quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Como José Socrates desgraçou Portugal. Leia, medite, e pense nas próximas eleições

O papel de José Sócrates na situação de pré-bancarrota que nos legou em Junho de 2011.
«AVIVADOR DE MEMÓRIAS»  -   VII
 Rui Graça Moura
 RECORDAR É VIVER… PERDÃO, É VOTAR…
 Com as eleições a menos de um mês, convém não esquecer:
31 boas razões para não votar no PS em Outubro próximo e sucinta e sistematicamente, o papel de José Sócrates na situação de pré-bancarrota que nos legou em Junho de 2011 – só menciono a matéria de facto e não as acusações de que é alvo em tribunal – e que muita gente já esqueceu:
 1.      Responsável pela quase duplicação da dívida pública entre 2005 e 2011, passou de ca. de 60% para  ca. de 120% do P.I.B. – nuns meros 6 anos, tinha demorado 31 anos a chegar aos 60%, em 2005…  – sem falar na dívida oculta e ‘varrida’ para debaixo do tapete…

2.      A estes valores há que adicionar os 78 mil milhões pedidos ainda pelo seu governo à ‘troika’ – o famoso resgate - e correlativos juros.

3.      Responsável por défices demenciais em 2009 e 2010, ca. de 34.300 milhões de Euros. (Quantos subsídios de férias e de Natal e durante quantos anos dava esta verba grotesca num país com os nossos recursos, para os pagar?) Acresce que foi o próprio José Sócrates que desmentiu que tenha sido a Europa que o mandou gastar em 2009, uma das falácias recorrentes usada pelos socialistas para justificar este défice gigantesco - favor ler a entrevista do mesmo a Clara Ferreira Alves, Revista do Expresso de 19 de Outubro de 2013 – onde J. Sócrates declara que foi ele mesmo que decidiu fazê-lo, foi ele mesmo que decidiu gastar desmesuradamente – pasme-se!

4.      Responsável por aumentos de 2.9% dos salários da Função Pública em 2009, ano em que houve deflação de 1.1% (2,9 + 1,1 = 4%, ah… é claro, 2009 foi ano de eleições legislativas...) e com o país a caminhar aceleradamente para a falência.

5.      Baixa do IVA em 1%, em 2009, depois de o ter subido em 2%, em 2005, claro, 2009 era ano de eleições.

6.      Responsável por PPP.s rodoviárias com contratos leoninos e escandalosos a favor dos concessionários. Acresce que o P.S. acusava Cavaco Silva quando este foi Primeiro Ministro, de vivermos a “ditadura do betão”, não deixa de ser irónico para um partido que se propunha fazer, fez e espalhou, de facto, betão pelo país todo, hoje percebemos melhor porquê…

7.      Responsável pela tentativa de construção de uma terceira autoestrada Lisboa-Porto e responsável por ter coberto o país de auto-estradas, hoje, estão, de facto, subutilizadas…

8.      Responsável pela tentativa de construção do Novo Aeroporto de Lisboa.

9.      Responsável pela construção do novo aeroporto de Beja - hoje, literalmente às moscas, sem um único cliente nem nenhum avião!

10.   Responsável pela tentativa de construção do TGV - comboio de ricos e para ricos, o TGV é uma supe rprimeira e não é para países periféricos e na antecâmara da falência. Há processos a correr em tribunal com pedidos de indemnização de centenas de milhões de Euros por este governo e bem, ter anulado os contratos já assinados.

11.   Responsável por proteção de rendas e tarifas escandalosas na energia a favor dos concessionários.

12.   Responsável por PPP.s. desproporcionadas e desequilibradas na saúde.

13.   Co-responsável por défices colossais das empresa públicas e dentro de estas, as dos transportes, com dívidas superiores a 20 mil milhões de Euros.

14.   Responsável por Swaps absolutamente miseráveis como o do Metro do Porto - dado como o pior exemplo de swap do Mundo – daí o “The Independent” lhe chamar “apocalipse now” de todos os swaps – e swaps que só da responsabilidade do P.S. enquanto governo vão custar mais de mil milhões de Euros aos portugueses!

15.   Responsável pela nacionalização do B.P.N., um caso de polícia, deixando de fora a S.L.N. onde havia inúmeras empresas que davam lucro e não estavam falidas – cálculo do custo previsível para os portugueses: entre 7 e 8 mil milhões  de Euros.

16.   Responsável pelo Parque Escolar – a Ministra Educação da altura já foi condenada 2 vezes, entre outros motivos, por reincidir na adjudicação direta (ilegal, hoje compreendemos melhor…) e por obras pagas mas não realizadas; não que as obras não fossem precisas nas escolas, o que era dispensável era, a Ministra ter-lhe chamado «Festa», provavelmente, ficava-lhe melhor reconhecer que as estátuas de artistas consagrados e os mármores e outros materiais nobres, eram dispensáveis num país, na altura, na iminência da bancarrota…

17.   Responsável pelo Programa Magalhães, distribuição de 500 mil computadores ao custo de 285€, por ajuste direto – facto questionado até pela Comissão Europeia na altura que classificou o programa de ilegal.

18.   Responsável pelo que se passou nos Estaleiros de Viana do Castelo – 180 milhões de Euros de ajudas ilegais e por não ter obrigado o governo dos Açores a ficar com o “Ferry” Atlântida por ele encomendado e modificado, posteriormente vendido ao desbarato – ca. de 70 milhões de Euros de prejuízo para o erário público.

19.   Responsável pelo estado e Finanças do Estado deixados na antecâmara da bancarrota, com o próprio Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, a dizer que não haveria dinheiro nem para pagar salários da Função Pública nem para pagar reformas dentro de 15 dias. O que é isto senão a bancarrota?

20.   Responsável por ter acordado e assinado com a ‘troika’ um défice de 5.9%, para todo o ano de 2011, e ter deixado o governo em Junho com o défice a atingir já 5% do P.I.B. – o que acarretou, inevitável e inelutavelmente, novo aumento do IVA e de impostos por sua culpa e única responsabilidade.

21.   Responsável pela sua política irresponsável ter levado à «secagem» do crédito à República nos mercados internacionais, levando os juros a subir até aos 14%, o que  não lhe deixou alternativa que não chamar a ‘troika’ e assinar um ‘Memorandum of understanding’miserável e de ter culpado tudo e todos por esse facto!

22.   Responsável por ter criado as «Novas Oportunidades» - o melhor e mais sofisticado sistema de facilitismo no ensino alguma vez congeminado e posto em prática neste país e absolutamente redundante em termos de qualificações e conhecimento dignos desse nome, talvez influenciado pelo facilitismo na obtenção do seu próprio curso de «engenharia», com notas de quatro cadeiras publicadas num Domingo pelo mesmo professor…

23.   Responsável por ter impedido a OPA da Sonae sobre a Portugal Telecom, em conluio com Ricardo Salgado e outros interesses inconfessáveis, que teria impedido esta situação calamitosa atual da PT (Pharol) e a teria mantido parcialmente como importantíssima empresa portuguesa na área das tecnologias da comunicação. A PT valia na altura cerca de 12 mil milhões de Euros, hoje, nem vale a pena comparar. Uma catástrofe!

24.   Responsável  por o Estado ter já pago mais de 1.400 milhões de euros à 'troika', até agosto de 2014, em de 38 meses em juros e comissões relativos ao empréstimo concedido no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) – por ele pedido e assinado e tornado necessário por ter levado o Estado à pré-bancarrota.

25.   Responsável pela cobertura que deu ao ‘assalto’ ao B.C.P. pelos seus homens de mão, nomeadamente Armando Vara, por forma a conceder crédito escandaloso aos amigos e aos seus negócios e negociatas, nomeadamente, Joe Berardo e a Ongoing. Vai demorar anos a recuperar o B.C.P.  e os acionistas que paguem, como é o meu caso!

26.   Responsável por ter incumbido uma empresa pública – a Taguspark – de organizar um pequeno almoço com Luís Figo na véspera das eleições de 2009 que, dizem, custou qualquer coisa como 750.000€ ao erário público – o que nos dá a verdadeira dimensão do político (e do futebolista, já agora…) e da sua honestidade…

27.   Responsável por ter concessionado 27 centrais à E.D.P. por 26 anos sem concurso público, ao ponto de a Comissão Europeia ter contestado a legalidade desta medida e se calcular que o Estado saiu lesado em mais de 500 milhões de Euros.

28.   Responsável por ter permitido que o seu Ministro da Economia, Manuel Pinho, proveniente do Grupo B.E.S., o que não deixa de ser curioso…  autorizasse a compra da Portugália pela Tap por 200 milhões de Euros, valor escandalosamente sobrevalorizado.

29.   Responsável por ter assinado com a ‘troika’ no MOU, a privatização TOTAL, preto no branco, da Tap, para os seus correligionários, anos mais tarde, fazerem tábua rasa desse facto e a triste figura que fizeram.

30.   Responsável por ter assinado no Mou com a ‘troika’, a seguinte cláusula:

«3.31  -  O Governo acelerará o programa de privatizações. O plano existente para o período que decorre até 2013 abrange transportes (Aeroportos de Portugal, TAP, e a CP carga), energia (GALP, EDP, e REN), comunicações (Correios de Portugal), e seguros (Caixa Seguros), bem como uma série de empresas de menor dimensão.»

31.   “Last but not least”, responsável por ter agido de tal forma que levou um juiz de Aveiro a classificar a sua atuação como configurando um crime de «atentado ao Estado de Direito», o que, se as escutas não tivessem sido destruídas, muito provavelmente, obrigaria o Presidente da República a destituí-lo imediatamente e a sua carreira política teria terminado abrupta e irreversivelmente… com ganho para todos nós!»



Sem comentários:

Enviar um comentário