segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Constatações e Acções- Uma reflexão muito oportuna de João Bernardino


Constatações e Acções       por João Bernardino, fundador do Grupo IDEAL (ver página própria no facebook).

Reflexão: A história da rede social Facebook, naquilo que diz respeito à intervenção cívica e política dos perfis portugueses - de fora fica toda a interacção "social" de amizades, virtuais, como quer o Zucherberg - faz-se de 99% de constatações e de 1% de acções! 

Ao iDEAL interessam somente o 1% acima indicado. O resto para nós é cultura pela cultura, convivência pela convivência, urbanidade pela urbanidade, conversa pela conversa, intelectualismo por vaidade, expressão pessoal pela necessidade de dizer alguma coisa, enfim, manifestações muito louváveis para passar o tempo!

--- Colocar uma notícia é uma constatação. Saber comentá-la, em atenção ao grupo ou página aonde se comenta, é uma acção!

--- Divagar poeticamente sobre os males do lusitanismo, é uma constatação, saber entrar em diálogo e aderir às iniciativas que são propostas, do grupo ou página aonde nos mantemos, é acção!

--- Apontar o dedo ao mar, e dizer para o lado que 
está ali alguém a afogar-se, por mais eloquentemente que se diga isso, é constatação. Gritar por socorro ou correr mar adentro para o salvar, é acção!

Sem comentários:

Enviar um comentário