sábado, 28 de setembro de 2013

A DÍVIDA DO ESTADO - Um oportuno comentário de um leitor no Facebook

A DÍVIDA DO ESTADO
Um comentário de um leitor no Facebook
Uma grande parte da dívida do Estado está "preto no branco" publicada em vários livros sobre as Parcerias Público Privadas. Veja este gráfico onde ainda NÃO estão inseridas as adjudicadas em 2010 e 2011. Veja em que ano baixam as dívidas das PPP. Fique a saber que a ultima será paga em 2083!!!
http://aventadores.files.wordpress.com/2011/05/ppp-valores-acumulados.jpg
Mas é fácil de fazer uma estimativa. Pense qual foi o país do MUNDO que mandou construir uns 10 hospitais NOVOS em cerca de 10 anos? Não sabe? Lembra-se de ouvir falar nas Tvs de inaugurações recentes dos hospitais em Loures, Braga, Amarante, Lamego, Vila Franca de Xira, etc etc? Cada um custa milhões e milhões de euros cuja conta está a chegar aos poucos...
Viu há poucos dias que foi inaugurada a auto-estrada de Amarante até Bragança com excepção do Tunel do Marão? 
Ah só vê o futebol e as telenovelas das tvs... Compreendo. 
E os debates de economia com José Gomes Ferreira (um dos poucos jornalistas que diz toda a verdade)? Tambem não vê?
Pois mas você VOTA!!! 
E votou com certeza num político que até queria um TGV até Madrid sem olhar quanto isso iria custar ao país por muitas décadas "para Portugal não ficar de fora da rede europeia de alta velocidade". Para que servia? Você ia de TGV para Paris (por exemplo) passando por Madrid, Barcelona, Marselha e Lyon ou apanhava um avião a 10% do preço e em 3 horas estava em Paris? 
Por falar em auto-estradas. Sabia que se construiram cá com tal rapidez que o nosso país tem agora a 3ª rede europeia por 100.000 habitantes? (corrija-me se estou errado). E o dinheiro para pagar as portagens ao preço que estão? Poucos têm... Então para que servem? Para enriquecer alguns amigos que as construiram e emprestaram o dinheiro. 
A conta está a chegar. E é preciso paga com ou sem Troika... Até quando? Não sabe...
mas você VOTA!!! Então vote bem, não naqueles que afundaram o país mas naqueles que querem pagar as dívidas que outros criaram para os nossos netos um dia poderem respirar de alívio...


1 comentário:

  1. Para ver o gráfico use este link
    http://aventadores.files.wordpress.com/2011/05/ppp-valores-acumulados.jpg

    ResponderEliminar