quinta-feira, 16 de abril de 2015

Expresso Curto

Expresso
Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto
Nicolau Santos
HOJE POR NICOLAU SANTOS
Diretor-Adjunto
 
16 de Abril de 2015
 
A noite em que fomos melhores que os alemães
 
O dia começa bem porque ontem à noite fomos melhores que os alemães. Sim, são eles quem manda na Europa. Sim, eles são 80 milhões e nós dez. Sim, eles vendem carros e submarinos e nós compramos. Mas ontem, 11 contra onze, fomos inquestionavelmente melhores, i.e., o FC Porto foi inquestionavelmente melhor. Aos 11 minutos já ganhava por 2-0, com o Harry Potter, vulgo Ricardo Quaresma, a assinar as duas bolas. E mesmo depois do Bayern de Munique reduzir, Jackson Martinez também fez magia e fixou oresultado em 3-1. O FC Porto tem abertas as portas das meias-finais da Champions. Mas não vai ser fácil na próxima terça-feira em Munique. No outro jogo da noite, o Barcelona foi a Paris ganhar 3-1 ao PSG.

Num jogo também muito renhido, a CMVM considera que o papel comercial do Grupo Espírito Santo, vendido aos balcões do BES,deve ser pago na íntegra aos clientes de retalho. E pelo caminho arrasa as justificações do Banco de Portugal, que se tem oposto a esta tese. Resta saber quem sairá vencedor da contenda.

Um outro braço-de-ferro vai acontecer entre 1 e 10 de maio. É a greve dos pilotos da TAP por considerarem que o Governo não está a cumprir o acordo de dezembro, em que cedeu em muita coisa para comprar a paz social na altura. Agora chegou a fatura que pode ser de 70 milhões. E o problema é que os potenciais candidatos vão voando para longe. O Governo arrisca-se a ter de negociar outra vez apenas com Germán Efromovich.

Se estava a pensar apanhar hoje um comboio esqueça. Apesar do Governo ter decretado os serviços mínimos, mais de 900 comboiosestão em risco de não sair das estações porque os trabalhadores da CP, Refer e outras empresas de transporte ferroviário cumprem um dia de greve.

Em contrapartida, a greve do Metro de Lisboa, marcada para sexta-feira, foi suspensa.

Entretanto, na próxima terça-feira, 21 de abril, vamos finalmente ficar a conhecer as linhas com que se vai coser o programa eleitoral do PS em matéria económica, um trabalho encomendado por António Costa a um grupo de 16 economistas, liderados por Mário Centeno e Vieira da Silva.

Hoje mesmo são apresentados os resultados preliminares dasconclusões do inquérito parlamentar ao BES. E o Expresso Diário avança que haverá recomendações para mudar procedimentos no funcionamento da banca, da supervisão e dos auditores. 

Lá por fora, os especialistas continuam a admitir que a Grécia apresenta um elevado risco de entrar em incumprimento, depois da Standard & Poors ter cortado de novo o rating da dívida helénica

A melhor notícia é que um estudo conduzido por investigadores norte-americanos pode ter finalmente identificado as causas dadoença de Alzheimer e refere que um medicamento que está a ser testado em doentes com cancro pode afinal ser a solução para a combater.

Entretanto, a tensão entre a Venezuela e Espanha está a subir vertiginosamente. O presidente Nicolas Maduro chamou «racista» ao presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, e qualificou como «uma agressão» o acordo alcançado no parlamento espanhol a favor da libertação dos presos políticos na Venezuela.

OUTRAS NOTÍCIAS
No Brasil, a Operação Lava Jato continua a fazer vítimas. Agora foi o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que foi detido, tendo  já pedido o seu afastamento do cargo «por razões de ordem práticas e legais». 

Em França, há uma reunião decisiva do conselho de administração da Renault, depois do Estado francês ter subido inopinadamente há quinze dias a sua posição no construtor automóvel de 15,01% para 19,74%. O objetivo é ganhar força para impor a sua vontade naassembleia geral de 30 de abril. A posição da Nissan será determinante sobre o que vai acontecer. 

José Amaral, presidente do BPI, é o novo presidente da Casa da Música.

NÚMEROS
0,015%

Foi a taxa de juro que Portugal pagou no leilão de €950 milhões de Bilhetes do Tesouro a 11 meses realizado ontem

74 milhões de euros
Foi quanto o Casino de Lisboa distribuiu em prémios no primeiro trimestre do ano

70 milhões
É quanto pode custar à TAP a greve dos pilotos marcada para 1 a 10 de maio

7,3%
É quanto vai descer a fatura de gás natural para as famílias a partir de maio

FRASES
“O país está em cima de uma bomba-relógio. O tiquetaque que ouvem é o da crise demográfica que está a minar o presente de centenas de milhares de famílias e o futuro do país”Catarina Martins, dirigente do BE, no debate parlamentar sobre a natalidade

“Esta opinião arrotada não traz qualquer embaraço para o PS mas para quem a arrota”, Isabel Moreira, deputada do PS, referindo-se às declarações de Manuel Maria Carrilho, defendendo que José Sócrates deveria ser expulso do PS.

"Uma dívida pública alta coloca dificuldades ao crescimento", Vítor Gaspar, ex-ministro das Finanças do atual Governo e atual diretor do departamento orçamental do FMI 

"Ninguém pode apontar o dedo a um enfermeiro que aceite, por necessidade ou interesse em manter as suas competências, lugares indignamente valorizados"Germano Gama, bastonário da Ordem dos Enfermeiros, sobre as ofertas de contratos integrados na medida Estímulo Emprego

"Eu, por mim, acho que deve haver coligação", Luís Marques Guedes, ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, no International Club of Portugal

"Em Portugal fazem falta menos discursos e mais ação", Kalaf Epalanga, fundador dos Buraka Som Sistema no colóquio O Lugar da Cultural

O QUE ANDO A OUVIR E A LER
Rui Massena é um dos mais brilhantes maestros portugueses, apesar de ser ainda bastante novo. Agora lançou o seu primeiro disco a solo, que se chama precisamente Rui Massena – Solo. É o que anda a tocar no meu carro. E é magnífico. Faixas como D-Day, Família, Flocos, Carnegie Hall e Clarinha merecem ser ouvidos muitas vezes. Mas para quem prefere o espetáculo ao vivo, então não percaesta noite a partir das 21H00, no Centro Cultural de Belém: Rui Massena e convidados.

Quanto a livros, recomendo vivamente «Canadá», de Richard Ford, vencedor do Prémio Pulitzer, que me foi oferecido pelo mais importante jornalista português dos últimos 50 anos, Vicente Jorge Silva. Trata de uma família cujo pai, em certo momento, entra em dificuldades financeiras. E entende que a melhor maneira de resolver o problema é assaltando um banco perdido no interior dos Estados Unidos, arrastando a mulher consigo. Olha se todos fizemos o mesmo!

Se gosta de poesia recomendo vivamente Voo Rasante, da Mariposa Azual, uma antologia de poesia contemporânea, com muitos poetas pouco conhecidos mas excelentes poemas.

E pronto, está servido o meu primeiro Expresso Curto, eu que nem bebo café. Mas gostei muito. Amanhã o Expresso Curto é servido por Henrique Monteiro. Ao longo do dia, acompanhamos a atualidade no Expresso Online e ao final do dia analisamos o que se está a passar no Expresso Diário, pelas 18.00.

Tenha uma grande e magnífica quinta-feira. Afinal, o fim de semana é já ali.

Sem comentários:

Enviar um comentário