quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Expresso Diário de 1 de Setembro 2015


Quem é Guo Guang

publicidade
349
01 SET 2015
Bernardo Ferrão
POR BERNARDO FERRÃO
Editor
 
Quem é Guo Guangchang?
Boa tarde

Guo Guangchang é 10º mais rico da China e pode ser o próximo dono do Novo Banco. As últimas horas foramsurpreendentes. O Banco de Portugal não chegou a acordo com os chineses da Anbang. E, afinal, o candidato seguinte não eram os americanos da Apollo, mas sim os chineses (sim, outra vez!) da Fosum. No Expresso Diário de hoje temos a história do líder da Fosum (que já tem a Espírito Santo Saúde e a Fidelidade), Guo Guangchang, que é já conhecido como oWarren Buffett chinês.

O assunto já motivou reações do PCP e BE (e vai aquecer ainda mais a campanha), mas António Costa garante que não vai dizer nada até que as negociações terminem. A resposta do líder socialista foi dada hoje enquanto respondia no Facebook aos cibernautas. O Expresso Diário, pela pena da Cristina Figueiredo, tem o relato deste “live streaming” de 1h38 minutos com as respostas de Costa a 37 perguntas. Ainda na política deixe-me sugerir-lhe o texto da Ângela Silva sobre a polémica com Paulo Rangel. Palavra de ordem no PSD: tudo calado sobre a prisão de Évora. Rangel percebeu. Mas fez prova de vida.

Cada vez mais perto do fim do verão, destaque para o balanço dos incêndios. Sabia que a área ardida ficou 35% abaixo da média da década? Até final de agosto arderam 54 mil hectares de floresta e matos, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

E amanhã temos de cantar os parabéns ao multibanco (não, não é para o fazer à frente de uma caixa de multibanco). É que as caixas automáticas que nos “dão” dinheiro já são trintonas. E hoje o sistema é um dos mais desenvolvidos do mundo e tem 13 mil equipamentos onde são feitas mais de 70 milhões de operações.

Na opinião, o Pedro Santos Guerreiro pergunta: “Ora quanto é que vamos então perder com o Novo Banco?”. O Daniel Oliveira escreve sobre “Licenciados, frustrados, emigrados”. E oHenrique Raposo conclui: “Refugiados: não há solução”.

Sem comentários:

Enviar um comentário