sexta-feira, 1 de abril de 2016

O PREÇO DO PETRÓLEO numa linguagem que toda a gente percebe. LEIA JÁ


Excelente artigo sobre o petróleo‏

Este artigo explica muito bem a problemática do preço do petróleo, numa linguagem que toda a gente percebe.
É claro que há factores escondidos que não estão aqui indicados, como o plano dos americanos e sauditas para encostar os russos à parede.
Mas isso são outras contas.
Há uma referência no texto ao shale oil,  que é um novo tipo de petróleo, extraído a partir de rocha de xisto.




Um pouco mais de informação sobre o petróleo 
Porque é que os preços estão tão baixos? 

Os países produtores de petróleo e o dilema do prisioneiro 
Os mercados acionistas e o preço do petróleo

NEWSLETTER Nº540
09 março 2016



Primeiro Ponto


O “OURO NEGRO” ESTÁ AO PREÇO DA CHUVA




Sabe qual é o custo de um litro de petróleo?
Um barril de petróleo contém, mais coisa menos coisa, 159 litros. Se considerarmos o preço atual do barril de petróleo, de 38 dólares em Nova Iorque, então, o custo por litro é de apenas 24 cêntimos.
A água engarrafada é mais cara do que o petróleo, pelo que a este preço, a classificação do petróleo como “ouro negro” parece atualmente desajustada! Está barato mas nem sempre foi assim.
Entre 2000 e 2008 o preço do petróleo disparou de 25 para 150 dólares por barril, impulsionado pelo aumento da procura em várias economias, com destaque para a chinesa, e pelo corte de produção decidido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Depois, na sequência da recessão global provocada pela crise financeira iniciada com a falência do banco de investimento Lehman Brothers, o preço desceu para 40 dólares por barril. Em 2009, com a recuperação económica, o preço do petróleo regressou para os 100 dólares.Até 2013 o preço andou sempre acima dessa barreira, até que em 2014 iniciou uma queda livre até aos dias de hoje.
Esta é a história sumária da evolução do preço do petróleo nos últimos anos, a mais importante matéria-prima do nosso planeta. Para ilustrar a forte queda do preço do petróleo desde 2014, apresentamos-lhe no gráfico abaixo a evolução de um instrumento financeiro que replica o preço do petróleo, o certificado sobre o Brent, do qual falaremos no segundo texto desta newsletter, como forma de investir no petróleo:



logo: Certificado Millennium bcp sobre o Contrato Futuro do ICE Brent Crude

Sem comentários:

Enviar um comentário