terça-feira, 24 de setembro de 2019

Mudanças climáticas - Sessão no Mónaco de 20 a 24 Setembro 2019

REUNIÃO | 20 A 24 DE SETEMBRO

Relatório Especial sobre Oceano e Criosfera num Clima em Mudança2019-09-23 (IPMA)
Terminou no Mónaco, a 51.ª Sessão do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre Alterações Climáticas (IPCC), que decorreu de 20 a 24 de setembro de 2019.

O principal ponto da Agenda da sessão prendeu-se com a aprovação do Sumário para Decisores (SPM - Summary for Policymakers) do "Relatório Especial sobre Oceano e Criosfera num Clima em Mudança"(Special Report on Oceans and Cryosphere on a Changing Climate - SROCC), e a aceitação do respetivo relatório científico, ocorreu no seguimento de 5 dias de trabalho, incluindo uma última sessão de 27 horas consecutivas de reunião plenária.

Os resultados apresentados pelos autores do relatório científico e pelos líderes dos Grupos de Trabalho foram discutidos e aprovados pelos delegados nacionais de mais de 100 países (a delegação portuguesa contribuiu proactivamente para a redação final do SPM).

Este relatório dedicado aos Oceanos e à Criosfera num contexto de mudança climática é de importância vital na compreensão das alterações em curso e previstas no oceano, nos glaciares e nas regiões montanhosas. Sendo o terceiro e último dos Relatórios Especiais (SR1.5 e SRCCL) produzidos no âmbito do 6º Ciclo de Avaliação do IPCC (cujo relatório síntese da AR6 está previsto para 2022), vem reforçar e complementar os aspetos essenciais relativos ao aquecimento global em curso e projetado, considerando diferentes cenários e respetivos impactos, possibilidades de adaptação e reforço da necessidade de mitigação dos gases com efeito de estufa.

No dia 25 de setembro, pelas 11 horas CET (10 horas locais) o IPCC realizará uma conferência de imprensa (pode ser seguida no Facebook do IPCC)  para apresentação dos principais aspetos e resultados do SPM do SROCC. Após esta apresentação o SPM (versão em inglês) ficará disponível, merecendo referência o conjunto de figuras desenvolvido pelos autores do relatório que vem demonstrar as alterações impactantes da subida do nível médio do mar, acidificação do meio marinho, ondas de calor marinhas, degelo e retração dos glaciares, redução do permafrost já verificadas e as esperadas para os cenários mais otimistas e mais gravosos de concentração de gases com efeito de estufa.

O IPCC é o órgão da ONU que presta assessoria cientifica no âmbito do estudo das alterações climáticas e reúne 195 Estados-membros. O IPMA esteve representado na sessão pela Divisão de Clima e Alterações Climáticas.
 
Imagens associadas
  • 51.ª Sessão do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre Alterações Climáticas (IPCC)
    51.ª Sessão do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre Alterações Climáticas (IPCC)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário