sábado, 4 de novembro de 2017

EXAME INFORMÁTICA Semanal

A Inteligência Artificial chega aos smartphones e a produção de oxigénio pode chegar a Marte







Paulo Matos
Paulo Matos
Jornalista
03 Novembro 2017
A Inteligência Artificial chega aos smartphones e a produção de oxigénio pode chegar a Marte
Bem-vindo a mais uma edição da Exame Informática Semanal!
Se for fã de cinema e tiver mais de 30 anos, é muito provável que tenha memórias vívidas do filme Total Recall (ou Desafio Total na versão portuguesa). Na obra realizada por Paul Verhoeven em 1990, a personagem de Arnold Schwarzenegger tinha sonhos (ou pesadelos) constantes com Marte; em 2017, o português Vasco Guerra trabalha numa solução capaz de produzir oxigénio no Planeta Vermelho, para, assim, colocar o sonho das viagens interplanetárias mais próximo da realidade. Falámos com o investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear e explicamos como decompor uma molécula de CO2 para extrair um dos dois átomos de oxigénio que a constituem pode ser a chave do sucesso.
Continuando na temática de produtos futuristas, temos uma análise completa ao Mate 10 Pro, o novo smartphone topo de gama da Huawei. Esmiuçamos não só as características e desempenho do terminal em si como também abordamos a questão da Inteligência Artificial nos smartphones, ou seja, em que consiste e de que forma trará (ou não) vantagens práticas para o utilizador.
Nas duas já habituais rubricas de jogos e automóveis contamos com produtos particularmente bem conseguidos: o Super Mario Odissey para Nintendo Switch, onde o canalizador mais parece um Indiana Jones; e o Kia Stinger, o carro mais ambicioso jamais produzido pela marca sul-coreana.
Temos ainda espaço para uma entrevista a Colin Angle, o fundador e líder da iRobot. O nome é mais associado aos aspiradores robóticos Roomba, mas há muito mais que vale a pena descobrir em relação à maior marca de robótica doméstica.
Como sempre, temos ainda bastante para descobrir nesta edição da Exame Informática Semanal: notícias, artigos de opinião, testes, tutoriais – com destaque para um que ensina a transformar o smartphone num PC – e apps.
Bom fim de semana ou boa semana de trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário