terça-feira, 12 de maio de 2015

Expresso Curto - Obs do Blog: Uma forma rápida e eficaz de ficar a par do que se passou nas últimas 24 h

Expresso
Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto
Pedro Santos Guerreiro
HOJE POR PEDRO SANTOS GUERREIRO
Diretor Executivo
 
12 de Maio de 2015
 
Mau, mau, mau (e no fim bom, bom, bom)
 
 Mau, mau, mau.

A minutos de enviar este Expresso Curto sabia-se que o Nepal foi atingido por um segundo terremoto enorme, de magnitude de 7,4 na escala de Richter. O país ainda está a recuperar da devastação de mais de oito mil mortos do enorme tremor de terra de há duas semanas. Mais informações no Expresso Online.

Grécia pode ficar sem dinheiro nas próximas semanas e não há meio de haver acordo no Eurogrupo. “A questão da liquidez é um assunto terrivelmente urgente, toda a gente sabe disso”, diz Yanis VaroufakisApós a reunião de ontem, está tudo como dantes, menos o tempo, que encurtou. O ministro das Finanças grego acha aliás, num artigo publicado no Negócios, que o problema da liquidez está a cegar as instituições europeias, que deviam estar a pensar no futuro de sustentabilidade de longo prazo. A verdade é que o FMI quer demarcar-se de resgates futuros na Grécia, escreve o El Mundo. E já está a acautelar a possível saída da Grécia do euro, acrescenta o Negócios.

A reputação de Varoufakis já lá vaiNo Politico, já brincam até com a sua capacidade como economista. Depois de Alexis Tsipras ter admitido referendar a manutenção da Grécia no euro, - o que André Macedo, no DN, chama de uma “morte a crédito” -, as declarações do ministro das finanças alemão fizeram ontem estrondo: “se a Grécia quiser fazer um referendo, poderá ser útil”. Uma “perigosa estratégia de Wolfgang Schäuble”, escreve Camilo Lourenço.

"Quando a TAP começar a despedir, tem que começar por estes pilotos", afirmou ontem à noite na SIC Miguel Sousa Tavares, que considera que “o que os pilotos conseguiram fazer foi acabar de vez com a TAP”. Já Fernando Sobral, no Negócios, escreve que “esta greve de 10 dias espelhou a encruzilhada em que vive Portugal, onde todos só se querem salvar a si próprios.”

Bola para lá: Pires de Lima quer consequências e diz que a greve dos pilotos, apesar de fracassada, causou €35 milhões de prejuízo. Bola para cá: o sindicato dos pilotos apresenta queixa contra a TAP por violação do direito à greve.

A TAP já prepara plano para compensar prejuízos da greve,como diz o i, mas o sindicato não recua e há uma nova ameaça de greve, noticia o Económico. A privatização da TAP avança esta semana com entrega de propostas mas este é apenas uma das vendas em curso. Outra é a do Novo Banco, com favoritismo dos chinesesO Negócios explica a urgência: o governo quer o dinheiro da venda para pagar mais cedo ao FMI quatro mil milhões de euros.

Itália. O Tribunal Constitucional declarou inconstitucionais os cortes nas pensões realizados desde 2012. O governo de Matteo Renzi tem de encontrar até ao fim da semana forma de devolver o dinheiro aos pensionistas. É uma batelada: podem ser 12 a 14 mil milhões de euros, calcula o Financial Times. 


OUTRAS NOTÍCIASChamava-se Ananta Bijoy Das, era mais um blogger do Bangladesh crítico do Islão, e foi assassinado, segundonoticiou a CNN era já de manhã em Lisboa. A mesma estação já ontem questionava: quem poderá liderar o autoproclamado Estado Islâmico (Daesh) depois se al-Baghdadi morrer? A CNN mostra quatro possíveis sucessores, para cujas detenções já há prémios.

Política: Sampaio da Nóvoa já tem equipa o Expresso revela o quem-é-quem do candidato presidencial que “já tem em sede, tesoureiro, chefe de campanha e porta-voz”. Também o Expresso noticiou que Ricardo Sá Fernandes entra na corrida das Legislativas, pelo Livre/Tempo de Avançar.

É a manchete do DNJoana Marques Vidal defende procuradores que troçaram da prisão de Sócrates. Declarações como "há dias perfeitos. Hihihihihi", escrita por um magistrado no Facebook após prisão de Sócrates, são exercício de "liberdade de expressão", defende a procuradora-geral. Mas votou vencida. Os procuradores enfrentam processos disciplinares.

Impostos. Segundo a manchete do Negócios, a partir deste mês, as empresas que falhem qualquer obrigação declarativa, seja de IRS, de IRC ou de IVA, ou que apresentem disparidades nas retenções na fonte declaradas, verão os seus reembolsos de IRC suspensos.

As 12 empresas do PSI-20 que já apresentaram resultados trimestrais este ano lucraram um total de 800 milhões de euroscontas do Expresso Diário. Mais 82% que no ano anterior. Crise?

Os portugueses têm 134 mil milhões de euros em depósitos bancários, mais 1% que há um ano. Daquele valor, quase um quarto está em depósitos à ordemA análise é feita pelo Negócios, que relaciona o fenómeno com os juros pagos nos depósitos a prazo: são tão baixos que, para muitas pessoas, mais vale deixar o dinheiro à ordem.

A ADSE admite abrir a entrada a trabalhadores das empresas públicas e seus familiaresrevela o Correio da Manhã. Em causa está a falta de sustentabilidade do sistema de proteção social da Função Pública, depois de perder mais três mil inscritos no ano passado.

Quer deixar de fumar? Então choque-se com as imagens nos maços. É uma estratégia para dissuadir o tabagismo, segundo uma proposta que vai ser discutida no Parlamento na sexta. A Renascença mostra as imagens.  

É agricultor? Tem mais 15 dias para se candidatar a fundos europeus, avisa a Renascença.

Notícia da casa: a partir de segunda feira, a SIC vai ter duas novelas portuguesas em horário nobre, com a estreia de “Poderosas”. "É um momento histórico para a ficção em Portugal e em particular para a ficção portuguesa na SIC”, diz Gabriela Sobral, diretora de Produção e coordenadora de projetos da SIC, no Diário de Notícias.

Mais de metade dos portugueses religiosos vai à igreja pelo menos uma vez por semananoticia o DN. A conclusão é de um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing, segundo o qual 90% da população nacional é crente, com predomínio da religião católica.

David Cameron poderá antecipar para 2016 o referendo sobre a manutenção do Reino Unido na União Europeiarevela o The Guardian. Um ano antes, pois, do compromisso do primeiro-ministro que voltou a ganhar as eleições. O objetivo é descolar das eleições em França e na Alemanha de 2017. No Financial Times, Gideon Rachman diz que o ceticismo externo em relação ao Reino Unido é exagerado, pois há “uma forte probabilidade de que os britânicos irão votar para ficarem na Europa”, pelo que “a ‘pequena Inglaterra’ de David Cameron é um mito”.

(Já Ed Miliband, o grande derrotado das eleições de quinta feira passada, foi apanhar sol para Ibiza, “to get away from it all”, disse ao The Independent.) 

Já sabe a do bilionário chinês que ofereceu férias em França aos seus 6.400 trabalhadores? Claro que sabe, foi das notícias mais lidas ontem no site do Expresso. Por 20 milhões fez-se a festa. Deu direito a visita especial no Louvre e noitada no Molin Rouge.

China superou os Estados Unidos como maior importador mundial de petróleoFoi em março.

Depois de ter sido expulso da Frente Nacional pela filha, Jean-Marie Le Pen, de 86 anos, promete criar uma nova formação políticanoticia o Le Monde.

Hollande é o primeiro líder europeu a visitar Cuba depois do restabelecimento das relações diplomáticas entre Havana e Washington. A visita, que começou ontem, é vista pelo El Pais pelo significado político mas também económico: o presidente francês levou um batalhão de empresários. Já o Papa Francisco visitará Cuba de 19 a 22 de setembro, explica o Corriere Della Sera.

Mulder e Scully, lembra-se deles? Em janeiro do próximo ano, 14 anos depois do fim da série, “Ficheiros Secretos” regressará à televisão com novos episódios. O The Verge conta as novidades.


NÚMEROSSó este: 179,3 milhões de dólares, um novo recorde: foi por quanto o quadro “Les femmes d’Alger” (1955), de Pablo Picasso, foi vendido ontem à noite num leilão em Nova Iorque. Pormenores no El Pais


FRASESPassos Coelho fala muito mas muda de opinião como quem muda de camisa.” Mário Soares, no Diário de Notícias, onde cita o Nicolau Santos

“No fundo, Passos Coelho pensa que todos querem viver e ser como ele ou Dias Loureiro e subir a qualquer preço”Joana Amaral Diasno Correio da Manhã, sobre a biografia de Passos Coelho, cujo título – “somos o que escolhemos ser" – é “género seita”.

O objetivo que temos é vencer a doença, não é perguntar se as pessoas durante esse processo têm febre, têm dor ou se gostam do sabor do xarope”, Passos Coelho, sobre a política de austeridade, citado pela Rádio Renascença.

Falar de uma maioria absoluta nas legislativas "está no limite da publicidade enganosa”, prevê Rui Oliveira e Costa, também na Renascença.


O QUE EU ANDO A LERTenho um amigo que é doido por Rubem Fonseca, escritor brasileiro que fez ontem 90 anos. Ele é tão doido, mas tão doido por Rubem Fonseca que tudo o que lê é sempre nos intervalos de Rubem Fonseca. É uma paranoia meia juvenil (ou completamente juvenil, dirão muitos) mas, fascinado por tamanho fascínio, ofereci-me a ler um que ele me ofereceu, “Amálgama”, contos. Rubem Fonseca não é próprio para menores e é bastante impróprio para muitos maiores, pela (chamemos-lhe assim) linguagem vernacular mas também pela crueza das histórias. Depois de “Amálgama”, entro em “O Caso Morel” e por ali não fico.  

Mas fico por aqui. A partir de amanhã é obrigatório escrever português usando o acordo ortográfico (mesmo que haja ações em tribunal para travar o processo, relembra a RTP) mas isso não traz novidade alguma à Luísa Meireles, que há duas semanas se estreou com um Expresso Curto dos mais bem (e não melhor) tirados até hoje.

Antes de acabar, três pechinchas: leia o Expresso Diário, que até sexta é gratuito para todos os leitores; vá à Festa do Cinemaque até amanhã vende bilhetes a 2,5 euros em salas de todo o país; e, se está em Lisboa, levante os olhos para a copa das árvores. Os jacarandás já floriram e só por isso vale a pena ser maio outra vez. Está muito calor em Portugal continental e assim terminamos, com votos de um dia maravilhoso.

Bom, bom, bom! 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário