sábado, 19 de outubro de 2019

MAGG - Newsletter - Nota da Administração do Blog: A Marta Gonçalves Miranda não tem papas na língua! Vale a pena ler . E tem muito mais para o entreter num dia cinzento de chuva.

MaggImagem de destaqueFotografia do autorPor MARTA GONÇALVES MIRANDA
Diretora-executiva
Nós sabemos que ninguém vê o “Casados à Primeira Vista”. Como poderiam? Ninguém tem tempo para ver trash TV quando a televisão passa o dia sintonizada na RTP2. Exceto na altura dos desenhos animados, claro — lá em casa ninguém vê essas coisas da “Meg e o Gato” ou “As Aventuras da Miffy”, até as crianças estão formatadas a desligar a televisão quando começam com essas porcarias. É carregar imediatamente no botão e agarrar num livro de Nietzsche.
Ninguém vê reality shows. E a pequena percentagem que vê — portanto, qualquer coisa como 1,33 milhões de portugueses, de acordo com as audiências do episódio de estreia do novo programa da SIC — é… burra, claro. São os acéfalos que não foram votar, que escrevem “A Crixtina é a inha aprezentadora favurita” nas redes sociais e que só leem livros que tenham muitas imagens. Ou obras de Nicholas Sparks. Também é possível.
Não tenho a menor dúvida de que esses seres menores que se sentam no domingo à noite para ver casamentos entre estranhos têm também um QI baixo. E ouvem Justin Bieber, de certeza que ouvem Justin Bieber. Ou isso ou Nickelback. Ah, e se vivessem nos Estados Unidos tinham votado no Trump. Aposto que também não fazem reciclagem. Pior, atiram papéis e beatas pela janela do carro. Vai na volta também atropelam gatinhos na rua, roubam gelados às crianças e estacionam nos lugares reservados para deficientes.
Conseguem entender o ridículo de catalogar alguém só porque vê a porcaria de um reality show? Eu acho que não, mas vou tentar porque acredito que é uma discussão necessária. E começou ontem à noite, quando uma amiga minha abanou a cabeça desiludida com a “podridão da televisão portuguesa”. A parte mais curiosa? Estamos a falar de uma pessoa que admite que gosta de filmes e séries estúpidas, e que poderia muito bem estar sentada no meu lugar do sofá a ver um qualquer “American Pie” ou até “O Segurança do Shopping”.
Mas não. Como é português e é um programa da SIC, temos de introduzir “Casados à Primeira Vista” imediatamente numa categoria: a podridão da televisão portuguesa. Se estivéssemos a ver a versão australiana antes de o formato chegar a Portugal, era um caso social interessante. Como é feito cá, é lixo.
Vamos ver se nos entendemos: eu não sou a maior fã de reality shows de sempre. Não vi o primeiro “Big Brother”, não papei a grande maioria das “Casas dos Segredos” (só vi a temporada da Fanny na verdade, mas também acho que foi a melhor) e lembro-me vagamente da “Quinta das Celebridades” ou do “Acorrentados”.
Não sou fã de reality shows, mas já vi alguns. Sempre que apanho o “Naked Attraction” na SIC Radical dou por mim a ver aquilo, a mesma coisa com o “Casados à Primeira Vista” australiano. Quando chegou a primeira temporada da versão portuguesa, também vi. Chegou a segunda, e eu estou a ver.
E sabem que mais? Eu faço reciclagem, não atropelo gatos, nem leio livros que têm imagens em todas as folhas. Sou uma pessoa normal. Vejo notícias, sei o que se passa no País, leio livros de todo o género e vejo documentários. Mas da mesma forma que também gosto de ver uma série da treta na Netflix, gosto de ver o “Casados”. E sabem que mais? Está tudo bem. Os meus olhos não caem a seguir, não perco nenhum ponto de QI. Está tudo bem.
O que não está certo é continuarmos a rebaixar os outros só para nos sentirmos melhores. Há muitos programas na televisão portuguesa que são uma merda. Verdade. Mas o “Casados à Primeira Vista” está muito longe de ser um “Love Top”. E, caramba, mesmo que fosse. Isso não significa que não haja alguém neste mundo que pape um episódio e a seguir vá ver um documentário sobre a crise social no Brasil.
“Casados à Primeira Vista” não é diferente de uma “Insatiable”, “Virgem Jane” ou até “Big Bang Theory”? Não é. São conteúdos para desligarmos o cérebro e rirmos um bocadinho. Só. E está tudo bem, malta. Ele liga-se logo a seguir.
Esta semana, sugerimos-lhe conteúdos relacionados com “Casados à Primeira Vista” — continuam a ser os artigos mais lidos da MAGG, o que nos faz pensar que talvez em Portugal só haja acéfalos (ou pessoas normais). Fica o resumo: Liliana revelou ter sofrido violência doméstica no programa, por isso falámos com um psicólogo da APAV sobre o tema. E porque uma especialista no programa deu a entender que precisamos de ter um amor nas nossas vidas para sermos felizes, fomos conhecer histórias de mulheres solteiras que não podiam ser mais felizes por não terem ninguém.
Também estivemos no primeiro evento do Fuckup Nights, onde pessoas se reúnem para partilhar histórias de negócios falhados. “Fala-se muito em começos, mas ninguém fala de fins. E eu aprendo muito mais com o insucesso de alguém do que com o sucesso”, explicou à MAGG Rúben Obadia, o homem que trouxe este projeto para Portugal. Mostramos-lhe também como andam a circular no WhatsApp vídeos de sexo de jovens na Latada de Coimbra (e os perigos desta exposição para os jovens) e a conversa com Bárbara Paz, que realizou o documentário que acompanha os últimos anos do marido, o cineasta Héctor Babenco, e ganhou um prémio no Festival de Veneza.
E ficam estes exemplos, só para dar um sneak peek do que foi a semana — mais abaixo pode descobrir outros temas que marcaram a atualidade da nossa revista. Qualquer dúvida, questão ou comentário, estou por aqui. Até para a semana.

ARTIGOS DA SEMANA

FotografiaATUALIDADE

Bárbara Paz. "A internet é uma terra sem dono. Você fala, você não pensa"

Realizou o documentário que acompanha os últimos anos do marido, o cineasta Héctor Babenco, e ganhou um prémio no Festival de Veneza. Em Portugal, sentou-se à conversa com a MAGG.
FotografiaSAÚDE

Descida de temperatura faz aumentar número de AVC e enfartes. Como prevenir?

As temperaturas vão descer 10 graus e a taxa de AVC e enfarte vai subir 7%. José Almeida Nunes explica as causas do fenómeno e dá dicas sobre como prevenir estas doenças.
FotografiaVIAGENS

Guia rápido com 70 coisas imperdíveis para fazer na Madeira

Das novidades aos clássicos indispensáveis, dos segredos às sugestões mais conhecidas, está aqui tudo. Depois de 5 dias na Madeira, o resultado é este roteiro.
FotografiaATUALIDADE

Manifestações na Catalunha. Há pessoas a aproveitar os fogos para posar de forma sexy ou divertida

Há fotos a circular na internet que mostram casais de apaixonados de mãos dados em frente às chamas ou amigos a posarem como se estivessem num videoclipe.
FotografiaCULTURA

Patrícia tinha 130 quilos e um distúrbio alimentar, Sara sofria de depressão profunda. As duas conseguiram dar a volta à vida

No livro "Dar a Volta", a psicóloga Filipa Jardim da Silva garante que todos podemos mudar para melhor. Patrícia e Sara já conseguiram fazê-lo.
FotografiaATUALIDADE

WhatsApp. Estão a circular vídeos de jovens a terem sexo na rua em festas académicas

Tenho 21 anos, acabei de sair da faculdade e já perdi a conta aos vídeos deste género que recebi. Esta quarta-feira chegaram mais três. Psicóloga explica o lado negro da exposição.

"CASADOS À PRIMEIRA VISTA

FotografiaTELEVISÃO

O anel, a violência e a morte do pai. O passado de Liliana contado por uma amiga

O anel diz respeito a uma relação antiga que Liliana não consegue largar. Uma amiga da concorrente garante que não foi esta a pessoa responsável pelos casos de agressão.
FotografiaTELEVISÃO

"Casados à Primeira Vista". O início da lua de mel atribulada de Ana Raquel e Paulo

A viagem começou mal logo no avião. Chegados ao hotel, Ana Raquel explodiu: "Olha, este quarto não é nosso. Podemos sair”.
FotografiaTELEVISÃO

"Casados à Primeira Vista". 12 fotos que provam que Liliana é a concorrente camaleónica do programa

Seja a falar com os especialistas, a dar entrevistas ou na prova do vestido, a secretária casada com Pedro parece sempre uma pessoa diferente.
FotografiaATUALIDADE

"Nós não devíamos desculpar sequer". Liliana de "Casados à Primeira Vista" sofreu violência doméstica

"Foram três anos de vezes demais" em que Liliana desculpou o parceiro com quem esteve antes do programa da SIC. A MAGG falou com um psicólogo da APAV sobre violência doméstica.
FotografiaTELEVISÃO

"Casados à Primeira Vista". Tudo o que de mais horrível Ana Raquel já disse sobre o noivo

A concorrente de "Casados à Primeira Vista" não se conforma com o noivo e tem feito a vida num inferno a Paulo. Veja o que ela já disse dele e da escolha dos especialistas.
FotografiaTELEVISÃO

"Casados à Primeira Vista". Toda a história do date que correu mal entre Marta e Luís

Foi em dezembro de 2018 que saíram pela primeira e única vez. A MAGG falou com um amiga de um participante, que nos relata o que se passou naquela noite.

WHAAAAAATTT?!

FotografiaATUALIDADE

Discussão no Instagram entre Hugo Strada e Wuant torna-se viral

O novo vídeo de YouTube de Hugo Strada lançou a discussão com Wuant. Depois de imagens e canais apagados, a discussão termina com Hugo rodeado da Team Strada.
FotografiaATUALIDADE

Bansky abre loja online — mas só para quem tem sentido de humor

Já pode adquirir peças do artista desde 11€. Para poder comprar tem de passar num teste de humor avaliado pelo comediante Adam Bloom.

FIM DE SEMANA

FotografiaCIDADE

"Bebeethoven" e outras 10 sugestões para entreter os miúdos este fim de semana

Ser dentista por um dia, ir até ao cinema ou construir um carro e conduzi-lo. Descubra o que vale a pena fazer neste fim de semana chuvoso — e sem gastar muito dinheiro.
FotografiaCIDADE

Fim de semana a chegar. 8 ideias para sair do sofá

Fazer ioga no domingo de manhã, ter uma sessão de consultoria gratuita ou comer picanha ilimitada por 11,90€. Deixamos-lhe sugestões em Lisboa e no Porto.
FotografiaCOMIDA

4 novos restaurantes de sushi para descobrir este fim de semana

Em Setúbal ou na Praça de Espanha, em Lisboa, há novos menus de degustação desde 13,95€.
FotografiaCIDADE

Há uma nova loja de decoração. Conheça a Home Story

Há uma nova loja de artigos de decoração do grupo Sonae MC. Está instalada no centro comercial Palácio do Gelo, em Viseu.
FotografiaBELEZA

10 novidades de perfumes para mudar a sua rotina de beleza

Os clássicos são assim definidos por uma boa razão, mas nada a obriga a usar sempre o mesmo perfume. Espreite as novidades das lojas e arrisque numa nova fragrância este outono.

FAÇA ESTE QUIZ

FotografiaQUIZZES

Quiz. Faça este teste para ter a certeza de que o seu companheiro é narcisista

Os psicólogos usam um teste de 40 perguntas, desenvolvido nos anos 80, como indicador. Ele adora ser o centro das atenções? E é tímido a exibir o corpo ou nem por isso?
FotografiaQUIZZES

Quiz. Qualquer português tem de completar pelo menos 19 destes 25 provérbios. Tente superar isto

Uns mais óbvios, outros nem tanto. Teste o seu conhecimento sobre sabedoria popular em 25 perguntas. Arrisque. É que o seguro... morreu de novo?

E AINDA...

FotografiaVIAGENS

Como um ex-comandante da TAP criou um turismo rural de sonho

Carlos Vidal apaixonou-se por um moinho abandonado no fundo de um vale, na ilha da Madeira. Cinco anos depois, abriu um espaço que encanta todos os que por lá passam.
FotografiaATUALIDADE

Justin Bieber tenta vender a casa que partilha com Hailey Baldwin no Instagram

O casal comprou a casa em março por quase oito milhões de euros. Agora, o cantor publicou fotografias onde explica que quer vender a propriedade e pede ofertas dos fãs.
FotografiaTECNOLOGIA

Dipsea. Aplicação para ouvir histórias eróticas foi criada por 2 mulheres

A pornografia nesta aplicação consegue unir o realismo, a fantasia e o respeito. Nas histórias curtas, a partir dos cinco minutos, os ouvintes envolvem-se nas narrativas.
FotografiaBELEZA

O perfume favorito de 7 celebridades portuguesas

Dior, Lancôme, Giorgio Armani e Equivalenza. Dos mais doces aos mais frescos, descubra quais os perfumes usados durante todo o ano por algumas figuras públicas.
FotografiaMODA

Venha daí esse frio. 15 sugestões de sobretudos para enfrentar o inverno (a partir de 25€)

Cinzento, vermelho, preto, branco ou bege. Uns mais compridos, outros mais curtos, uns com cinto, outros com botões. São as sugestões da consultora de moda Fabíola Carlettis.
FotografiaATUALIDADE

Pouca carne e muita manteiga vegetal. O que mudou na alimentação dos portugueses desde os anos 80

O Dia Mundial da Alimentação celebra 38 anos. Em que mitos acreditávamos em 1981? E quais eram os alimentos mais procurados? Dois especialistas recordam o passado.
FotografiaATUALIDADE

Ben Affleck, Quentin Tarantino e outros 4 membros de Hollywood que sabiam dos crimes sexuais de Harvey Weinstein

Uma produtora desencorajou um dos jornalistas a escrever a história. "Ele não é culpado de nada pior que milhões de outros homens não tenham feito antes."
FotografiaCINEMA

A sequela de "The Shining" e outros filmes baseados em livros que chegam até ao final do ano

De Stephen King a Nicholas Searle, vêm aí grandes filmes. Antes de os ver no cinema ou na Netflix, vale a pena comprar os livros.
FotografiaOPINIÃO

“Somos lésbicas. O nosso filho vai perder alguma coisa por não ter um pai?”

Foi a pergunta lançada esta semana à psicóloga Sara Ferreira. Leia a resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário