quarta-feira, 6 de maio de 2015

Expresso Curto

Expresso
Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto
Martim Silva
HOJE POR MARTIM SILVA
Editor-Executivo
 
5 de Maio de 2015
 
O amor por Maria Luís, os papos-de-anjo e as facadinhas a Portas
 
Bom dia,
E quando pensávamos que já nos tínhamos livrado disto, eles voltam a atacar. Ou, como Al Pacino disse numa das melhores deixas de sempre do cinema, “Just when i thought i was out… they pull me back in”
Depois de termos levado com a super-crise do irrevogável de Portas do verão de 2013, e quando julgávamos que essas eram águas passadas, eis-nos de novo mergulhados no pesadelo e a reviver os dias quentes que sucederam à saída de Vítor Gaspar

A nova biografia, peço desculpa, a nova hagiografia de Passos, surge cheia de facadinhas ao parceiro de coligação. Ficamos a saber que o primeiro amor de Pedro se chamava… Maria Luís, que gosta de fazer papos-de-anjo, de estender a roupa, ver filmes de banda desenhada. E que um dos seus desportos favoritos na política parece ser irritar Portas. Pois com estas novas revelações,  o CDS irritou-se mesmo. Ou, como dizia um dirigente centrista ontem, “já não há pachorra”
A nuvem cinzenta volta a aparecer no horizonte. Mas a coligação aguenta-se. Como explicava ontem Ricardo Costa, até à segunda-feira do pós-eleições, a coligação nem abana.
O dia foi mesmo louco. Ou de loucos. Depois de Passos revelar que Portas se demitiu por sms, Portas veio à noite, em comunicado enviado por sms, desmentir a informação. E até Cavaco Silva, que não costuma entrar nestas guerras, não resistiu e prometeu resposta a Passos (que na tal obra feita por uma assessora o acusou de fazer um jogo estéril em 2013 ao alimentar conversações entre a maioria e o PS de Seguro) para quando sair de Belém. 

Na outra bancada, sentam-se os nossos adversários. Ao nosso lado, estão os inimigos. 

Na imprensa de hoje, o tema merece forte destaque. Mas enquanto DN, Público e i dão destaque à crise que a biografia provocou na coligação e à irritação do CDS e ao desmentido de Portas, o CM opta por salientar... o que a mulher de Passos diz no livro sobre a sua doença: “Eu tenho de viver! Tenho tanta coisa para fazer”.
Spin do melhor.
 

Se o livro é coisa de propaganda política para tempo de campanha, só se pode dizer que a coisa está mesmo a correr às mil maravilhas (sim, estou a ser irónico). Na mesma semana, Passos consegue elogiar de forma rasgada Dias Loureiro, que representa o que de pior tem a relação entre política e negócios em Portugal. E esfrangalhar qualquer resquício de confiança ou lealdade na coligação. É obra. 

Hoje à tarde há debate quinzenal no Parlamento e não é preciso ser adivinho para perceber que o tema há de vir à baila. Como há de vir na entrevista que esta noite António Costa dá à TVI

OUTRAS NOTÍCIAS 
Cá dentro, 
Tema do dia é também o juiz Carlos Alexandre. Nas páginas do Público e do i (o tema é manchete nos dois) são relatadas de forma minuciosa as respostas que deu ao Tribunal da Relação de Lisboa. Isto a propósito de um inquérito que foi aberto depois de denúncias anónimas visando o magistrado (que era acusado entre outras coisas de estar feito com um jornalista da Sábado e o BES).Carlos Alexandre acredita estar sob garde à vue, ou vigilância, de uma organização secreta (que não diz qual é). E para que não ficassem dúvidas sobre a sua vida, detalhou tudo o que ganha e possui e paga, do BMW 320, à casa em Linda-a-Velha. 

