terça-feira, 24 de setembro de 2013

Dívida pública das administrações públicas

Banco de Portugal corrige rácio da dívida pública para 130,9%
ECONOMIA
19/09/13, 15:15
OJE/Lusa

O Banco de Portugal reviu em baixa a estimativa do rácio da dívida pública em junho, de 131,4% para 130,9% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com números divulgados hoje.



Segundo o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, a dívida pública das administrações públicas atingiu os 214 545 milhões de euros no final do segundo semestre, o equivalente a 130,9% do PIB, na ótica de Maastricht, utilizada pela Comissão Europeia.

No entanto, o Banco Central reviu estes números em baixa, uma vez que no Boletim Estatístico de agosto tinha estimado uma dívida pública de 214 573 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2013, o equivalente a 131,4% do PIB.

Considerando os dados mais recentes, relativos a julho, a dívida das administrações públicas caiu face ao mês anterior para os 213 470 milhões de euros, sendo que a instituição liderada por Carlos Costa não apresenta o rácio da dívida sobre o PIB para este mês, que é calculado apenas trimestralmente.

Apesar da queda do rácio da dívida em julho face a junho, em termos trimestrais, a trajetória da dívida pública continua a subir: em dezembro de 2012 era de 123,8%, passando para os 127,1% em março deste ano e tendo agora subido para os 130,9%, segundo dados do boletim estatístico de setembro.

De acordo com as metas definidas na sétima avaliação da Troika a Portugal, a dívida pública portuguesa não deverá ultrapassar os 122,9% do PIB no final de 2013.

2 comentários:

  1. Ivo Margarido
    É matematicamente impossível inverter a tendência, no atual sistema monetário ... não podemos esperar para exigir a mudança, pois o o atual cenário é intencional e tem por objetivo a implementação da NOVA ORDEM MUNDIAL (regime totalitário à escala mundial onde os cidadãos não terão direitos, passando a ser escravos dos "senhores" que governam o mundo) ...

    Não agir agora é concordar com esse modelo e aceitar tudo o que ele impõe ... ACORDA POVO ...

    ResponderEliminar