jovens poderem entrar para as Jotas antes de qualquer outra coisa.

"A fatal indefinição do estatuto epistemológico das ciências sociais permitiu e incentivou a transformação da Universidade num local de catequização ideológica",  Maria de Fátima de Bonifácio, historiadora, num texto do ´Público'.

Parabéns, amor da minha vida. Inspiras-me todos os dias para ser uma pessoa melhor. Estou muito orgulhoso de ti e de tudo o que alcançaste na passerelle” Tom Brady, jogador de futebol americano, marido de Gisele Bündchen, no seu Facebook, depois de a mulher ter abandonado os desfiles para se dedicar à família. Penso que muitos homens compreendem e invejam esta homenagem.

“É interessante que [o Papa Francisco] tenha condenado em termos semelhantes o nazismo e o estalinismo”Mário Soares, na revista Visão, num artigo onde confessa a sua simpatia por Hillary Clintone pelo líder da Igreja Católica. O regresso ao ecumenismo do ex-Presidente.

Uma atitude porventura mais assertiva do BdP, ainda que com outro tipo de riscos, poderia ter conduzido à antecipação e eventual diminuição dos impactos [da crise do BES]”, Pedro Saraiva, deputado do PSD, no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BES/GES.

O QUE EU ANDO A LER
Dizia alguém muito sábio que o mal dos livros novos é tirarem-nos o tempo para ler os clássicos. Por isso eu ando a ler um clássico. Talvez o clássico dos clássicos. O primeiro romance de humor, o primeiro romance polifónico (onde várias vozes contam uma história e não apenas uma voz a conta, relatando o que outros dizem),o primeiro romance realista, pronto! O primeiro romance de todos, o seminal, aquele que cada vez que se lê parece escrito de forma diferente; aquele que tem mais interpretações – e de gente consagrada que vai de Dostoevsky a Thomas Mann, passando por Samuel Johnson, Kafka, Kundera, António Machado, Jorge Luís Borges, Nabokov. Em suma, o Romance com letra grande.O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes Saavedra que para sorte da humanidade perdeu a mão esquerda (e não a destra, com que escrevia) na batalha de Lepanto em 1571, ou seja 34 anos antes de sair a primeira parte (mais burlesca e divertida) da obra e 44 anos antes de ter visto a luz do dia a mais recolhida e filosófica segunda parte.  E tudo isto a propósito da D. Quixote, uma editora fundada há 50 anos por Snu Abecassis, ter reeditado a versão integral com a cuidada tradução de Miguel Serras Pereira. É grande, mas vale a pena… e pode ser feito com calma e aos poucos, como quase tudo o que é  muiiiiito bom!

A propósito de coisas boas recordo que logo às 18 temos o Expresso Diário com a sondagem; amanhã, sábado, o Expresso Semanal carregado de novidades; depois de amanhã, domingo, deixamos os leitores descansar um pouco e pensar no que para aí vai e segunda, por esta hora, aqui estará Pedro Santos Guerreiro disposto a noticiar e explicar tudo o que, entretanto se passou.

E bom fim de semana para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário