segunda-feira, 8 de junho de 2015

Expresso Curto

Expresso
Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto
Ricardo Costa
POR RICARDO COSTA
Diretor
 
8 de Junho de 2015
 
Sócrates vai ou não para casa?
 
A notícia é de sábado à tarde e parecia ser daquelas, pão, pão, queijo, queijo. Pois agora já não é bem assim. É que apesar do Ministério Público ter mesmo pedido para José Sócrates ir para casa com pulseira eletrónica e da decisão do juiz Carlos Alexandre se manter para amanhã, a defesa do ex-primeiro-ministro tem dado a entender que José Sócrates pode não aceitar esta mudança.
Esta situação, muito rara, pode criar um problema porque, de facto, o arguido tem que aceitar a nova medida de coação. Ninguém sabe se alguma vez houve uma recusa, mas há ainda uma outra hipótese, também muito rara: a prisão domiciliária com vigilância policial e, neste caso, sem pulseira eletrónica. O Correio da Manhã lembra que foi o que aconteceu com Vale e Azevedo.
Nas próximas horas já vamos perceber o que acontece de facto, mas alguma da agitação política de sábado – último dia da Convenção do PS – foi claramente precipitada. A eventual mudança para casa, não tem qualquer efeito político, porque as limitações de José Sócrates seriam quase as mesmas que tem em Évora, com a enorme diferença de estar em casa. O ex-primeiro-ministro é o único arguido da Operação Marquês que ainda está preso preventivamente.

Hoje pode ser dia de novidades no Estádio da Luz. Depois da águia Vitória, estará prestes a chegar um treinador com o mesmo nome. Rui Vitória, que tem dado nas vistas no Guimarães – onde venceu o Benfica numa final da Taça, naquele ano em o clube ganhava tudo até aos 90 minutos e perdia tudo nos descontos… -, está na primeira fila dos escolhidos de Luís Filipe Vieira para suceder a Jorge Jesus, que atravessou a segunda circular numa das transferências mais espetaculares, discutidas e discutíveis dos últimos anos.
Quando Rui Vitória – ou outro, que ainda há coisas por decidir… - chegar à Luz, em nome de um projeto que vai privilegiar o equilíbrio financeiro e a formação (o treinador já trabalhou com os juniores da Luz há uns anos e conhece bem a casa), Jorge Jesus estará a dar uns valentes mergulhos nas Caraíbas, para onde viajou este fim de semana, com escala nos EUA.

A chegada de Jesus a Alvalade e, sobretudo, a saída de Marco Silvacom um estranho despedimento por justa causa, está a agitar osnotáveis Sporting. Ora, os notáveis, para quem não saiba, são uma espécie de aristocracia do clube verde e branco, uma coisa estilo pré Revolução Francesa, mas que em Alvalade resiste garbosamente ao tempo.
O tema é tão apaixonante que o ministro da Economiaresolveu comentar o Sporting (!): "ninguém compreende que o clube tenha 18 milhões de euros para pagar a Jorge Jesus e depois se negue a pagar aquilo a que tem direito o Marco Silva", disse Pires de Lima, num momento bizarro, já que despedimentos são o que não falta no setor que tutela…
É claro que Bruno de Carvalho não demorou a responder ao ministro que, na sua opinião, é “um moralista de taxas e taxinhas com necessidade de aparecer”, que opina sobre o que não sabe. A guerraBruno vs. Notáveis está para lavar e durar.

OUTRAS NOTÍCIAS
Sócrates e futebol, futebol e Sócrates. Já vimos que é disso que se vai falar hoje na Pátria. Mas há muita coisa a acontecer, sobretudo lá fora.

Grécia, claro. Os dias passam e nada parece avançar, bem pelo contrário. Os ecos do fim de semana são tudo menos simpáticos, comJuncker a dar a entender que está a perder a paciência comTsipras. Na sexta à noite o primeiro-ministro grego fez um inflamado discurso no Parlamento de Atenas a criticar as últimas propostas dos credores, o que não indicia nada de bom.

Já agora, e enquanto a Grécia adia pagamentos ao FMI, Portugal vai fazer mais um reembolso antecipado ao Fundo, de cerca de 2 mil mihões. A notícia foi ontem anunciada por Maria Luís Albuquerque numa iniciativa do PSD.

Na Turquia, o “sultão” Erdogan viu o seu polémico projeto de revisão constitucional – em que ele, como Presidente ganhava mais um quinhão de poder – ir pelos ares. Os eleitores até deram a vitória ao seu partido, mas tiraram-lhe a maioria absoluta. A formação pró-curda HDP teve um resultado histórico, com 12,9% dos votos, e vai entrar no parlamento. Para se franquear as portas da Assembleia Nacional é preciso 10% dos votos.

Venezuela continua muito agitada. Ontem, Felipe González chegou a Caracas onde se vai envolver na defesa de vários opositores ao regime chavista. O ex-primeiro-ministro espanhol foi fortemente criticado pelo Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, mas já esteve reunido com os familiares e advogados dos oposicionistas presos. A decisão de González é ousada e muito aplaudida pelo El País.

No Luxemburgo, os eleitores disseram não em referendo ao direito de voto dos imigrantes nas legislativas. O “não" venceu de forma esmagadora o referendo, com 78%, frustrando as aspirações de muitos portugueses, que representam 16% da população.

Cimeira do G7 começou ontem no sul da Alemanha. Na agenda do encontro, que termina hoje, estão temas estão diferentes como as alterações climatéricas, a resistência a antibióticos ou a resposta a epidemias. Mas a crise grega e a crescente tensão na Ucrânia e a relação com a Rússia tomaram conta das ocorrências de Merkel, Obama e companhia.

Já agora, esta cimeira do G7 fez acorrer muitos manifestantes à região onde decorre, com os protestos a intensificarem-se. A cimeira mobilizou 20 mil polícias, numa operação orçada no número astronómico de 360 milhões de euros. Sim, leu bem, uma cimeira do G7 custa 360 milhões de euros.

Em Roland Garros, um surpreendente Wawrinka tornou-se o mais velho vencedor do torneio dos últimos 25 anos, ao derrotar o quase invencível Djokovic, em apenas quatro sets. O Guardian tem uma excelente galeria de fotografias, com destaque para os muito comentados calções do suíço.

Este fim de semana, no meio da final da Champions e da crise na FIFA, arrancou o Mundial de Futebol Feminino. Como percebo pouco do assunto, sugiro que sigam o twitter da minha colega Mariana Cabral (@aminhabola). Ela tem 71 mil seguidores e sabe do que fala, mesmo quando pragueja.

Num momento raro, a EDP divulga hoje um filme inédito de Manoel de Oliveira, "1 Século de Energia", documentário que dá o mote a uma nova campanha publicitária da EDP, e que será apresentado ao final da tarde na nova sede da empresa. A curta-metragem, com dez minutos, é apresentada como "o último trabalho realizado" pelo Mestre e base da "única campanha de publicidade" na sua carreira.

Segundo o Público, na génese de "1 Século de Energia" está uma das primeiras curtas de Manoel de Oliveira, Hulha Branca (1932), sobre a inauguração da Central Hidro-eléctrica do Ermal, empresa do seu pai, Francisco José Oliveira.

família real britânica divulgou as primeiras fotografias da princesa Charlotte Elisabeth Diana. Como manda a tradição, a bebé está nos braços de George, o seu irmão de 4 anos. E como manda a modernidade, as fotos foram tiradas pela própria mãe.

FRASES
"É uma humilhação e uma tentativa de o achincalhar". João Araújo, advogado de José Sócrates, sobre a possível passagem a prisão domiciliária do seu cliente

"O meu espírito está dividido". Marcelo Rebelo de Sousa, num raríssimo momento de dúvida sobre quais são as consequências políticas da saída de Évora de José Sócrates

"Com o PS há sempre o risco de as contas deixarem de ser certas".Paulo Portas, ontem, a comentar o programa eleitoral do PS, com uma ideia que vamos ouvir 10000 vezes até às eleições de outubro

O QUE EU ANDO A LER
Como este fim de semana andei pelo Nos Primavera Sound no Porto, vamos fazer a coisa de forma diferente: uma leitura rápida com banda sonora e apoio gastronómico portuense.
Comecemos pelo fim. Tanto serve a sandes de pernil do Guedes, com a de presunto da Badalhoca ou os filetes de polvo, os croquetes de alheira ou as tripas do Aleixo.
Feita esta difícil escolha, a música pode ir de Damien Rice, para quem estiver mais melancólico, aos Jungle, se conseguir ler a dançar, ou aos Run The Jewels, se estiver com vontade de ir partir montras para a cimeira do G7.
Feita a segunda escolha, aqui vai, então, a indicação para leitura rápida: um artigo de saúde na Fortune, uma revista de economia. A associação parece estranha, mas nos últimos anos os grandes jornais económicos gastam páginas e páginas sobre temas de saúde, tendo como protagonistas empresas como Gilead, a Biogen ou aAbbVie, que cruzam alta tecnologia,  investigação e milhões e milhões de dólares para descobrir o próximo medicamento decisivo ou mesmo uma cura improvável.
Estamos a falar de empresas cotadas em bolsa e de muitos interesses (lembram-se da hepatite C?), mas estamos também a falar de barreiras científicas que podem mudar a nossa vida: em Can Biogen bet the memory thief?, a revista explica como a Biogen pode mesmo estar na pista para a cura da doença de Alzheimer, uma doença terrível e cada vez mais comum devido ao aumento da esperança de vida.
O artigo é longo e mostra como podemos mesmo estar no bom caminho, com medicamentos inovadores no mercado em 2018, numa "luta" entre várias farmacêuticas, com a Biogen e a Lilly destacadas na linha da frente.

Antes de terminar, não se esqueça que apesar do muito calor, todos osdistritos a norte do Tejo vão estar em alerta amarelo a partir das 12h devido a ameaças de forte chuva ou mesmo granizo. São caprichos do clima a que convém estar atento até às 21h, hora a que o alerta é levantado.

Com sol, chuva ou granizo, já sabe, nós estamos sempre no Expresso Online a distância de um clique. Ao longo do dia vamos estar a preparar o Expresso Diário, com notícias em primeira mão, informação explicada e boa a variada opinião, que está pronto às 18h e que pode ler com a simples utilização do código que está na capa da Revista.

Amanhã bem cedo está aqui o Nicolau Santos, ainda mal refeito dos súbitos acontecimentos no Sporting, mas pronto a dizer-lhe tudo o que se passa no mundo e arredores, com números e poesia. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário