terça-feira, 12 de setembro de 2017

JUSTIÇA PARA TIAGO GUERRA. Caso inacreditável em Timor! E a nossa diplomacia não intervém?

Foto de Justice for Tiago Guerra.
Foto de Justice for Tiago Guerra.
Foto de Justice for Tiago Guerra.
Foto de Justice for Tiago Guerra.
  1. +2
  2. 19 h
  3. Se TEM DÚVIDAS, leia.
    Aqui pede-se QUE SE CUMPRA A LEI e nada mais.
    Por recebermos mensagens dos nossos leitores com dúvidas e não termos mãos a medir, decidimo...s responder às perguntas que nos têm feito, de uma forma que todos possam ler as respostas.
    Pedimos que leia até ao fim antes de comentar.

    1- O dinheiro que dizem ter saído das contas dos arguidos (o que, por si só, já não corresponde à verdade: A conta em questão não é uma conta pessoal e sim empresarial legítima (sublinha-se), da arguida Fong Fong Guerra) foi uma prestação de serviços legítima, e confirmada por auditores internacionais, apresentada em julgamento.
    E acrescenta-se: As autoridades de Timor foram informadas que essa transferência iria ser feita.
    2- Ambos os arguidos foram ILIBADOS da acusação de branqueamento de capitais. Que é o mesmo que dizer inocentados.
    3- Ficou provado que os ditos capitais NÃO pertenciam a Timor.
    A maior parte dos comentários negativos que recebemos mostra que a nossa explicação não ficou clara, ou que talvez quem comentou não estivesse informado. Então talvez este ponto seja um dos mais importantes a clarificar.
    Isto ficou provado por peritos do Banco Central (equivalente ao Banco de Portugal), chamados pelo Tribunal e pela análise em julgamento da própria documentação, que a acusação anexou ao processo.
    4- A acusação de falsificação de documentos também foi retirada porque não só não constava um único documento como facto desta acusação no processo, como a própria acusação (!!) pediu que fosse retirada ao fazer as alegações finais.
    5- Não ficou provado nenhum crime e acusa-se de PECULATO!
    Do quê mesmo?! Peculato? Mas como??!
    Não eram, nem nunca foram, funcionários públicos. Nem o indivíduo, ao qual insistem em querer associar o casal (Tiago e Fong Fong Guerra) como cúmplice, alguma vez o foi. Este facto ficou provado pelas testemunhas da acusação que também eram testemunhas da DEFESA, para serem contra-interrogadas.
    O mesmo é dizer que o crime pelo qual foram condenados a 8 anos de prisão efectiva nem sequer existe!
    (Indigne-se!)
    6- A actual Directora Geral das Finanças e o anterior Director Geral das Finanças (testemunhas da acusação e da defesa) não conseguiram apresentar um único contrato que comprovasse que o indivíduo era funcionário público. Aliás, não apresentaram qualquer documento ou prova nesse sentido, tendo os mesmos declarado que ele não era funcionário público e que era sim um consultor contratado pela Noruega.
    7- Estes Directores estavam incluídos em todos os e-mails enviados por este indivíduo americano e declaram não se lembrar de nada. E em nenhum momento as autoridades timorenses investigaram estes senhores.
    Isto sim é estranho!! Isto sim, indigna pessoas de bem!
    8- Este indivíduo americano (cujos emails nenhum destes directores timorenses se lembra de ter lido e respondido) trabalhou em Timor ao lado dos mesmos, de 2010 a 2013, e saiu de Timor como um herói.
    E hoje é um bandido. E ninguém acha isto estranho??!
    9- Este indivíduo americano nunca foi acusado formalmente em Timor! Sabendo-se já de tudo isto, foi-lhe permitido sair do país.
    E ninguém quer saber por que motivo??!
    - O Ministério Público inicialmente associou (na acusação) o indivíduo em co-autoria com o casal (Tiago e Fong Fong Guerra) e, por ordem do Tribunal, foi retirado da acusação e não lhe foi instaurado nenhum processo até hoje. Também ninguém acha isto suspeito. (!!)
    10- Todo o julgamento pareceu, a quem esteve presente, ser o julgamento, não dos arguidos Tiago e Fong Fong Guerra, mas do indivíduo que nunca foi acusado em Timor, que está preso nos EUA e que, evidentemente, não estava presente nas sessões do Tribunal Distrital de Díli.
    Como poderia se, apesar de ter sido considerado culpado por ter defraudado o Estado de Timor, nunca foi sequer notificado???!
    É verdade. Este senhor nunca foi sequer notificado.
    11- Os Juizes têm prova que as verbas da prestação de serviços foram transferidas para os EUA, para uma empresa legítima de advogados (o Relatório Auditoria Internacional do Ministério Público, documentos bancários e testemunhas comprovam-no), no entanto, no acórdão, os Juizes escrevem que o dinheiro está congelado em Macau (!!!), mesmo lendo a resposta às cartas rogatórias, e sentenciam ao pagamento desta verba.
    A verba que NÃO pertence ao Estado de Timor, está nos EUA, e é exigido aos arguidos (Tiago e Fong Fong Guerra) a sua devolução e com juros de mora (desde 2011)!!
    Indigne-se!
    12- Não houve crime, o dinheiro não pertence a Timor, ninguém é funcionário público e o casal é condenado 8 ANOS DE PRISÃO EFECTIVA PORQUÊ?
    Todos temos o direito a ter uma opinião, mas conheçamos os factos todos.
    E há muitos mais factos:
    13- Quando foram detidos no aeroporto de Díli, em 2014, o casal e os filhos regressavam a Macau, depois de 3 meses de despedidas públicas e anunciadas, depois de venderem o carro, entregarem a casa, pedirem as certidões na escola e encerrarem o ano escolar, etc.
    E iam a fugir? Mas... quem foge anuncia meses antes que se vai embora?
    14- Foram detidos, no aeroporto, SEM um mandado de captura, os 4 (incluindo crianças de 7 e 9 anos!!).
    15- 8 horas depois da detenção é que é finalmente apresentado um mandado e é só então que os acusam de estarem a fugir do país. (!!!)
    16- Nunca interrogaram o casal sobre nada durante 1 ano e meio, mesmo depois de o casal se ter oferecido inúmeras vezes para depor, a fim de esclarecer todas as dúvidas que existissem.
    17- 2 semanas após a detenção confirmada do Tiago, e da Juíza ter ordenado a entrega dos passaportes da mulher e crianças, o Ministério Público entrega-os de manhã. Porém, às 5 da tarde, ordena a invasão da casa de amigos (morada oficial dada ao Ministério Público) munindo-se de 15 polícias, para levar a mulher e as duas crianças novamente detidos!!! Queriam também as crianças!! Alegando perante o Juiz que foram apanhados em flagrante risco de fuga! (!!)
    O Juiz indeferiu.
    18- Estavam condenados desde o primeiro dia, quer da investigação, quer do julgamento. (Intenção Condenatória desde o início)
    19- Foram negados todos os pedidos para a apresentação de testemunhas e peritos depois dos Juizes efectuarem a alteração da acusação.
    Os juizes dizem estar com dúvidas e recusam o testemunho dos peritos, as únicas testemunhas isentas que lhes esclareceriam quaisquer dúvidas?!!
    Quem quer saber a verdade recusa ser esclarecido por testemunhas isentas?
    E ninguém acha isto estranho?
    Existem muitos factos "estranhos", irregularidades e ilegalidades. Em qualquer sistema de justiça, já teriam arquivado o processo, para não dizer absolvido o casal de toda e qualquer acusação.
    Mas não é essa a vontade judicial manipulada pela política neste processo.
    Entendamos mais isto:
    As crianças de 7 e 9 anos estiveram para ser levadas para um orfanato em Timor sem que qualquer ordem oficial documental fosse emitida.
    Será que quem tem dúvidas em apoiar este casal para que seja ouvido, continua a achar que não possuem os mesmos direitos que nós?
    Este caso contém inúmeras FLAGRANTES VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS.
    Entendemos que nos seja mais fácil condenarmos dentro das nossas cabeças, do que sentarmo-nos por alguns minutos e lermos, a informarmo-nos. Mas não será leviano sequer tomarmos uma posição sem estarmos ao corrente do que se passa?
    Se leu tudo até aqui, muito obrigada!
    Somos gratos por cada minuto do tempo que disponibilizou para nos ajudar.
    Nós talvez não sejamos capazes de mudar o mundo. Mas com certeza podemos mudar o mundo para estas duas pessoas.
    Junte-se a nós e PARTILHE este post.
    #PORJUSTIÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário