sábado, 6 de junho de 2015

Soneto do Século XVII - Uma obra prima do trocadilho



 
 



Obra prima do trocadilho, escrito no século XVII
por António Fonseca Soares.
 
                            CONTA E TEMPO

              Deus pede estrita conta de meu tempo.
              E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta.
              Mas, como dar, sem tempo, tanta conta,
              Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?

              Para dar minha conta feita a tempo,
              O tempo me foi dado, e não fiz conta.
              Não quis, sobrando tempo, fazer conta.
              Hoje, quero fazer conta, e não há tempo.

              Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,
              Não gasteis vosso tempo em passatempo.
              Cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta!

              Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo,
              Quando o tempo chegar, de prestar conta
              Chorarão, como eu, o não ter tempo...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário