terça-feira, 27 de janeiro de 2015

EXPRESSO CURTO - TUDO DE IMPORTANTE em vários links

Expresso
Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto
Ricardo Costa
HOJE POR RICARDO COSTA
Diretor
 
27 de Janeiro de 2015
 
O segundo dia de Alexis
A ressaca das eleições gregas foi mais suave do que se antecipava. Houve declarações duras de parte a parte, mas mais no estilo guerra fria do que do velho Oeste. Muita firmeza, algumas ameaças e pouco mais. Para já, claro. Os mercados ligaram pouco ao assunto, como resume neste comentário vídeo (“Alexis who?”) John Authers, especialista em mercados do Financial Times e que está preocupado... com a neve. Também o habitualmente duro Jeroen Dijsselbloem , que preside ao Eurogrupo, pareceu tranquilo mas pouco flexível. José Manuel Fernandes escreveu um bom artigo no Observador, totalmente cético em relação ao Syriza (“Festa? Falemos antes dos dias difíceis do Syriza”). No sentido contrário, Daniel Oliveiraescreveu um interessante artigo no Expresso Diário em que defende que “ao propor uma conferência europeia sobre a dívida, Tsipras deu uma oportunidade a toda a Europa”.
Para alargar horizontes, espreite esta curta entrevista de Joseph Stiglitz à televisão CNBC com um título provocador: “A Alemanha é o problema, não a Grécia”. São três minutos que valem a pena, como é habitual neste Prémio Nobel, que pode ser seguido no twitter em@JosephEStiglitz. Já agora, espreite a conta do próxi mo ministro das Finanças grego, o Professor marxista Yanis Varoufakis, que ensina na Universidade do Texas. No Expresso, o meu colega Jorge Nascimento Rodrigues, que sabe tudo sobre dívida pública, já tinha Varoufakis no radar há muito tempo. Pode ler aqui uma excelente entrevista que publicámos a 18 de outubro ou então esta de 21 de Março.
Curiosidades úteis para as suas conversas do dia: Tsipras continua sem usar gravata (nunca pôs uma), tomou posse sem jurar sobre a Bíblia (mas comunicou pessoalmente a decisão ao chefe da Igreja Ortodoxa), foi prestar homenagem a 200 resistentes gregos fuzilados pelos n azis na II Guerra, fez um acordo relâmpago com um partido da direita eurocética com tiques anti-semitas que é liderado por um ex-ministro conservador da Marinha Mercante e decidiu visitar o embaixador russo (hum…). Ah, e mandou um assessor fazer a passagem de pasta com o ex-primeiro ministro, que tinha designado para esse momento fundamental… um assessor.

OUTRAS NOTÍCIASOntem foi um dia histórico para o futebol. Passaram 20 anos sobre o mais espetacular pontapé jamais dado fora das quatro linhas: ogolpe de kung-fu de Eric Cantona num adepto particular mente imbecil.

Por cá, o pé esticado de Eliseu na Mata Real ofereceu um penalti e a vitória (1-0) ao Paços de Ferreira, para desespero dos benfiquistas. Portistas, sportinguistas e outros “istas” festejaram o tropeção e ficaram agarrados à televisão num tempo exta que durou 7 minutos!
Enquanto os canais de notícias discutiam a falta de jeito de Eliseu, o relógio do árbitro e outros assuntos urgentes, a costa leste dos EUA e do Canadá mergulhava num dos maiores nevões da sua história, que já lançou o caos em várias cidades. O USA Today coleciona asmelhores fotos do Instagram com a hashtag #Blizzardof2015. Vale a pena espreitar.

Do outro lado do mundo, as forças curdas anunciaram queexpulsaram o Estado Islâmico de Kobane, depois de uma épica batalha de quatro meses, que motivou esta corajosa reportagem da italiana Francesca Borri no último Expresso (link para assinantes). Imperdível.

Por cá, a tensão na Saúde continua. Os sete chefes de equipa das urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, demitiram-se em protesto contra o fecho de 40 camas de internamento. 

Dos 2490 professores que realizaram a segunda edição da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades, um em cada três chumbou (num total de 854). A média não foi além dos 56%. 

Hoje é dia de BES no Parlamento. Vai-se falar muito de Angola, desse enorme mistério que é o BESA e desse semi-mistério que é a venda da ESCOM. Em direto no Canal Parlamento e sempre bem explicado no Expresso Diário.

FRASESObrigado Dr.”. Primeiro twitt de Alexis Tsipras, em resposta a Hugh Laurie (o famoso Dr. House), que se entusiasmou com a vitória do Syriza nesta rede social

O programa (do Syriza) é um conto de crianças, não existe”. Pedro Passos Coelho sem nunca dizer a palavra Syriza

É insólito que a esquerda radical tenha chegado a acordo com a direita nacionalista”. António Pires de Lima sobre a nova coligação grega
O QUE EU ANDO A LERÉ possível que precise de outro café quando acabar de ler este parágrafo.  É que hoje passam 70 anos sobre o dia em que oExército Vermelho entrou em Auschwitz e viu o horror absoluto. A data será assinalada no local, com muitos chefes de Estado, mas sem Putin, depois de uma polémica com o governo polaco. Os discursos serão feitos por sobreviventes, que por razões de idade dificilmente estarão presentes na próxima cerimónia, daqui a 10 anos. O Guardian tem um trabalho fotográfico comovente comsobreviventes retratados com fotos da juventude ou de familiares desaparecidos.
Se tiver tempo vá à es tante ou compre “Se isto é um homem”, do italiano Primo Levi, um livro inultrapassável sobre o que foi (sobre)viver o horror de Auschwitz, para onde foi deportado em 1944, aos 24 anos, depois de capturado em Turim. Não é um livro sobre os limites, é para lá de todos os limites, numa fronteira que o mundo desconhecia até ao dia 27 de janeiro de 1945.
É por isso que esta noite muitas televisões do mundo passam “A Noite Cairá”, um documentário incrível com muitas das primeiras imagens recolhidas no campo de concentração pelas tropas aliadas. Na verdade, "A noite cairá" é um documentário sobre um documentário (com dedo de Hitchcock), que esteve demasiados anos na gaveta e por acabar, tal era a força e o choque das imagensrecolhidas. É obrigatório&nb sp;ver ou gravar esta noite na RTP1às 23.30. Se viver em Lisboa pode ver num grande ecrã, no Cinema Ideal. Não é a melhor lembrança para começar o dia, mas há datas que não podemos ignorar. No Expresso Online já estamos a falar disso e temos vários trabalhos prontos.

Ao longo do dia, vamos estar atentos ao país e ao mundo, mas sempre com um o lho na Grécia. Ao fim do dia arrumamos tudo no Expresso Diário, com notícias em primeira mão e opinião exclusiva que ajudam a atravessar estes dias agitados. Vamos a isso. Amanhã está aqui cedo o João Vieira Pereira com outro Expresso Curto
 

Sem comentários:

Enviar um comentário