No Expresso Diário, contámos como um grupo de jovens portugueses se uniu para escrever uma carta aberta a uma portuguesa que deixou tudo no ano passado para fugir do país, rumar à Síria e juntar-se aos terroristas do Estado Islâmico. A Raquel Moleiro e o Hugo Franco andam atrás deste assunto há muito tempo. E ontem até receberam um prémio pela reportagem multimédia“Matar e morrer por Alá: Cinco portugueses no Estado Islâmico”. Se nunca viu, deixo-lhe o link

Duarte Lima vai ser julgado no Brasil pela morte de Rosalina Ribeiro, mas sem estar presente no julgamento. 

O PS, conta o Diário Económico hoje, está contra uma rotação diplomática de embaixadores que o ministro Rui Machete está a preparar a poucos meses das eleições legislativas. 

Lei da Cópia Privada, polémica, já foi vetada uma vez por Cavaco Silva mas os partidos da maioria preparam-se para um pouco usual confronto com o Presidente da República e confirmar o diploma no Parlamento

Portugal caiu no ranking mundial, mas continua no top 20 dos melhores países para ser mãe

A mega-banda irlandesa U2 volta a Portugal para o ano (a última vez que cá esteve foi em 2010). 

Tondela, sim o Tondela, está a um passo de uma inédita subida à I Liga de futebol. A confirmação da notícia pode ser dada já esta tarde, pois o líder da II Liga recebe o D. Aves. No futebol, realce ainda para os bilhetes do final da Taça de Portugal, entre Sporting e Braga, que vão ser postos à venda no fim-de-semana.

Lá fora, 
situação na Grécia continua de arrepiar. O Governo grego agora avança com mais uma das promessas eleitorais e promete reintegrar milhares de funcionários públicos, ao mesmo tempo que não há forma de chegar a acordo com os parceiros e credores europeus. The clock is ticking tic-tac-tic-tac-tic-tac. Na Bloomberg, Wolfgang Munchau admite o grexit (saída grega da zona euro). Napróxima segunda-feira há reunião do Eurogrupo mas o fumo branco não deve ser conseguido até lá. 

No Reino Unido, amanhã quinta-feira é dia de eleições legislativas. O clima está ao rubro, a incógnita sobre se será Cameron, Miliband ou Clegg a governar é enorme. As tensões e divisões regionais acentuam-se. O tradicional bipartiraismo esfrangalha-se. Hoje, no Expresso Diário, o Pedro Cordeiro, recém-regressado da cobertura das eleições, vai explicar-nos o que se passa e o que se pode esperar. Aqui no Financial Times mostra-se como Ed Miliband passou de uma espécie de patinho feio da política britânica para um possível (favorito?) primeiro-ministro. 

Ao ataque em França (onde continua quente a guerra pai-filha na FN) está Nicolas Sarkozy. O ex-presidente está com saudades do Eliseu e arrasa François Hollande numa entrevista de balanço dos três anos de mandato do atual chefe do Estado. 

Em Israel, no Expresso Diário de ontem demos conta do que se passa com os ataques aos judeus da Eritreia. Acrescento mais uma sugestão de leitura sobre o que se passa no país. Este artigo fala-lhe de uma estrela em ascensão na política israelita, Ayman Odeh, que lidera a facção árabe no Knesset e aspira a ser uma espécie de Martin Luther King de Israel. 

Real Madrid não se livrou da fúria da “Velha Senhora” e perdeu dois a um em Turim (Ronaldo marcou um), na primeira mão da primeira meia-final da Liga dos Campeões. O Pedro Candeias explica como a Juventus continua matreira e sabida. Hoje há o Barcelona-Bayern. Para a semana realizam-se as partidas da segunda mão. 

Em Inglaterra, parece que Roman Abramovich prepara um aumento salarial para José Mourinho. Só para se roer, o português já ganha mais de dez milhões de euros por ano… 


NÚMEROS
2%
Por cento é quanto Cavaco Silva acredita que a economia vai cresvcer.  

48 
Pessoas morreram vítimas de violência doméstica no ano passado em Portugal. A APAV lançou agora mais uma campanha de alerta e denúncia da situação. Parece um daqueles catálogos cheios de coisas fofinhas do Ikea, mas não é. Leia a notícia da Rosa Pedroso Lima no Expresso Diário e tente não engolir em seco no final… 

229 
Desde o início do ano já morreram mais de duzentas pessoas no Brasil de dengue. Agora, as autoridades procuram combater a doença com a libertação de centenas de milhares de mosquitos… transgénicos. 

31 
Mais de 31 milhões de seguidores valem a Beyoncé o título de pessoa mais seguida do mundo no twitter. Logo a seguir vem Kim Kardashian 


FRASES 
“Enviar uma mensagem escrita ameaçadora a um director para que o jornalista ‘não tenha dúvidas’ sobre o que Costa pensa a respeito do respectivo jornalista está ao nível dos piores casos de José Sócrates”Luís Rosa, no i, a propósito do sms recebido por João Vieira Pereira e revelado pelo Expresso no sábado. Sobre este assunto, vale a pena ler o que escreveu o Henrique Raposo aqui 

“Acredito no Estado social mas isso não significa ter acesso a tudo”,Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, em entrevista ao Diário Económico 

“Clubes de topo estão ocupados, Jesus não irá para melhor”Sven-Goran Eriksson, antigo treinador do Benfica, sobre a possibilidade de Jorge Jesus deixar o clube no fim da época 

“Benfica merece ser campeão”Nani, futebolista do Sporting, no mesmo dia em que revelou que para o ano já não estará em Alvalade. 


O QUE EU ANDO A LER 
Não sei se o leitor já reparou, mas esta semana demos um "novo look" ao site do Expresso. Uma das alterações feitas, a menos importante delas, é que cada jornalista ou elemento da equipa do Expresso tem uma pequena nota biográfica que pode ser consultada pelos leitores (em www.expresso.pt/autores pode vê-las todas). O tom vai entre o seco e formal (como eu) até notas mais criativas, pessoais e intimistas. O assunto foi tema de conversa aqui pela redacção (andava tudo a perguntar "a tua bio já tá feita? Posso ver?"). Quando andava a pensar o que lá escrever, uma das coisas que me veio à cabeça foi a recorrente pergunta "quais os livros que mais me marcaram?". A resposta veio pronta: a trilogia Os Descobridores, Os Criadores, Os Pensadores, do historiador americano (falecido há uma década) Daniel J. Boorstin. Boorstin concebe nestes três volumes uma viagem pela história da humanidade. Estes eram os meus três livros para uma ilha deserta. Esta semana, voltei a pegar nos Criadores, nos capítulos sobre Confúcio, Buda e outros líderes espirituais e religiosos. É uma viagem que vale sempre a pena. Se encontrar algum dos volumes (o mais provável é que o consiga naquelas feiras de livros em segunda mão ou em alfarrábios), dê uma espreitadela. 

A chegar às bancas está a Vanity Fair. Com um daqueles números imperdíveis para os muitos fãs do Star Wars (já estão aí os primeiros trailers e o episódio 7 estreia no final do ano). As fotos são de Annie Leibovitz e enquanto se espera pela chegada da revista (a versão digital está disponível a partir de 5ª feira) vale a pena passar os olhos pelo site da VF e ler as revelações sobre o novo episódio da mais fantástica série de ficção científica do cinema. 

Já chega de Expresso Curto. Amanhã estamos de volta com o sempre polémico João Vieira Pereira (não vale mandar-lhe sms se não gostar do que ele escreve...). 
Ao longo do dia pode seguir a atualidade no nosso site e pelas seis da tarde temos uma edição do Diário (que é gratuito nesta semana e na próxima). By the way, o Diário faz hoje anos. Nasceu a 6 de maio de 2014 e hoje sopra as velas. Mas eu garanto-lhe que esta newsletter só teve café como combustível (ou não se chamasse Expresso Curto). 

Tenha uma grande quarta-feira. E leve as coisas com descontração. Afinal de contas, "the dogs bark and the caravan goes by”, como dizia o outr

Sem comentários:

Enviar um comentário